segunda-feira, 10 de março de 2008

IBGE - PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS CRESCE, MAS NO CEARÁ REGISTRA NOVA QUEDA

O IBGE divulgou nesta segunda-feira, 10, expansão na produção industrial em 11 dos 14 locais pesquisados em janeiro em relação ao mês anterior. Os destaques nessa comparação foram o Paraná (6,5%) e o Amazonas (5,7%). As indústrias de São Paulo (3,4%) e do Rio Grande do Sul (2,0%) também ficaram acima da média nacional (1,8%). Os estados do Pará (1,7%), Minas Gerais (1,3%) e Bahia (0,4%) cresceram abaixo da média nacional. Por outro lado, Ceará (-3,2%), Espírito Santo (-2,7%) e região Nordeste (-0,8%) mostraram recuo entre os dois meses.
Já na comparação com janeiro do ano passado, houve expansão em todos os locais pesquisados, à exceção do Ceará que registrou queda de 2,3%, influenciada particularmente pelo desempenho da indústria têxtil (-37,6%), "refletindo a concessão de férias coletivas em janeiro último em importantes empresas do setor".

Entre as áreas com taxas positivas, seis destacaram-se com avanços de dois dígitos: Paraná (19,7%), Amazonas (17,9%), Pernambuco (12,6%), São Paulo (12,5%), Espírito Santo (12,1%) e Minas Gerais (10,2%). Rio Grande do Sul registrou 9,0% e ficou também acima da média nacional (8,5%). Com resultados positivos, porém abaixo do crescimento do País, encontram-se: Pará (6,6%), Rio de Janeiro (5,1%), Goiás (3,8%), região Nordeste (3,7%), Santa Catarina (3,0%) e Bahia (0,5%)."

(Agência Estado)

VAMOS NÓS - Será que a metodologia do IBGE continua errada? Ou não seria hora do governador Cid Gomes (PSB) assumir eventuais erros e rever a política industrial?

2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê o salto de qualidade na área da indústria?

Anônimo disse...

Êta, o salto era pra baixo, e não fomos avisados disso.

Enquanto os outros estados do país seguem trotando no crescimento, o Ceará cresce que nem rabo de cavalo: prá baixo!!!

A compra das hiluxs não entra nos índices, menino? Que pena!!!