"Quem gosta de monstros pré-históricos e tem R$ 1,2 milhão para gastar pode comprar hoje, pela internet, um dos fósseis mais espetaculares já encontrados no Brasil: o crânio de uma espécie de pterossauro até agora nova para a ciência. Ele foi parar nos EUA, por vias misteriosas. Mas uma coisa é certa: saiu ilegalmente do país.O espécime foi extraído da formação Santana, um conjunto de rochas sedimentares na chapada do Araripe, no Ceará. Está sendo anunciado pelo site americano PaleoDirect, de Altamonte Springs (Flórida), que se anuncia como "Sua fonte direta de finos espécimes fósseis e artefatos do homem primitivo". O notável estado de conservação e a raridade da peça estão colocando em polvorosa os especialistas nesses répteis."Todo mundo que trabalha com pterossauros no mundo já viu esse fóssil. Não só o fóssil é espetacular, como o preço também. Eu nunca imaginaria que um único crânio pudesse valer tanto", disse o paleontólogo David Martill, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido). "Suspeito que não haja nenhum museu que tenha dinheiro para comprar o espécime."Em sua página (paleodirect.com/pgset2/ptbr-002.htm), a PaleoDirect não economiza elogios à peça: "Meras palavras não podem descrever a raridade, o valor e a importância científica deste espécime"; "provavelmente o melhor crânio de pterossauro já descoberto completo"; e "uma descoberta dessas é algo que só acontece uma vez em várias vidas".Paleontólogos ouvidos pela Folha dizem que a descrição está longe de ser exagerada. Para começar, o crânio está completo, com sua mandíbula ainda articulada. A maioria dos crânios fósseis é fragmentada.Depois, o animal preserva detalhes da anatomia interna do osso do bico e da crista, com tecidos moles (que geralmente não se fossilizam) substituídos por minerais de fosfato. "As fosfatizações dos tecidos não-resistentes são orgásmicas", derrete-se Reinaldo José Bertini, paleontólogo da Unesp.Martill diz que certamente se trata de um gênero novo."
(Folha de São Paulo)
domingo, 30 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Se faz necessária uma postura firme do nosso Governo do Estado do Ceará, contra este estado de coisas, cumprindo a promessa do Sr. Governador do Estado Cid Gomes, dando continuidade à ação iniciada no Governo Lúcio Alcantara, reconhecida pela UNESCO, com o credenciamento do GEOPARK ARARIPE como um componente do Geoparks Program UNESCO, no Congresso de Belfast/ Irlanda, em Setembro/ 2006.
Há exatos 208 anos que nosso patrimonio geológico e paleontológico vem sendo retirado ilegalmente do pais e comercializado em todo o mundo, configurando crimes ambientais e contra o nosso patrimonio e cultura.
O GOVERNO DO CEARÁ DEVERIA TRAZER ESSA RELIQUIA DE VOLTA AO BRASIL E DEIXÁ-LA EM ALGUM MUSEU DO EIXO RIO-SP, JÁ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES, AINDA, DE MANTER UM BEM COMO ESSE.
PAISES COMO ITÁLIA, PERU E GUATEMALA ESTÃO REIVINDICANDO SEUS TESOUROS HISTÓRICOS E ARQUEOLÓGICOS DOS GRANDES MUSEUS EUROPEUS E AMERICANOS (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u58608.shtml).
CID VOCÊ TEM QUE FAZER ISSO, É UMA OBRIGAÇÃO.
O MUSEU DE PALEONTOLOGIA da URCA, em Santana do Cariri tem um acervo de mais de 30 milhões de dólares e não tem instalações nem segurança que permitam a guarda deste valioso acervo. Em fins de 2005, eu coordenei uma equipe qeu desenvolveu uma proposta de reforma e ampliação deste Museu, que foi inclusive escolhida como relevante pela Premiação Petrobrás Cultural 2005/ 2006. O projeto foi integralmente desenvolvido e cont com o apoio consultivo do Prof. Romeu Duarte/ UFC. Mas mesmo tendo sdo configurada uma concorrencia pública em fins de 2006, até hoje não foi dada a ordem de serviços.
Caro Eliomar de Lima
Seguem aqui uma série de nformações correlatadas sobre o assunto GEOPARK ARARIPE, Museu de Paleontologia e proteção e preservação de nossoa fósseis.
Desde o inicio de 2005 que vimos trabalhando, sob orientação do Prof. Gero Hillmer, da Universität Hamburg e apoio do IPHAN e da parte da 4ª Superintendencia Regional do Ceará e, com o apoio firme da própria Reitoria da Universidade Regional do Cariri, na consolidação de uma proposta de proteção e preservação deste incomensurável patrimonio geológico, paleontológico, paisagístico e cultural que é a Bacia Sedimentar, através do conjunto de proposições englobadas pelo GEOPARK ARARIPE, que envolve aspectos de todas as ordens que vão dese a estrita proteção, a instalações de museologia e pesquisa até um denso roteiro de educação ambiental.
Os primeiros passos foram dados com o reconhecimento da UNESCO que esta região é um dos principais sítios de interesse do ambito da geologia e paleontologia em todo o mundo, notadamente do Periodo Cretáceo, a partir da formulação do "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State ofe Ceará, Brazil".
Outros passos foram dados com o recebimento do Premio Rodrigo Mello Franco de Andrade, por parte da URCA, pela relevancia da proposta.
Outros passos se referem a insistencia, da nossa parte, em relevar estes aspectos ao staff do Governo do Estado e a própria URCA e com especial detalhe à Secretaria Estadual das Cidades e aos consultores do Banco Mundial, que periodicamente nos visitam e também ao Ministério da Ciencia e Tecnologia.
Colaboramos ainda na formulação de um detalhado Plano de Ordenamento e Estruturação do GEOPARK ARARIPE (E de outros documentos que podem ser vistos em detalhe neste blogspot) feito com todos os ditames e recomendações da própria UNESCO e de proposições acessórias em diversas instancias de solicitação de recursos de fomento e financiamento a estas ações anteriormente descritas - Banco Munidal, Ministério da Ciencia e Tecnologia, Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado do Ceará, Programa Petrobrás Cultural e até junto a iniciativa privada.
Mas infelizmente as respostas e notadamente a repostas institucionais não tem vindo com a velocidade requerida que valorize e protega este nosso patrimonio e iniba a sua predação, renitente deste os idos de 1.800. A cada dia cada surgem novos problemas,impedimentos e até crimes ambientais que tem que resolvidos e superados.
Aguardamos a consolidação do GEOPARK ARARIPE como um Programa de Governo do Estado do Ceará e o início de uma trajetória de consolidação do que foi proposto, em detalhe no seu Plano de Ordenamento e Estruturação. E por outra, ressalvamos que continuaremos, aqui neste blogspot vigilantes sobre os acontecimentos ligados a este tema e estas situações.
Cordialmente
Professor/ Arquiteto José Sales
Veja Imagem de uma das lavras de Pedra Cariri, em Nova Olinda, dentre as centenas existentes na região da Bacia Sedimentar do Araripe, de onde saem periodicamente parte dos fósseis que são contrabandeados para todo o mundo e abastecem os museus e coleções internacionais. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Em nosso blogspot htpp://geoparkararipe.blogspot.com/
Postar um comentário