"Ao contrário do que afirmou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, neste sábado (29), em Curitiba (PR), o acórdão 230/2006, do TCU (Tribunal de Contas da União), não pedia que o registro eletrônico das despesas com cartões de crédito corporativos colhesse informações retroativas ao período FHC, informa o colunista Josias de Souza.
O documento do TCU foi mencionado pela ministra. Durante entrevista a jornalistas, Dilma Rousseff reafirmou que a secretária-executiva de seu ministério, Erenice Alves Guerra, não organizou um dossiê mas sim um banco de dados, chamado Suprim (Sistema de Controle de Suprimento de Fundos).
O sistema, que registra os gastos realizados com cartões corporativos e com verbas para suprimento de pequenas despesas da presidência da República, começou a ser alimentado em 2005, de acordo com a ministra, por recomendação do TCU. Rousseff disse que no ano seguinte, por meio do acórdão 230, o tribunal teria pedido que os dados registrados no Suprim fossem retroativos a 2002. O acórdão tem data de fevereiro de 2006 e apresenta o resultado de auditoria feita nos cartões de crédito da presidência da República desde que começaram a ser usados, em setembro de 2002 --ainda no governo FHC-- até julho de 2005.
Não há no documento menção ao levantamento de dados retroativos à gestão FHC. "A alimentação do sistema é descentralizada, iniciando-se pelo próprio portador do cartão e complementado com informações específicas pelos setores competentes da Secretaria de Administração" da Casa Civil. É mencionada coleta retroativa de dados, mas ao primeiro ano da gestão Lula. "
(Folha Online, com BLog do Josias de Souza)
domingo, 30 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Eliomar,
O jornalista Jânio de Freitas, em artigo na Folha de hoje, aborda o assunto. Segue trecho:
"A maternidade recente é causa comum de vários problemas, e a ministra Dilma Rousseff, mãe do PAC de que Lula é o pai indeclarado, mas óbvio, tem aí um diagnóstico para as perturbações que a acometem. Bem maiores do que a intromissão em gastos alheios. A casa de Dilma, que chamam de Casa Civil, está em desordem lastimável, relegada pela dona tomada de repentina mania de passar o tempo nas praças e solenidades. É difícil saber se mais revelador da atual Casa Civil é o vazamento mal intencionado do tal dossiê ou a menos falada, e não menos grave, remessa ao Congresso de medida provisória que é plágio integral do projeto de um deputado. A lucidez foi-se nas perturbações pós-maternidade"
Já o historiador Marco Antônio Villa foi mais fundo, no Estadão:
“A ministra está em uma situação muito difícil, a política é muito dinâmica. Ontem, ela era a mãe do PAC. Agora, virou a madrasta do dossiê. Ela não chama o dossiê de dossiê, e sim de banco de dados. Independentemente da denominação que se queira dar, é uma tentativa do governo de chantagear a oposição”.(...)
“Existe uma verdadeira central de fabricação de dossiês na Casa Civil , afinal são dezenas de assessores que não têm o que fazer, e querem chantagear a oposição. Mas acho que nada será apurado e teremos inúmeros dossiês, o que é um enorme desserviço que se presta ao País. Porque tudo isso despolitiza a sociedade”.
É por essas e outras que já estão falando que o nome mudou, não é mais Casa Civil: agora é a Casa da Dinda Rousseff.
Cris
Mais uma crise criada pelo PIG, não bastou a do mensalão, cujos pais são os tucanos de MG, da epidemia da febre amarela que não ocorreu, do acidente da TAM por culpa das ranhuras que Lula não fez. etc, etc. Quntas serão ainda criadas até 2010? Agora com medo de Dilma querem criar um escandalo com ela para impedir que seja candidata de Lula, que elegerá até um poste. Que tal um poste girafa: Ciro. Entretanto, Ciro que se prepare. Seu irmão Cid não deveria dar motivoS, começou a caça as bruxas que se atreverem a enfrentar Serra, candidato do PIG. O PIG brasileiro repete a imprensa americana, engana os trouxas dando suporte a mentiras, como a da exitencia das armas químicas e biológicas no Iraque para justificar uma invasão. Escondem entretanto o verdadeiro motivo: O PETROLEO. A verdade é que os dados sobre gastos de qualquer governo estão disponíveis aos governantes que o sucederem. E deveriam ser públicos. Isto ocorre no estado, município e união. E são informações disponíveis para qualquer integrante do atual governo. E assim sucessivamente. O problema não é ter conhecimento das informações, mas o uso que se faz dele. A Veja é useira e vezeira em fazer dossiês conseguidos por meios ilegítimos. Aliás, o atual dossiê FHC foi conseguido por esses meios. A Veja intuiu que o "dossiê" será usado para chantagear fhc. A veja toma por si os outros. Julga os outros pelos seus atos. Acusou mas não provou a sujíssima veja a finalidade de chantagem. Simplesmente conclui que existe um dossiê que entende seja para tal fim. Por quê? Porque é pratica dela usar dados para chantagear. Vide o dossiê Cayman contra FHC e o dossiê contra Lula. O Governo Lula tem o legitimo direito possuir informações acerca do governo que o sucedeu e não é crime. Como Cid tem do governo Lucio e este tinha informações do governo Tasso. Lula tem direito de usar as informações em legitima defesa dos ataques da oposição. A forma que ira usar dirá se esta cometendo um crime ou não. A oposição criou uma CPI para levantar e divulgar dados do atual governo,mas não admitem que o governo Lula levante dados que estão a mão em relação ao governo FHC. A pergunta que não quer calar: O que tem a temer os tucanos?
Ô Tereza B (B de quê, hein?)
Cumpanheira, vá se informar:
1- O tal dossiê foi produzido na Casa Civil, ou Casa da Dinda Rousseff, fato assumido por ela mesma, que apontou até como autora do crime a "sua" braço direito, uma tal de Erenice.
2- Você mesma fala que "A verdade é que os dados sobre gastos de qualquer governo estão disponíveis aos governantes que o sucederem". Então prestenção: quem tem os dados é o Lulla, não é FHC. O que Veja fez foi abortar o tal dossiê que ia servir pra fazer chantagem com a oposição.
3- Se a Veja quisesse chantagear alguém, ela não publicaria o dossiê de Dilma Ruinsseff e Lulla, ne? Concorda ou quer que eu desenhe?
4- Nunca existiu nenhum dossiê contra Lulla, você está enganada. Quem usa e abusa desta prática fora-da-lei é o PT e seus aloprados. Nisso eles são craques. Aliás, são experts em todas as modalidades de bandidagem.
5- Engano seu quando diz que "Lula tem direito de usar as informações em legitima defesa dos ataques da oposição". NÃ NÃ NI NÃ NÃO! Ele não tem esse direito. Ele o faz às escondidas e não assume porque sabe muito bem que é crime. Ou você acha que se ele tivesse esse direito ele não estaria assumindo?
Na frase seguinte, você diz: "A forma que ira usar dirá se está cometendo um crime ou não". Viu? Aqui você se contradiz... Mas pelo menos concorda que o que ele fez foi crime: usou para fazer chantagem;
6- Você mente quando diz que "A oposição criou uma CPI para levantar e divulgar dados do atual governo". Pra seu governo, quem pediu a CPI foi o governo, acreditando que ia ganhar a presidência e a relatoria da CPI e ia transformar tudo em pizza, do jeito que os petistas gostam. Aí já correram pra fabricar o dossiê na Casa da Dinda Rousseff, crentes que iam se dar bem. Mas a Veja abortou o crime, ao denunciar a trama em reportagem.
Finalmente, um conselho: Leia, se informe, não vivencie a política com o fanatismo de religiões xiitas ou o extremismo de torcedor de futebol. Em política a gente tem de usar o raciocínio, não é o "raciossímio" não. Senão fica difícil enxergar o óbvio, e fica muito fácil desenvolver argumentos bocós como esses seus aí...
BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS!!!
Carol
Carol de que, qual o crime cometido pela Dilma caso tenha mandado apurar dados que são publicos? Qual crime mesmo esta incurso? Cite o dipositivo penal. A senhora não passa de uma ignorante.
Carol de que não entende que a veja subornou alguem para conseguir tais dados que SÃO PUBLICOS.
Carol que pensa que quem vazou para a veja, inimiga de Lula, foi Dilma. Por que vazaria exatamente para a veja e não para a carta capital ou caros amigos?
Carol de que não entende que o simples fato de se possuir informações sobre alguem não constitue qualquer ilegalidade. Agora se Dilma fosse pegue cahantageando, ai, sim. O que não ocorreu. Nem a veja disse isso.
A carol de que é burrinha e não consegue entender o obvio,a sujissima Veja pretende queimar Dilma e tranformá-la em uma aloprada para impedi-la de ser a candidata poste de Lula.
Carol de que não entende que o PIG tentara derrubar e criará factoides contra todos que ousarem enfretar Serra, até Ciro, que já foi atacado por ousar sair na capa de uma revista semanal postulando a candidatura a presidência.
Carol de que não sabe do Dossie Cayman, que até o mundo mineral tem conhecimento, divulgado pela Veja, em que FHC era acusado de possuir contas no paraíso fiscal. Tenho um exemplar da Veja comigo. Mas para a carola ver com seus próprios olhos deve ir no Blog do Nassif. Lá tem tambem fotos de capas da Veja com o Dossiê Lula.
Pois é senhora Carol quê, a Veja cria factoides contra todos, mas o escolhido d'agora é Lula, O INIMIGO NUMERO 1, para apeá-lo do poder.
Carol de que, não entende que quanto mais batem em Lula mais ele cresce.
Carol de quê vá no Bolg de politica do jornal o povo que encontrará o resultado das pesquisa do Data-folha acerca da IMENSA popularidade de Lula e CADA VEZ MAIS CRESCENDO.
Vamos ver se Carol de que entende o porquê de tantos factoides e mentiras contra Lula e o motivo da epidemia da febre amarela que não existiu,do mensalão, cujos pais são os tucanos de MG, caso TAM, culpa de Lula que não fez as ranhuras, caso Gol, porque Lula paga mal os controladores de vôo etc. TUDO MENTIRA!
Depois de tudo o que o PIG faz para derrubar um governo de sucesso que so faz bem ao povo brasileiro, a carol que ainda acusa os outros de fanáticos.
Carol que, use seus dois neuronios, o de c...gr e de c..mr e deixe de ser papagaio do PIG.
A carol quê não acha que o Brasil é pais de tolos quando o governicho neoliberal que ela defende quebrou o país por três vezes. Não lembra que Larry Summers, a mando de Bill Clinton,salvou FHC da sua incompetência com 40 bilhões de dólares.Que FHC e seus gênios do mercado quebraram o Brasil três vezes.
Qual o povo mais tolo o que elegeu Lula ou o que elegeu FHC, o morto de inveja?
Vejamos o caso da Vale do Rio Doce doada no governicho FHC. A empresa Vale do Rio doce foi constituída em 1942. Cinqüenta e cinco anos depois, em 1997, ela era a maior mineradora mundial de minério de ferro, possuía a maior frota de navios transportadores de grãos do mundo, duas ferrovias com nove mil quilômetros de extensão, com 16% da movimentação de cargas do país, constituía um complexo de 54 empresas e sua receita havia crescido de R$ 198 milhões por ano, no início dos anos 70, para R$ 5,5 bilhões em 1995.
Neste mesmo ano, o Instituto Brasileiro de Economia considerou a Vale a primeira entre as empresas nacionais.
Tudo isso foi construído com dinheiro público, com recursos do povo brasileiro, portanto. Pois bem, ela foi privatizada em 1997 por R$ 3,3 bilhões – que é menos do que ela obtinha por ano em 1995 e é menos do que ela lucra hoje em apenas três meses.
Por que um preço tão baixo por uma empresa tão importante?
O edital que serviu de base para o leilão da privatização subdimensionava grosseiramente quase tudo o que a Vale tinha na época, mas, pior que isso, o edital omitia boa parte dos minérios que a empresa explorava: titânio, calcário, dolomito, fosfato, estanho/cassiterita, granito, zinco, grafita, nióbio.
Nós poderíamos imaginar um empresário capitalista vendendo sua empresa, deixando de considerar, no cálculo do seu valor, a maior parte dos seus ativos?"
VERDADEIRO CRIME DE LESA-PATRIA
D. Carol quê a senhora é movida pela má-fé!
Um conselho para Carol quê: "Aprende - lê nos olhos, lê nos olhos - aprende a ler jornais, aprende: a verdade pensa com tua cabeça". - Bertolt Brecht
Tereza B, MOOORRRAAA de inveja!!
Vocês petralhas não conseguem digerir o sucesso da Veja, que tem uma tiragem de mais de um milhão e duzentos mil exemplares... Se juntar as revistas-panfletos do governo petista, a tal carta capital do mino carta, a caros amigos, e TODAS a outras editadas no Brasil, ainda não chega perto da tiragem da Veja.
Por isso ela pode se dar ao luxo de ser independente. Não precisa de patrocínio de estatal- privatizada-pelos-petistas para sobreviver. Ela pode ter sua linha editorial independente, graças a Deus fazendo contraponto ao lixo que os mascates e puxadores de saco produzem, a troco de uns milréis do governo, sujando o nome do jornalismo.
Cumpanhera, aprenda de uma vez: quem mente, suborna, compra imprensa e políticos, frauda, fabrica dossiê, falseia, apoia governos tiranos e ditatoriais, se associa a grupos narcoterroristas como as FARC é o seu partidinho querido, o PT. Ah! nisso eles são bons.
Uma pergunta: se a política econômica do FHC era tão ruim assim, por que o governo petista continuou a segui-la, jogando no lixo tudo o que eles defendiam antes? Vocês podem até não querer aceitar, mas graças a ela o Brasil não afundou. Até o bolsa-esmola vocês copiaram do bolsa-escola. De 16 ministérios, Lulla aumentou para 37, pra encher de cumpanheiros mamando nas tetas.
Ah, se você fala tão enfaticamente que estes DADOS SÃO PÚBLICOS, por que o Lulla transformou o dele, de sua mulher e filhos em sigilosos, negando à sociedade a prestação de contas do que ele gasta com o nosso dinheiro?
Por fim, se ser inteligente é ter uma visão torta de fatos políticos tão óbvios, é defender o indefensável (como o dossiê da Casa da Dinda Rousseff), é elogiar pasquins fascistóides como o de Mino Carta e da mídia a serviço do governo, pode me chamar de burra: diante disso, é até um elogio.Eu só quero mesmo é estar do lado da legalidade, da democracia, do estado de direito. E pra não perder a esperança, acredito que isso tudo vai passar. Como passou a ditadura militar.
Ai, essa esquerda hoje em dia me dá ânsia de vômito.
BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS!
Carol
Postar um comentário