quarta-feira, 12 de março de 2008

ASSESSOR DA PREFEITA REBATE CRÍTICAS DO ARQUITETO JOSÉ SALES

Este Blog está recebendo do assessor político da Prefeitura de Fortaleza, Acrísio Sena, nota em que ele dá respostas aos questionamentos feitos neste espaço pelo arquiteto José Sales, acerca da qualidade das obras da cidade como, por exemplo, escolas modelo MEC. Confira:

"Carta dirigida ao arquiteto José Sales

Tomou-me de espanto a reação exasperada e emotiva do senhor aos meus questionamentos ao radialista Paulo Oliveira e aos membros do tucanato cearense. Duplo espanto, é verdade. Meu espanto inicial é pelo senhor ter saído em defesa de Paulo Oliveira (um dos mais competentes profissionais do rádio cearense e que nunca precisou de prepostos para falar aquilo que pensa) e dos tucanos (que pelo que sei ainda preferem a "competência" de seus deputados). Resta-me então perguntar: por que tanta "vontade"? Sei que o senhor tem constantemente entrado em blogs para fazer contraponto a nossa gestão, porém, acredite doutor Sales, os termos usados pelo senhor estão um pouco "acima do tom".

Mas tudo bem. Sei que o senhor não esteve no Bom Jardim conosco, quando da visita do presidente Lula, então vou repetir uma frase do presidente: "aprendi a manter a alma sensível, mas agora tenho as costas calejadas". Posso dizer então que vou relevá-las e vou atermer-me somente aos seus argumentos e não aos modos de expressá-los. Meu segundo espanto é que senhor, que se afirma tão preparado, use de argumentos que não convence nem a sua própria consciência. E com exercícios de retórica previsíveis. Conta uma parte da história, para mostrar-se "expert" no assunto, e depois esquece de concluí-las. Portanto, já que o senhor esqueceu de concluí-las, vou ajudá-lo.

A começar pelas Escolas de padrão MEC. Só lembrando: o senhor parou a história em 2005, não é isso? Pois continuemos com o que o senhor "esqueceu". É verdade que o senhor João Honório esteve em Fortaleza. Mas o senhor esqueceu de afirmar que nunca recebemos nenhuma reprimenda com relação ao padrão por nós utilizados - bem diferentes dos "anexos" da gestão anterior (que o senhor também conhecia bem). As escolas de padrão MEC possuem biblioteca (com área destinada a multimídia), Ginásio coberto e sala de aula para 30 alunos. Portanto, bem além do "padrãozinho de simplicidade" usual nos tempos que o senhor fazia parte da administração municipal. Como arquiteto poderia ir o senhor além e pesquisar com seriedade o que é isso chamado padrão MEC. Nem precisa da minha presença, pois o senhor poderia sentir-se constrangido.

Bem, como contribuição mando a relação das escolas e algumas fotos. Vamos a outra história. Quando se refere à favela da Rosalina, novamente o senhor fala somente de metade da história. Começou na gestão do Juraci, como bem lembra o senhor, é verdade. Mas como outros projetos, foram concebidos sem o devido respeito à integridade humana (como arquiteto o senhor, inclusive, deveria ter sido o primeiro a questioná-lo a época, já que, ao que me parece conhecia bem o projeto). Bem, a gestão da Prefeita Luizianne Lins o refez com o devido respeito às pessoas que lá moram. Mas o senhor também poderá ir por lá. Senhor doutor José Sales, não vou esperar que reveja suas convicções. Porém, se realmente acredita nelas, não precisa usar de fatos que não refletem a realidade. Quanto as minhas convicções, nunca precisei "ver fatos onde eles não existiam" para confirmá-las.

Creia doutor Sales, essa estória de "nos encontrarmos" para um desafio, mas parece aquela cena de faroeste do cinema italiano que assistíamos quando éramos jovens. Não me presto a isso. Gosto de travar debates francos e honestos e respeito aqueles que o fazem com dignidade e decência. Assim, doutor e arquiteto José Sales, travemos um bom combate, de idéias, e com respeito, que como profissional sei que o senhor merece. O resto apenas virá folclore. E se me permite um conselho: paciência, doutor Sales!

RELAÇÃO DAS NOVAS ESCOLAS DA SER VI E RESPECTIVOS BAIRROS

* EMEIF e creche Professora Bernadete Oriá (Palmeiras II) - demanda do OP. Rua José Linhares, s/n. Cj. Palmeiras.
* EMEIF Professora Maria José Macário Coelho (Sítio Guarani) - demanda do OP.R. Passaré, 530. Bairro Passaré.
* EMEIF Professora Maria Antonésia Meireles de Sá (Barroso I) - demanda do OP. Rua Cel. Virgílio Távora, 1340. Comunidade Jardim Violeta.
* EMEIF Professor Manoel Eduardo Pinheiro Campos (Sabiaguaba) - demanda do OP.Rua Miriu n 500, Sabiaguaba.
* EMEIF Rosalina Rodrigues (Rosalina) - demanda do OP. Av. 2, s/n. Comunidade Rosalina, Pq. 2 Irmãos.
* EMEIF Jornalista José Blanchard Girão (Santa Filomena) - obra de gestão.Rua Iracema 1110. Santa Filomena.Creche Jornalista José Blanchard Girão (Santa Filomena) - obra de gestão. Rua Travessa Missionário Oliveira, 371, Santa Filomena.Já em funcionamento:
* EMEIF Delma Hermínia da Silva Pereira.Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 2225, Jangurussu. Ponto de referência: ao lado da Compapel Reciclagem de Papel, Fundo de Apoio Cristão.
* EMEIF José Carvalho Rua. Clodoaldo Arruda s/n. Alagadiço Novo.


FOTOS DE ESCOLAS PADRÃO MEC




11 comentários:

José Sales disse...

Prezado Sr. Acrísio Sena. As dicussões públicas sobre temas públicos tem, sempre, participação democrática ao extremo e muito mais quanto estes debates se dão no cyberspace de um blogspot. São debates muito ricos, pois por vezes, se dão quase que "on line". Nos mesmos minha postura, própria de mim mesmo, tenta restringir o debate tema e a fatos relacionados ao mesmo. Entendo que tentar desqualificar o opositor nunca foi uma boa tática em qualquer discussão, a não ser quanto este opositor aceite a "jogada" de arguir sua própria qualificação, o que não é o meu caso. Mas vamos réplica se este blogpot, do prezado jornalista Eliomar de Lima, me ceder um espaço com o mesmo destaque, que foi cedido ao sr. Um reparo: todo este seu extenso discurso, confirmou uma afirmação minha: não existe escola "padrão MEC". E que esta "padronização", embora se ressalve a melhoria de algumas instalações escolares, não passa de "invencionice" da Administração Municipal. As fotografias expõesm claramente isto. Em caso de dúvidas, compare o que estamos realizando em nossa cidade, com outras situações, em outras cidades. Cordialmente

José Sales disse...

A primeira fotografia expõe a fachada de uma escola de concepção tradicional, recém reformada, com o acréscimo inadequado de um cobertura de acesso em policarbonato e estrutura tubular de tubos de ferro, de péssima qualidade(Além do extremo mau gosto). Nada comprova que o que esta exposto seja um "padrão MEC". Quanto a isto, faço uma nova sugestão(Ou "desafio de faroeste", se o sr, entender assim): Vamos conultar o Arquiteto João Honório Rodrigues(Autoridade internacional em construção e equipamento escolar)em um "tira teima"? Da última vez que ele aqui esteve, a convite desta própria administração, saiu daqui decepcionado. Pode ser que ele mude de opinião agora.

Anônimo disse...

Cadê as bibliotecas informatizadas Acrísio? Cadê a especificação documentada do padrão MEC? Vai lá rapaz, vai visitar as escolas com o José Sales! Acrísio, era melhor você ter ficado calado.

Anônimo disse...

Sr. José Sales

Parabéns pela sua ridicula condição de porta voz informal dos tucanos.

Anônimo disse...

Sr. José Sales

O Sr. que serviu ao "Cambeba" está na hora de tirar a máscara e rasgar o véu da hipocrisia. O senhor não tem mais nada a fazer a não ser criticar a gestão Luizianne Lins?

Anônimo disse...

Pôxa, que decepção! O Acrísio em nada contra-argumentou sobre o que disse o José Sales, somente fez um jogo de palavras.

Realmente só muita conversa fiada e umas fotografias que nada mostram ou provam. Aff.. Esse tempo todo de demora foi para elaborar esse textinho que em nada realmente contradiz o que foi colocado em questão pelo José Sales, Acrísio?!

É Acrísio Sena... Quando se trata de fatos, realmente não há argumentos. Teria sido melhor ter ficar calado. Meus pêsames à Fortaleza.
E aqui falou alguém que um dia votou em Luizianne Lins.

Anônimo disse...

Meu deus! Então se eu tb criticar o gestão da loura eu sou tucano, certo?!

Credo, esse patrulha ideologica da prefeitura pegou emprestado do bush a maneira ridicula de simplicar o mundo: existe o eixo-do-bem e o eixo-do-mal. Pelo visto, para essa gente, quem não for alienado e estiver acompanhando realmente o que vem se passando nessa cidade cada vez mais afundada no abandono , na incompetencia administrativa, na hipocrisia, é do eixo-do-mal! é rotulado de tucano! deus me livre!

José Sales disse...

Prezado Sr. Anonimo. O bom debate se desenvolve, em geral, em cima de temas e argumentos pró e contra os mesmos. Se vs os tem muito que bem. Se não só tenho a lamentar, pois gostaria de os ler. Louvo o esforço da atual administração em realizar. Mas o que está sendo realizado é unicamente o mínimo que é exigido pelo FUNDEB/ fundo Constitucional para Educação Básica, recursos federais, obrigatórios à todo municipio quanto à aplicação. Menos que isto seria lmentável. E repetindo: não existem escolas "padrão MEC" em Fortaleza. As realizações da atual administração são de estabelecimentos escolares tradicionais ou tradicionalíssimos, em concepção e equipamentação que não podem, de maneira nenhuma ser considerados como algo de destaque ou relevancia, nem aqui em nossa cidade, nem em nosso Estado, o que dira, com outras padronizações por este Brasil afora. É só compararmos com os Liceus do Ceará, padrão adotado pelo Governo do Estado. Na minha opinião o tal "padrão MEC" é somente uma invencionice local, para qualificar feitos "exuberantes" desta administração. No mais, as fotos do Sr. Acrísio Sena "falam por si só". Mas em todo caso irei visitar uma das escolas citadas.

José Sales disse...

E vamos superar esta etapa do debate e entrar em outro tema correlato. Em principio da atual administração forma prometidos os CUCA/ Centros Unificados de Cultura e Arte.Seriam equipamentos localizados em vários rincões desta nossa cidade, potencializadores das necessidades de expressão de nossa juventude: centros culturais. Houve um alarde danado de lançamento e foi inclusive adquirida a sede do Clube de Regatas da Barra do Ceará, onde se daria a localização do primeiro CUCA, esta "exuberante" proposição. Foi feito então, um Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura, com apoio da Direção Nacional do IAB, presidido por um juri internacional e vencido por uma equipe do Paraná. Foi dito que a "exuberante" idéia seria apoiada pelo BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento. Cada CUCA custaria algo da ordem de 9 milhões de reais e revolucionaria o conceito de centro cultural em Fortaleza e quiçá no Brasil e no mundo. Passados três anos, nenhum CUCA foi iniciado e projeto vencedor ainda está "enrolado" com os arquitetos, por falta de definição e pagamento. De vez em quando, vem alguém da Regional I, onde se localizaria esta "exuberante" realização, dizer em delarações rápidas que "mês que vem" irá ser lançado o Edital de Obras do CUCA Barra do Ceará. Em tempo: os CUCAS pretendiam ser assemelhados do Centro Cultural do Bom Jardim, realização da Administração Lúcio Alcantara, no bairro do mesmo, como um equipamento vinculado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de acordo com a politica cultural da SECULT, coordenada, à época pela Profª Claudia Leitão. Gostaria do rebatimento desta colocação. Cordialmente.

Anônimo disse...

O Sr.Acrísio Sena falou,mostrou 3 fotografiaszinhas e não respondeu não convenceu e nem rebateu os principais argumentos do José Sales.O que o sr.Acrísio "Lingua-solta"quer mesmo é aparecer prá ver se angaria simpatias prá sua futura e fracassada campanha de Vereador.EW por falar nisso,sr.acrísio,quanto a FINATEC vai doar para sua campanha de vereador?!rs rs rs rs rs...KKKKKK!

Anônimo disse...

Gostei do posto do Thiago Menezes. Relatou realmente o que a atual gestão é, INCOMPETENTE E CHEIO DE APEDEUTAS. Também tenho um conselho para o nobre arquiteto José Sales. O sr. Acrísio Sena NÃO TEM MORAL para rebater suas críticas construtivas sem nenhum viés radical. Primeiramente está todo enrolado no escândalo FINATEC, depois saiu do IMPARH para candidatar-se a vereador (não ganha nem para síndico) e automaticamente entra na comissão PNAFM (ganha cerca de R$ 6 mil mensais) para manter o padrão de "secretário". Solicitei ao caro Eliomar que perguntasse o que ele faz nesta comissão e ainda não obtive respostas.