terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PRESIDENTE DAS DOCAS ACERTA CRONOGRAMA DE DRAGAGEM DO PORTO DO MUCURIPE


O presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Sergio Novais, participará, nesta quarta-feira, em Brasília, de uma reunião com o secretário especial de Portos, ministro Pedro Brito. Na pauta, uma avaliação do andamento do cronograma da obra de dragagem do Porto do Mucuripe. Com Novais, o coordenador de Infra-Estrutura e Gestão Portuária da CDC, Paulo André Holanda, que já se encontra em Brasília.
A obra está incluida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com verba da ordem de R$ 40 milhões. Pelo projeto, o calado (altura que vai do casco do navio até a linha da superfície da água) aumentará de 10 para 13 metros, o que permitirá navios de grande porte atracarem naquele terminal, reduzindo custos de operação e ampliando a capacidade de movimentação de cargas do Mucuripe.
A Companhia Docas já obteve a renovação da Licença Ambiental Prévia para a obra e está finalizando a elaboração do Projeto Básico de Dragagem, com a realização da Batimetria (técnica que mede a profundidade atual da área portuária e define o volume a ser dragado) e a Sondagem (estudo que analisa o tipo material a ser dragado). O edital de licitação da obra deverá ser lançado em setembro deste ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

E o Sérgio Novias, hein? Tá com a vida que pediu a Deus: maré mansa...literalmente.