quinta-feira, 27 de novembro de 2008

EMPRÉSTIMO DA PETROBRAS FAZ COMISSÃO DO SENADO CONVOCAR MINISTROS

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta quinta-feira, requerimento do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), convocando o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli; da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho; do Banco do Brasil (BB), Antônio Francisco de Lima Neto; além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Eles devem explicar o anúncio do governo federal de ampliação da capacidade de endividamento da Petrobras, além do empréstimo da Caixa. Ou seja, foram convocados para explicar principalmente o empréstimo de R$ 2 bilhões que a Petrobras pediu à Caixa e que foi motivo de críticas por parte da oposição. O senador tucano Tasso Jereissati quer explicações do fato, pois teme que a estatal não esteja tão azul como apregoa o discurso oficial.

(Este Blog com a Rádio O POVO/CBN)

3 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser mais um baile dos membros do governo em cima desses senadores que utilizam uma prerrogativa que o cargo lhes confere para fazer politicagem em cima de um assunto que eles não entendem nada.

José Sales disse...

Será que uma empresa desta dimensão, como a Petrobrás, não tem provisionamento de recursos desta ordem, acordo com seu próprio planejamento financeiro de médio prazo? Ou as soluções corporativas também estão sendo poliicas?

José Sales disse...

Levar uma companhia deste porte e importancia interacional a realizar "benemerencia política" pela América Latina, Caribe e África e aind aceitar em nome da boa vizinhança, calotes e outros achaques, pode levar a um descontrole de investimentos e fluxos de caixa. Montar usinas de biodiesel pelo Brasil afora, como no caso de Quixadá, em regiões onde não existe produção agrícola de suporte, unicamente para demonstrar "força politica", pode não ser um bom negócio, como está se vendo. Prometer refinarias Premium à varios Estados do Brasil também é outro item duvidoso do ponto de vista da administração da companhia.