quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PADRES E TEÓLOGOS QUE ASSESSORAM A CNBB DIVULGAM DOCUMENTO CRITICANDO LULA

Um documento da Igreja Católica intitulado "Análise da Conjuntura", divulgado durante congresso internacional em Indaiatuba (SP), critica a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à crise econômica e diz que "Lula entregará ao seu sucessor ou sucessora um país em situação tão precária quanto a que recebeu". Ao tratar do tema "A Política Econômica do Brasil frente à Crise", a análise aponta que "o presidente continua dando força ao agronegócio e à mineração, sem atentar para os danos ambientais", e que isso gerará "a crise ecológica" no país.
"Tudo se passa como se o aumento da produção para a exportação fosse uma solução e não um paliativo que adia a crise econômica, mas antecipa a crise ecológica, que é muito mais grave e que prejudicará mais os mais pobres do que os ricos", diz um trecho do texto. O documento tem dez páginas e é assinado por padres e teólogos que são assessores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A "Análise de Conjuntura" foi feita a pedido da CNBB para orientar os bispos sobre temas atuais. Apesar disso, há uma aviso no início do texto que diz que "este não é um documento oficial da CNBB". A análise foi divulgada durante congresso internacional "Cultura da vida e cultura da morte", promovido pela CNBB e pela Pontifícia Academia Pro Vita, um centro de estudos do Vaticano. O evento começou anteontem e termina amanhã. Entre os temas discutidos por especialistas estão aborto, eutanásia e bioética.

4 comentários:

Anônimo disse...

Desde quando padre ou teólogo entende de economia? Cada macaco no seu galho. Deveriam está discutindo temas da igreja, celibato, pedofilismo, etc.

Anônimo disse...

Padre só pensa em dinheiro...

Anônimo disse...

A Igreja é uma Instituição milenar e portanto, merece respeito. Ainda mais um documento que foi preparado por assessores da CNBB.

Anônimo disse...

O ex-frei Boff é que era chegado a este negócio de Teologia Ecológica. Sua Eminência soube entretanto enquadrá-lo bem direitinho.
Esses padres não aprendem!