quinta-feira, 6 de março de 2008

ARQUITETO DESAFIA ASSESSOR DA PREFEITA A EXPOR OBRAS DE LUIZIANNE LINS EM MESSEJANA


Leitor assíduo deste Blog, mas também um homem dedicado ao debate sobre a urbanização de Fortaleza, o arquiteto José Sales rebate, via comentários, a postura do assessor político da prefeitura de Fortaelza, Acrísio Sena. Acrísio, questionando Paulo Oliveira, diz que há muitas obras sociais realizadas em Messejana, onde o radialista esteve ontem participando de encontro do PSDB, com direito a críticas à gestão. Acrísio expôs lista de obras, no que Sales rebate e lança desafio. Confira:

"O senhor Acrísio Sena está vendo coisas onde elas não existem. Não existe nenhuma escola Padrão MEC em Fortaleza. Todas que existem ou podem estar sendo construídas são no mesmo padrãozinho de simplicidade usual sempre utilizado há anos pela cidade de Fortaleza. A Urbanização da Favela Rosalina e construção de moradias é um projeto da Gestão Juracy Magalhães, concebido, desenvolvido e negociado há alguns anos, que ainda hoje se "arrasta" numa construção em passos de tartaruga. Continuando: As urbanizações da Vila Kazumba e Lagoa da Zeza são ações do Governo do Estado, concebidas, desenvolvidas, negociadas com a Caixa Economica, na Gestão Lucio Alcantara, através a SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional, hoje denominada Secretária das Cidades. São recursos financiados ao Governo do Estado. É só ir lá e verificar no GIDUR/FO/CEF. Acho que esta "incorporação de feitos alheios" é sintomática de quem quer a todo custo apresentar idéias e serviços e não os tem.

Continuando: No começo da atual gestão municipal, veio uma missão do FUNDESP(Fundação da Construção Escolar do Estado de São Paulo), encaminhada pelo MEC, na tentativa de trazer elementos para a padronagem das escolas municipais, coordenada pelo arquiteto João Honorio Rodrigues e com participação da arquiteta Rita de Cássia Vaz, consultora, que e tabém autora de umas ciquenta escolas padrão no estado de São Paulo, muitas das quais premiadas internacionalmente. Depois de uma semana de seminários e consultorias, a missão foi suspensa, pois os padrões pretendidos pela administração municipal eram de "fundo de quintal". Nunca mais nenhuma missão retornou. Provavelmente o senhor Acrísio Sena sabe disso, mas prefere esconder este fato e inventar um quadro de "exuberantes" realizações. Como é que o cidadão tem coragem de dizer que uma construção e alavenaria singela e cobertura de telhas de barro, muitas vezes sem forro é Padrão MEC? Só muita cara de pau. Em tempo: Pelos levantamentos do vereador Márcio Lopes (PDT) existem mais de 16.000 "cumpanheros assessores".

Faço um desafio com cidadão ao senhor Acrísio Sena: Vamos lá na Regional VI, ver realmente o que é obra nova, o que é reforma e ampliação de instalações e o que é reforma "meia boca" de caiação e conserto de telhado de telhas de barro sem forro. Depois nós pegamos um Manuela da FUNDESP e avaliamos se alguma escola pública em Fortaleza se adequa a este quadro de recomendações. Não vou nem atrás dos "Brizolões" do Rio de Janeiro nem dos "Martões" da cidade de São Paulo.Topa ou não topa senhor Acrísio Sena? E isto em público, com presença da imprensa. Vamos ver se mentira tem pernas curtas ou não tem?"

18 comentários:

Anônimo disse...

E agora, Acrisio Senna?

Anônimo disse...

Valha-me Deus!O José Sales encurralou o Acrísio Sena!Será que ele vai topar o desafio do José Sales?Essa eu vou pagar prá ver,Eliomar.
Agora,o que eu queria mesmo era que o Acrísio Sena também mostrasse os relatórios dos serviços realizados pela tal FINATEC à Prefeitura de Fortaleza.A Bancada de sustentação da Preferita já derrubou dois requerimentos,um do intrépido e corajoso Vereador Marcio Lopes e outro do Vereador Jaime Cavalcante,que pedia o relatório desses tais serviços da FINATEC e não há meio de ninguém da bancada da Prefeita ao menos pronunciar a palavra relatório,quanto mais mostrar os mesmos.Isso me "cheira" a maracutaia das feias, pois quem não deve, não teme.

Anônimo disse...

ave que homem nervoso... teu mal é saudade do juraci... engraçado é que a oposição adora dizer que tudo quem começou foi o juraci. pois se foi ele quem começou, nao teve competencia pra terminar! quem teve, tem e continuará tendo - de terminar, de criar e de reinventar - é a luizianne.

Anônimo disse...

Esse arquiteto aí deve ter corrido para matricular o filho dele nos EXCELENTES anexos escolares, quando Juraci lançou essa política, né?

Escola na Era Juraci = caixa de jogar menino dentro.

Novas escolas da gestão Luizianne = salas espaçosas, ventiladas, laboratórios, quadra coberta... E os anexos sendo fechados, descartados, finalmente!

Gente, eu fui no Jangurussu, vi os meninos paupérrimos numa excelente escola, muito semelhante, na estrutura, aos colégios particulares Farias Brito e Ari de Sá. Acho sacanagem falar mal das escolas da gestão da Luizianne.

O Acrísio devia nem responder uma baixaria dessas.

Anônimo disse...

Seria cômico se não fosse trágico, a audácia dos petistas sempre buscarem se promover às custas dos projetos e obras alheias. Quanta falta de criatividade!!! O máximo que eles fazem é mudar o nome do projeto ou do benefício, como fizeram com o Bolsa Família. Isso não é mérito. Seria bom que eles apresentassem algo INÉDITO e que realmente beneficie a população. Sem fazer cópias do projetos alheios. Como já postei em outro comentário Sr. Acrísio Sena, o Sr., mais uma vez, perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado. Poderia ter dormido sem essa!!!

José Sales disse...

Repito, mais uma vez para que os anonimos entendam. Não existem escolas de "Padrão MEC" em nossa cidade. Primeiro que este padrão não existe e são adotados em alguns casos os Padrões do Rio de Janeiro(Brizolões) e de São Paulo(Martões)e o Padrão GDF(Brasília). Nós não somos enquadrados em nenhum, pois o que realizamos aqui, em nossa cidade, são construções de baixissima qualidade com tecnologia do "arco da velha". Quanto a considerações sobre "baixaria", isto não se verifica. Não existe nenhuma escola municipal no Jangurussu, com estes padrões "excelentes" comparáveis às instalações de equipamentos privados. Só se for em outra Jangurussu, em outra cidade, que desconheço. Estou aqui fazendo réplicase contestando informações que são a mais pura farsa. É meu direito de cidadania.
"Baixaria" é o cidadão postar como anônimo e não ter a hombridade de entrar no debate de forma clara. Cordialmente

José Sales disse...

A equipe que veio aqui por indicação do MEC, coordenada pelo Arquiteto João Honório Rodrigues, que foi durante anos Presidente do FUNDESP/ FDE e hoje é consultor da UNESCO, sugeriu uma melhoria e normatização dos padrões escolares do Município de Fortaleza, dentre outras e, concursos públicos para realizações de projetos piloto, que dariam origem a um Manual da Construção Escolar em Fortaleza. Está aí o IAB/CE que participou dos seminários, mas que não fala nada, como sempre. Nenhuma das sugestões foi sequer avaliada pela Administração "cumpanhera" que aí está, que preferiu manter a velha prática de "construir qualquer coisa" e chamar de escola. E depois jogar com a desinformação local e "inventar o Padrão MEC". Enfim: quero saber se o Sr. Acrísio Sena topa ou não o desafio público.

Anônimo disse...

Eita pau! Porque será que o José Sales tá tão zangado? O que será que ele ganhava na época do Juraci que tem tanta saudade assim dele? Será que ele é candidato e tá se promovendo em cima do que ele chama de "mentiras" da Luizianne? Pois tá dando tiro no pé. Porque eu vi algumas escolas aqui na Regional 1 onde moro. E vi que hoje elas estão em condições melhores, mais ventiladas, mais espaçosas, mais bem cuidadas. E os estudantes estão mais felizes porque agora recebem fardamento completo, mochila, agenda escolar, alimentação de qualidade e, o melhor de tudo, claro, estão com mais vontade de estudar porque agora eles têm mais incentivo. Participam de olimpíadas, participam do Pró-Médio que prepara para o Cefet e têm as escolas abertas no final de semana pra poderem praticar esportes e aprender ofícios e profissões junto com suas famílias. E outra coisa: conheço vários professores da rede municipal que hoje estão mais satisfeitos porque estão ganhando mais porque têm especialização e mestrado. Enfim, prefeita que incentiva os professores a voltar a estudar deve ganhar é medalha, além da reeleição. Continuo votando na Luizianne 13. José Sales tá é com inveja ou saudade do Juraci. Porque será?

Unknown disse...

Penso que se o senhor José Sales fosse prefeito de Fortaleza, ele não estaria fazendo nem a metade do que a Luizianne tá fazendo, ao meu ver este José sales é um desinformado, não sabe nada de política!!!! Eu que passo pela periferia sei o que a Luizianne está fazendo pela cidade

Anônimo disse...

Tú és doido Zé Sales!! Tú queres matar o homem do coração? O Sr. Acrísio só sabe falar e ganhar dinheiro na moleza. Veja se bate ponto na comissão PNAFM? Ganha R$ 6 mil mensais (DAS3 + RAV + GFAT). Estas comissão na época do Juraci funcionava com 10 pessoas. Já na atual gestão funciona com 70 pessoas. TEM OU NÃO TEM ALGUMA COISA DE ERRADO!!

José Sales disse...

Cara Carmem. O debate é sobre a qualidade das escolas construídas pela atual gestão(Que não saão tantas como se propaga), nomeadas como "Padrão MEC". O que disse e continuo repetindo é o que o "padrão Fortaleza Bela" aqui é o mesmo de sempre, sem qualquer inovação de projeto, qualificação, instalações. Nada que se possa comparar com outros padrões de escolas que existem por aí, que são considerados modelos. tentativas e sugestões houveram, mas não foram levadas em conta. Vide o exemplo "padrão Martão"/ São Paulo ou os famosos "padrã Brizolão"/ RJ. Acho que vc entendeu isto muito bem. Por outro aspecto, queria lembrar que não está em debate a minha pessoa, nem se estou com saudade disto ou daquilo, mas como sempre os colegas defensores desta desastrada administração não conseguem fazer um debate fluente. Querem por que querem transformar o assunto em pessoal. Não cabe de jeito nenhum. Continuo às ordens do Sr. Acrísio Sena para que ele me apresente um escola "padrão MEC".

Anônimo disse...

Caro Eliomar, você pode perguntar ao "assessor da prefeita" Por que o ex-presidente do IMPARH, Acrísio Sena, foi recentemente nomeado pela comissão PNAFM que é um órgão restritamente criado para melhorias da prefeitura. Será que é porque os que ali estão (cerca de 70) ganham cerca de R$ 6 mil mensais? A LuLu criou um feudo político que somente os mais próximos têm este direito de ganhar gratificações que somente são dadas aos auditores fiscais do município. Se você quiser mando para seu e-mail as cópias dos apaniguados do gabinete. Também V.Sa. poderia perguntar ao ex-futuro-candidato Acrísio, Qual sua profissão? Se é somente viver às custas do erário municipal ou tem um emprego no serviço público com concurso etc?

José Sales disse...

Na Regional I, não existe nenhuma escola municipal nova. Nenhuma só.Não conheço. Onde fica? Foram feitas algumas reformas de manutenção nas escolas existentes e caiação. Acho que a colega Carmem está falando de outra Regional I em outra cidade. Aliás, na Regional I deveria estar consolidado o CUCA Barra do Ceará e nem sombra do mesmo existe. Foi feito um concurso nacional de projetos de arquitetura, organizado pelo IAB/ NACIONAL e CREA, vencido pelos Arquitetos Eduardo Hideo e Any Kanabusshi, de Londrina-PR, entre 45 equipes concorrentes. No final houve uma tentativa de "enrolar" os vencedores, dizendo que era um equipe de fora e por isso o premio deveria ficar com uma "equipe da terra" e não pagar o premio. E a questão rola até hoje, com "estórias sobre estórias". E promessas e mais promessas de uma licitação no próximo mês que vem.

Anônimo disse...

Finalmente alguém com coerência, elegância e maturidade soube confrontar o Acrísio Sena. Este, por outro, só sabe agredir os que não fazem parte da administração "Fortaleza Bela".
Vamos ver se ele topa o desafio.
Parabéns ao arquiteto José Sales, cidadão ativo, pela iniciativa de questionar o que se divulga pelos ilustres companheiros da prefeita na imprensa local.

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião, esse José Sales não sabe fazer nada além de criticar, reclamar. Parece até dor de cotovelo. Escolas padrão MEc ou não, o importante, meu caro, é que hj, os anexos deixados pelo seu adorado Juraci estão se extinguindo, abrindo espaço pra escolas com quadras poliesportivas, salas amplas, alimentação qualidade, fardamento gratuito e transporte escolar. E muito fácil ficar apontando, mostrando o que não foi feito ainda, ao invés de aplaudir o fato de que meninos carentes estão finalmente tendo a oportunidade de estudar em um local digno.

Quando as obras da Rosalina, meu senhor parece que esqueceu que o seu amado Juraci deixou que o terreno destinado pras obras virasse uma ocupação desenfreada, especulação imobiliária no mundo, em detrimento das milhares de familias que esperavam ajuda há mais de 10 anos!!! Além de um projeto defasado, com dinheiro perdido. Quem teve que dar jeito? Hoje a obra ta andando! Acha que tá a passos de tartaruga? Qual foi a última vez que meu fio foi lá ver?

O que me deixa louca é isso de só criticar por criticar, que bela contribuição. Tome tento, seu Zé, sua dor de cotovelo é demais. Se sabe fazer melhor, que se candidate, ganhe e mostre o que sabe fazer.

Anônimo disse...

Quanta preocupação com um "padrão MEC"...?! Desde que me entendo por gente, o Juraci comandava Fortaleza e NUNCA, mas NUNCA colocou nenhuma escola em padrão MEC! Até desvio de dinheiro da MERENDA escolar aconteceu na gestão dele! Nenhuma escola de governo nenhum do Ceará tem prédios no padrão MEC! NEm quando Tasso (que se diz o melhor governador que teve no estado) comandava, as escolas tinham tal padrão. Aí agora q a prefeitura é comandada pelo PT, apenas por 4 anos, vc vem querer fazer esse tipo de questionamento?? Pq vc não fez esse desafio na época do Juraci?? hahahaha Estranho, não?

Wanderley Filho disse...

Caro José Sales,

O preço da verdade é esse: enfrentar os puxas-sacos do petismo. Existe uma clara operação de patrulhamento, e olhe se uma mesma pessoa não estiver postando com nomes diferentes. Repare que um balanço das críticas feitas a você podem ser resumidas assim: 1) você é partidário do Juraci, fato que por algum motivo, o descrendenciaria ao debate; 2) você ganhava dinheiro na gestão anterior e agora se ressente; 3) você só sabe criticar.

A intenção é desviar do assunto e desqualificar a sua pessoa. Este é um recurso usual do petismo. A operação é orquestrada e coordenada. O próximo passo será rotulá-lo de conservador ou reacionário. Mas saiba que muitos, uma multidão silenciosa que não é subsidiada por ONGs e cargos comissionados, concordam com você. Parabéns.

Wanderley Filho

Anônimo disse...

É frustrante constatar que um debate construtivo a favor da educação é podado justamente por quem deveria promovê-lo. Penso que não se pode considerar honestos representantes eleitos pelo voto popular que mentem para seus eleitores ( se não estão mentindo, porque se ofendem e resistem diante de alguém que no seu legítimo direito de cidadão busca a comprovação do que esta sendo divulgado?). Percebo também, que a educação pública tem conquistado avanços nos últimos anos, mas deve-se reconhecer que ainda estamos muito longe do ideal. Se é assim, porque as pessoas tendem a se conformar com o que já foi conquistado? É OBRIGAÇÃO do poder público investir e cuidar muito bem do dinheiro arrecadado. Só quem esta diariamente dentro de uma escola sabe que muito pouco do dinheiro destinado à ela chega ao seu destino. Nossa sociedade paga caro pela educação pública, ela deve ser da melhor qualidade e isto não é favor,é obrigação . Porque,então,pessoas que se dizem a favor dos tais governos ditos populares, se colocam contra quem exige honestidade e transparência no trato da administração pública? Não seria este o verdadeiro exercício democrático da cidadania?