terça-feira, 1 de abril de 2008

CRISE DO TRIGO - A SAÍDA É IMPORTAR PRODUTO DOS EUA E CANADÁ

O diretor comercial do Grupo M Dias Branco, Eugênio Pontes, previu, nesta terça-feira, sérios problemas na hora da compra de trigo para os moinhos, a partir de agora. Isso, por conta do fechamento das exportações por parte da Argentina, principal fornecedor do produto para o setor no Brasil, e a partir de maio próximo.
"Algumas empresas terão problema de acesso ao crédito, porque os valores por tonelada do trigo quase triplicaram de um ano para o outro. Estáva em US$ 140 e subiram para US$ 460 atuais a tonelada do trigo em grão. Tudo isso vem dificultar o setor neste ano", expôs Eugênio Pontes, otimista, no entanto, de que em 2009, por conta dos preços nesse nível, haja maior motivação dos agricultores a aumentar o seu plantio.
Conforme o diretor do Grupo M. Dias Branco, o maior na área de massas alimentícias da América Latina e dono de moinhos, a crise, no momento, é grave. Em São Paulo, ele informou já existirem moinhos parando por falta do produto, mas adiantou que esse quadro de desabatecimento não deve ocorrer porque a tendência é o mercado comprar trigo dos EUA e Canadá. O preço, conforme Eugênio, é que não será baixo.
"O preço é diferente e haverá também limitação de crédito. Muitas empresas estão com dificuldade de obter crédito adicional para importar com os valores alterados", lamentou o diretor comercial do Grupo M.Dias Branco, que se encontra em São Paulo. Ele não falou se o quadro poderá resultar em mais aumento na ponta, ou seja, em termos de consumnidor do pão, massas e biscoitos.

Nenhum comentário: