sábado, 29 de novembro de 2008

SARNEY PODE SER PRESIDENTE DO SENADO PELA TERCEIRA VEZ


"Se depender do presidente Lula, e de boa parte do PMDB no Senado, o ex-presidente da República e atualmente senador José Sarney (PMDB-AP) será, pela terceira vez, presidente da Casa. É o que mostra matéria publicada na edição desta semana da revista IstoÉ, que faz uma análise sobre as chances que o cacique peemedebista tem para presidir novamente o Senado.
Segundo a revista, o principal trunfo de Sarney é a estreita relação com o presidente Lula, intensificada nas últimas quatro semanas – além do apoio mal disfarçado do presidente. "Se você quiser ser o presidente do Senado, está resolvido o problema. Eu não apenas não me oponho como apóio a solução”, registra a IstoÉ, que ressalta o vigor de Sarney aos 78 anos e em pleno exercício do mandato eletivo (aliás, com 53 anos de política).
Outro importante apoio de Sarney entre os pares é o do também ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) – que, nos bastidores, já articula a eleição do aliado. Mas não é só a gratidão política que move Renan a ser cabo eleitoral de Sarney: ele quer minar as pretensões de Tião Viana (PT-AC), que terá apoio inclusive de oposicionistas do PSDB e do DEM caso Sarney seja mesmo lançado pelo PMDB. Renan não esquece o período em que, no ano passado, em meio a um turbilhão de denúncias e processos no Conselho de Ética do Senado, Tião atuou firmemente pela cassação do colega alagoano, tendo inclusive ocupado a presidência da Casa durante a licença e o posterior desligamento de Renan do posto. O peemedebistas foi inocentado em plenário e no colegiado, mas nunca esqueceu o papel de Tião Viana durante seu “inferno astral”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, respeita a trinca: Renan, Sarney e Lula-lá!

Ismael Luiz disse...

VIXE MARIA! CADÊ A RENOVAÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRA.O "PAPADOR DE CARGOS PÚBLICOS",RETORNANDO À PRESIDÊNCIA DO SENADO,ESTARÁ COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO.LULA ADORA GENTE ASSIM.DEUS ME LIVRE!