sábado, 8 de março de 2008

GOVERNADOR E PREFEITA "ESCONDEM" INFORMAÇÕES SOBRE VIAGENS


O governador Cid Gomes (PSB) faz uma viagem à Europa em um avião fretado e se recusa a dizer quanto gastou, negando-se também a informar quem viajou com ele. As viagens e diárias da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), ninguém sabe quem as autoriza, desde outubro do ano passado, quando houve o rompimento político com o vice, Carlos Veneranda (PDT), que era o responsável por fazê-lo. Do mesmo modo, nem um nem outro - governador e prefeita - querem informar como usam os cartões corporativos, e como e quanto gastam da verba que têm à disposição. São informações aparentemente banais, que os administradores deveriam pôr à disposição para consulta de forma voluntária, mas eles relutam a divulgá-las, mesmo sob requerimentos formais da Assembléia Legislativa, da Câmara Municipal, do Ministério Público do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Para Gil Castelo Branco, consultor de economia da Associação Contas Abertas, existe no Brasil uma "cultura do sigilo", que para ele são "resquícios dos governos militares", junto com uma "memória inflacionária", que teria feito com que as pessoas "perdessem a noção do valor real das coisas". Sobre o assunto, o secretário-executivo da Controladoria Geral da União (CGU), Luiz Navarro acrescenta outro dado a concorrer para a falta de transparência nas contas públicas: o patrimonialismo. Ou seja, a falta de limite entre o que é público e privado, normalmente associados ao clientelismo (favorecimento de grupos submissos a um chefe político) e o nepotismo (emprego de parentes)."

Do O POVO, leia mais aqui.

18 comentários:

Anônimo disse...

Esses dois jovens chegaram ao poder e, pelo visto, se deslumbraram. Eles têm satisfações a dar à sociedade, porque mexem com o público e não com privado. Creio que as nossas Instituições é que estão muito conformadas. DA PGJ, o que podemos esperar: a titular foi nomeada pelo amigo, governador. A bancadas municipal é toda comprometida com a prefeita. A única alternativa é a imprensa bradar e a população pressionar. Do contrário, é o caos e o desrespetio prevalecendo.

Anônimo disse...

E é porque eles sempre pregaram gestões transparentes, modernas e democráticas.
Enquanto isso, todos nós, cidadãos, continuamos a pagar, além das viaturas de luxo, esse pequeno luxo para o governador e a prefeita.
Pena que o Ministério Público anda tão adormecido...

Anônimo disse...

caro mario , vc falou tudo. Hoje o MINISTERIO PUBLICO DO CEARÁ está vendido nas mãos desse governador. Aonde está a imparcialidade DRA. SOCORRO FRANÇA??? sera que isso tudo foi negociado pelo preço do novo predio que o ministerio publico ganho, proximo ao forum clovis bevilaqua????

Anônimo disse...

POR ONDE ANDA O MINISTÉRIO PÚBLICO?PELO VISTO O SR.CID GOMES E D.LUIZIANE ESTÃO TRANFORMANDO O ESTADO E MUNICÍPIO EM PROPRIEDADE DELES.O BRASIL,O CEARÁ E FORTALEZA VIRARAM "CASA DE MÃE CHICA".E O POVO QUE SE DANE E PAGUE A CONTA!!!!

Anônimo disse...

Ah, é por isso que a prefeita se escdondia quando viajava pelo aeroporto, Eliomar. Pra você e seus amigo repórteres não noticiassem que ela embarcava de novo para fazer nada em Brasília, a não ser política e.... deixa pra lá.

Anônimo disse...

O Ministério Público do Ceará não exiete mais em termos de questionamntos ao governo.É por isso que sou contra nomeação de procurador pelo governador de plantão. Socorro França fica sem condições de questionar o Cid, a quem deve o cargo que ocupa. Isso é, como diria Boris Casoy, uma vergonha.

Anônimo disse...

Isso é o Cearazim, menino. Atrasado, preso ainda ao coronelismo nordestino, que tomou uma feição aguda nesses tempos de esquerdistas e petistas aloprados (ops, pleonasmo) no poder.

Mas, o que esperar de pseudos-políticos que se elegem enganando, ludibriando, praticando crime eleitoral, comprando votos, fazendo acordos espúrios, se vendendo em troca de apoios, usando métodos canalhas pra atingir a reputação dos adversários?

É puxar a cadeira e assistir conformado à farra desses pulhas com o suado dinheiro do contribuinte. E esperar que acabe rápido o reinado de D. Cid I, o Prepotente, e de D. Luizianne I, a Lôca.

Cris

Anônimo disse...

e por algum "acaso" o governador e a prefeita ligam pro povo? geeeeeeeente, acorda. o povo é o último a ter satisfações. e de TODOS os politicos. Ainda se surpreendem com essas coisas?

Anônimo disse...

ELIOMAR,
EU SOUBE QUE O GOVERNADOR COMPROU MAIS 600 HILUX.VOCÊ SABIA DISSO?O DONO DA NEWLAND DEVE ESTAR RINDO A TÔA.EU QUERO SÓ VER QUANDO A FOTA DAS "BICHONAS"COMEÇAREM A QUEBRAR.TEM NADA NÃO,NÉ?O CEARÁ É UM LUUUXO MESMO!AAFFFEE!!!!

Anônimo disse...

Se as viagens foram custeadas pelo dinheiro público, não há sustentação jurídica consistente que ampare a negativa de informar à sociedade.
Essa turma não é tão "moderna" ?
Pois forneçam as informações.

Anônimo disse...

A esperança que resta é que a DEFENSORIA PÚBLICA entre com uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra as duas autoridades citadas, já que a Defensoria é autônoma e tem total independência no seu munus. Eis aí uma dica para os integrantrs da nobre Instituição, sempre tão participativos quando o problema é dinheirim para os seus bolsos.

Anônimo disse...

Incrível a desfaçatez do Governaodr e da Prefeita, "Fortaleza bela e Ceará um luxo" em esconcder suas despesas, supérfluas ou noão, pois têm a obrigação constitucinal de prestar contas. Deputado Adahil Barreto, o senhor vai deixar por isso mesmo? Eu não acredito que V.Exa., não dê pelo menos uns 500 pinotes...

José Sales disse...

Caros colegas blogueiros. Os custos da viagens provavelmente são a ponta do iceberg da má administração, PROPOSITAL E ORGANIZADA, das finanças públicas em Fortaleza. Outra ponta deve estar nas contratações de assessores e notadamente de assessores especiais, com saláriso equivalente a da Srª Prefeita. Outra ponta a contratações de fundações universitária e assemelhados para realizações de "serviços fantasmas". Finatec/ Intercop/ Camarero & Camarero para "Reforma Administrativa" que ninguém sabe, ninguém viu e Instituto Pólis para assessoria de metodos participativos na elaboração do "Plano Diretor Participativo", que nunca chegou à discussão na Camara Municipal, tal o volume de erros, equívocs e idiotices contidos no documento final.

José Sales disse...

No caso do Município de Fortaleza, e sua "exotérica" Administradora, provavelmente foram feitas algo da ordem de umas 120 viagens à Brasília, além de outras viagens à São Paulo, além de viagens internacionais eventuais à Europa para demonstração do sucesso da "experiência participativa" em nossa metrópole tropical. Mas o campeão de viagens para participação em seminários, encontros e congressos é o Secretário Alexandre Cialdini, das Finanças. Ninguém supera so recordes do Secretário.

José Sales disse...

Quem suspendou seu périplos nacionais e internacionais foi o Sr. Vice Prefeito Veneranda que até a encontros sobre instalações esportivas e centros de treinamento na UE/ Unidade Européia compareceu assiduamente. Além das viagens de reperesentação da comunidade da etnia negra de Fortaleza, em inúmeros congressos realizados. Viagens, despesas correlatas e diárias internacionais a razão de 600 dólares/ dia. O homem foi até para a África.

Anônimo disse...

É uma vergonha. Gestores publicos brincando de esconde-esconde, com nosso dinheiro. Fazendo a gente de besta, pousando de bons moços, sempre querendo se passar por vítimas.......Acorda Ministério Público....

Anônimo disse...

Espero que esta importante matéria surat efeito nos poders constituídos e que precisam dar uma resposta. Não é poss´pivel farra com nosso dinheiro...

Danilo Dornas disse...

OLa, gostaria de mais informações sobre esta viagem do Ciro Gomes. Poderia me encaminhar um site? Fiquei decepcionado com o Ciro depois desta. Muito obrigado pelo seu blog e se quiser, visite o meu
http://paideiadigital.blogspot.com
E-mail, MSN: danilodornas@uol.com.br

Abraços

Danilo Dornas