sábado, 9 de maio de 2009

CRUSIUS CREDO - GOVERNADORA TUCANA ENVOLVIDA EM CAIXA 2

"A governadora gaúcha Yeda Crusius, do PSDB, não tem sossego. Enfrenta acusações de ter usado caixa dois em sua campanha eleitoral desde antes de tomar posse, em janeiro de 2007. Fato espantoso, as primeiras denúncias partiram de seu vice, Paulo Feijó. Como se não bastasse, no mesmo ano, a Polícia Federal desbaratou uma máfia que desviava recursos do Detran gaúcho. Os escândalos ceifaram três secretários de governo e o chefe da representação do Rio Grande do Sul em Brasília, Marcelo Cavalcante. Em seguida, a governadora foi obrigada a explicar onde arranjou dinheiro para comprar, no fim de 2006, uma casa em um bairro nobre de Porto Alegre. O caso, que lhe rendeu um pedido de impeachment, acabou arquivado pelos promotores gaúchos. Em fevereiro passado, a morte repentina de Marcelo Cavalcante injetou uma dose de tragédia nas agruras do governo tucano. O corpo do ex-assessor foi encontrado boiando no Lago Paranoá, em Brasília. As investigações policiais indicam que ele se suicidou. Assessor de Yeda entre 2002 e 2006 e coordenador de sua campanha eleitoral, Marcelo conhecia o PSDB gaúcho na intimidade. Com seu desaparecimento, parecia ter se perdido uma das mais acuradas memórias da campanha e dos primeiros dias do governo Yeda.
Era uma presunção falsa. Na mesma semana da morte de Marcelo, descobriu-se que os procuradores federais dispunham de gravações nas quais o ex-assessor relatava irregularidades na campanha e na gestão da tucana. VEJA teve acesso a parte desses áudios. A reportagem ouviu uma hora e meia das dez horas de diálogos mantidos entre Marcelo e o empresário Lair Ferst, um dos acusados de participar dos desvios no Detran gaúcho. Neles, fica claro que o ex-assessor conversava com liberdade com Ferst, que o ajudara a arrecadar dinheiro para a campanha tucana."

(Revista Veja)

5 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a tucanada, as viúvas raivosas não vão comentar nada? Se ela fosse do PT já tinha aparecido mais de dez.

Anônimo disse...

Pois é... o que o Fernando Hugo, o coerebte, vai falar dessa, oposto que vai ficar de biquinho calado.

Anônimo disse...

Bobagem! Coroné já explica tudo! Não há de ser nada! As madre-superioras vão esclarecer! Jota

Rocileide disse...

É essa senhora que entrou com o pedido de inconstitucionalidade (ADI) da Lei do Piso Salarial dos professores da Educação Básica,já pensou...

Anônimo disse...

Para a governadora os professores podem ganhar ninharia. Já ela ...
João