Um documento da Igreja Católica intitulado "Análise da Conjuntura", divulgado durante congresso internacional em Indaiatuba (SP), critica a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à crise econômica e diz que "Lula entregará ao seu sucessor ou sucessora um país em situação tão precária quanto a que recebeu". Ao tratar do tema "A Política Econômica do Brasil frente à Crise", a análise aponta que "o presidente continua dando força ao agronegócio e à mineração, sem atentar para os danos ambientais", e que isso gerará "a crise ecológica" no país.
"Tudo se passa como se o aumento da produção para a exportação fosse uma solução e não um paliativo que adia a crise econômica, mas antecipa a crise ecológica, que é muito mais grave e que prejudicará mais os mais pobres do que os ricos", diz um trecho do texto. O documento tem dez páginas e é assinado por padres e teólogos que são assessores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A "Análise de Conjuntura" foi feita a pedido da CNBB para orientar os bispos sobre temas atuais. Apesar disso, há uma aviso no início do texto que diz que "este não é um documento oficial da CNBB". A análise foi divulgada durante congresso internacional "Cultura da vida e cultura da morte", promovido pela CNBB e pela Pontifícia Academia Pro Vita, um centro de estudos do Vaticano. O evento começou anteontem e termina amanhã. Entre os temas discutidos por especialistas estão aborto, eutanásia e bioética.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Desde quando padre ou teólogo entende de economia? Cada macaco no seu galho. Deveriam está discutindo temas da igreja, celibato, pedofilismo, etc.
Padre só pensa em dinheiro...
A Igreja é uma Instituição milenar e portanto, merece respeito. Ainda mais um documento que foi preparado por assessores da CNBB.
O ex-frei Boff é que era chegado a este negócio de Teologia Ecológica. Sua Eminência soube entretanto enquadrá-lo bem direitinho.
Esses padres não aprendem!
Postar um comentário