quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

GRUPO DE COMUNICAÇÃO O POVO BAIXA REGRAS DE CONDUTA PARA AS ELEIÇÕES 2008

Deu no site Comunique-se:

"Profissionais das redações do Grupo de Comunicação O POVO, do Ceará, estão seguindo, desde o dia 17/02, as novas regras de conduta para as eleições de 2008, válidas até 31/10. Na verdade, elas existem desde 2004, mas este ano foram atualizadas, já que há novas ferramentas que ganharam espaço entre eleitores, como os blogs. O diretor-geral do grupo, Arlen Magno Medina Neri, explica que as regras passaram a ser válidas para o jornal há quatro anos porque houve problemas com jornalistas da casa. “Na eleição de 2002, teve jornalista vindo trabalhar vestido com camisa de determinado candidato ou colocando no monitor do computador folha de campanha. O problema é que quem não é da redação não tem obrigação de saber nossa forma de trabalhar”.
Em 2006, as regras se expandiram para outros veículos do grupo. A preocupação está no fato de que os núcleos editoriais - o jornal é dividido em núcleos e não editorias, desde 2001 - passam a ser um só no dia de votação e nos dias seguintes de apuração. Todos colaboram para a cobertura. “O pessoal da Política ia cobrir de um jeito e o pessoal dos outros núcleos não estava na mesma sintonia. Sentimos então necessidade de padronizar”. As regras foram se atualizando e sendo modificadas. A equipe do portal, por exemplo, lembrou que muitos profissionais têm blog e que era importante incluir regras que se referissem a eles.
“É recomendável que fora do ambiente de trabalho, concluída a jornada e não estando a serviço, mesmo em casos de folga ou férias, os jornalistas, radialistas, estagiários e demais funcionários ligados as áreas de conteúdo evitem participar de atos de campanha. Em um ambiente de acirramento, como acontece em todas as eleições, é possível que seja argüida a quebra da isenção do profissional - característica fundamental para o exercício do jornalismo”, diz o documento, que inclui os blogs: “Também devem ser evitadas propagandas ou declarações de votos ou preferências políticas em blogs pessoais e/ou em sites e portais de relacionamento”.

Regras de Conduta e Postura do Grupo O POVO, confira aqui.

Nenhum comentário: