terça-feira, 4 de março de 2008

LÚCIO ALCÂNTARA METE O DEDO NA BOMBA DO ÓLEO DIESEL


E o ex-governador e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Lúcio Alcântara, resolveu, através do seu Blog, meter o dedo na bomba do óleo diesel que, em termos de redução de alíquota, virou assunto do momento. Isso, por causa da tarifa social de R4 1,00 que a prefeita Luizianne Lins (PT) adoará em breve. Confira:

"Quando assumi o Governo do Estado do Ceará, a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel era de 25%, a mais alta do Brasil.Havia uma constante reclamação dos consumidores. Sobretudo das empresas transportadoras de passageiros, de cargas e dos proprietários de postos de combustíveis, os quais acusavam queda de vendas.Esses últimos se queixavam de que caminhões eram abastecidos em postos localizados na fronteira de outros estados, para atravessarem o Ceará sem necessitar recorrer aos localizados em nosso território.O problema vinha de longe e não tinha solução. O Estado receava perder receita, caso reduzisse a alíquota.Em 2004, após criterioso estudo feito pela Secretaria da Fazenda, atendi a reivindicação e baixei a alíquota para 17%, válida em todo o Estado e para todos consumidores.
Tenho certeza de que a medida contribuiu para que o preço da passagem nos ônibus urbanos se mantivesse inalterado nos últimos anos, pois o preço do diesel caiu, ajudado, também, pela livre concorrência.Agora, cogita-se de nova redução da alíquota, exclusiva para o combustível a ser consumido pelos ônibus urbanos de Fortaleza. Ficaria de fora o transporte alternativo legalizado de Fortaleza; e mais todos os consumidores, indústria, comércio, transportes coletivos, e particulares da região metropolitana e do interior.
Faz sentido o propósito anunciado por deputados estaduais de estenderem a louvável iniciativa pelos menos aos transportadores coletivos de todo o Estado."

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem razão o Lúcio e os deputados. E não venham com bravatas. Com sua visão de estadistas - que adora voar em jato executivo - Cid Gomes atenderá o pedido e dará um exemplo de grandeza, assegurando a redução do óleo diesel para todo o Ceará.

Anônimo disse...

eita, que agora todo mundo quer ser "pai do menino".
he he
mas a reinvidicação é justa. a região metropolitana tbem merece a isenção. fortaleza deu o exemplo, pedindo ao Estado a redução. que sirva de pontapé inicial para as cidades do entorno tbem tomarem a iniciativa.

Anônimo disse...

Ah!Então agora está explicado porque a D Luiziane não aumentou as passagens todo esse tempo.Como Diz o Vereador Márcio Lopes é muito bom fazer cortesia com o chapéu dos outros.Mas,não adianta a D.Luiziane querer fazer em um ano o que não fez em três pois ela mal vai ter tempo de colocar as placas nas "obras" que só agora em ano de eleição ela está tentando fazer de conta que começa.A "Lôra" está perdidinha da silva!