quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRODUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇA NO PAÍS. CEARÁ SUPERA MÉDIA NACIONAL

"O desempenho da produção industrial em março, na comparação com o resultado de fevereiro, avançou em oito das 14 regiões incluídas na Pesquisa Industrial Regional Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados hoje (7) mostram que o destaque foi a indústria do Rio de Janeiro, com alta de 5,4%. Em seguida vêm a de Pernambuco, com 5,1%, e a de Minas Gerais, com elevação de 3,4%. Nesses locais, no Pará, no Ceará (ambos com 1,5%) e em São Paulo (1,0%), a expansão superou a média nacional da produção industrial, que foi de 0,7% no mesmo tipo de comparação. A pesquisa aponta ainda que houve recuo na produção industrial, de fevereiro para março, em quatro regiões. A queda mais intensa foi obervada no Espírito Santo (-4,2%). Seguiram a mesma tendência as indústrias do Paraná (-2,3%), de Goiás (-1,1%) e do Rio Grande do Sul (-0,9%).As demais regiões investigadas – Santa Catarina (0,3%), Nordeste (0,1%), Amazonas e Bahia (ambos com 0,0%) – mantiveram praticamente o mesmo patamar do mês anterior.Já na comparação com março de 2008, a produção industrial caiu em 13 das 14 regiões analisadas. Apenas a indústria do Paraná apresentou resultado positivo (4,1%), impulsionada pelo desempenho do setor de edição e impressão.As quedas mais significativas no mesmo tipo de comparação ocorreram no Espírito Santo (-32%), em Minas Gerais (-18%) e no Amazonas (-14,7%). De acordo com a pesquisa do IBGE, no primeiro trimestre do ano (de janeiro a março) houve recuo na produção de todas as 14 regiões investigadas em relação aos três primeiros meses de 2008."

(Agência Brasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa notícia não é motivo de comemoração alguma. A comparação tem de ser feita com março de 2008 e não com fevereiro, um mês de 23 dias, pois o resto é Carnaval.
Assim sendo é uma verdadeira catástrofe.
Por favor Eliomar, preste atenção no que você está publicando pois a produção caiu em 13 das 14 regiões e não avançou nadica...