quarta-feira, 12 de março de 2008

ALÔ, PREFEITURA! LAUDO SOBRE QUEDA DE ARQUIBANCADA APONTA FALHA TÉCNICA



O vereador Márcio Lopes (PDT) divulgou, nesta quarta-feira, durante sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, o laudo de perícia técnica realizada no que sobrou de parte da arquibancada que desabou durante o carnaval de Rua. Na ocasião, pelo menos 30 pessoas sairam feridas. Segundo o laudo, elaborado peloInstituto de Criminalística, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SPDS), ficou concluído que, após análise dos elementos "o desabamento deveu-se à concepção equivocada na construção da estrutura, bem como ausência de materiais apropriados, fatores sem os quais o acidente não teria ocorrido."
Pelo edital, a Funcet teria que ter designado um servidor para acompanhar toda a montagem, que por sinal, foi terceirizada. A DS& A ganhou a licitação, mas sulocou para a empresa Andaime que, na concorrência, havia sido desclassificada pela Comissão de Licitação da Prefeitura por não apresentar a autorização de capacidade técnica para o referido trabalho.
Márcio Lopes encaminhou o laudo para a Comisão de Educação, Esporte e Culturfa da Câmara, que apura o caso e vai exigir providências.

Nesta sexta-feira, a presidente da Funcet, Fátima Mesquita, e o diretor-geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha, devem comparecer à comissão. Pelo menos foram convocados a dar explicações a um caso que revela, no mínimo, o pecado da omissão por parte das autoridades municipais. Ou o caro leitor teria outra opinião?

Saiba mais sobre o caso aqui

11 comentários:

Anônimo disse...

E agora, prefeita, a sabotagem veio de dentro de casa?

Anônimo disse...

Agora a turma do PSDB vai fazer a festa em cima da desgraça alheia. Mas a prefeita adotará as providências cabíveis para o caso.

Anônimo disse...

Palhaçada, negligência e desrespeito, pois cadê a fiscalização municipal num troço desses que, por pouco, não mata gente? Luizianne precisa agir firme. Demitir gente, cobrar ações criminais e outras medidas. Do contrário, será negligente também.

Anônimo disse...

pois é lilian. era tudo o que os demos e o povo do psdb queria: um motivo pra cair matando. agora a prefeitura tem de tomar todas as medidas, divulgá-las e pedir novas desculpas à população por causa desse desastre.

Anônimo disse...

A prefeita Luizianne Lins certamente adotará as medidas cabíveis para o caso, como bem disse a Lilian. Ela sempre arcou com suas responsabilidades e não será dessa vez que ela deixará o povo na mão.

José Sales disse...

O laudo é claro e corretíssimo. E agora, que providencias serão adotadas? Se está demonstrado que a origem do desastre do desabamento da arquibancada remete a uma contratação irregular de uma empresa sem registro e respaldo técnico(1), a uma terceirização, também irregular(2) e uma ausencia de fiscalização do contratante, no caso, a própria Administração Municipal, representada pela Funcet, que fez vista grossa para este conjunto de erros, claramente documentados pela imprensa e anteriormente comentados pelo próprio Presidente do CREA, Prof. Antonio Salvador da Rocha.

José Sales disse...

O povo já ficou na mão, Elisa. Os prejudicados e acidentados estão entrando na Justiça contra a Prefeitura Municipal de Fortaleza, com apoio de Defensoria Pública. O que é vc nos diz disso.

José Sales disse...

Pelo que nos consta, não vai acontecer nada de nada. O Sr. Arimá Rocha, que deu as mais estapafúrdias declarações está aí "firme e forte". A Presidente da Funcet, Profª Fatima, que deu entrevistas ao vivo, falando nos erros de montagem, está aí tbém "firme e forte".

Anônimo disse...

O ridículo argumento de "sabotagem dos inimigos" caiu junto com a arquibancada; a alegação de "futrica do psdb" para se eximir de responsabilidades, despencou com a emissão do Laudo Técnico comprobatório do descaso da Prefeitura com a segurança da população em suas festanças.

Anônimo disse...

Cara lilian, a prefeita deveria adotar as providências cabíveis bem antes do laudo. Em primeiro lugar ela deveria tomar providências em formar uma equipe competente para administrar a cidade. Não adianta agora ficar tentando desviar o foco da irresponsabilidade da prefeitura em tucanos ou não tucanos. QUEREMOS QUE ASSUMA A RESPONSABILIDADES POR ATOS PRATICADOS E PUNA QUEM ERROU. MAS "SABOTAGEM"? ME DESCULPEM.

Anônimo disse...

Cara elisa volto a dizer, quem administra uma cidade como Fortaleza não pode formar uma equipe de incompetentes e ficar para tomar providências sempre depois que ocorre o problema. Quem sabe se o próximo "descuido" não temos perdas de vidas? E aí? Adotar providências cabíveis vai adiantar?