quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TARSO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS PARA JOVENS


"O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou nesta quinta-feira (27), em Brasília, um projeto de penitenciárias para jovens de 18 a 24 anos. Esses locais terão espaços para salas de aula, cursos educacionais e profissionalizantes. Cada jovem ficará em celas com no máximo cinco pessoas e terá assistência de psicólogos e assistentes sociais. O Ministério da Justiça vai repassar uma verba de aproximadamente R$ 105 milhões para que os Estados construam os presídios. A verba estava prevista no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Seis Estados receberam o projeto de penitenciária hoje: Bahia, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Pará e Rio de Janeiro. Cada um dos presídios terá 421 vagas e o governo federal espera que eles estejam prontos em 2009. A escolha dos 'habitantes' das novas penitenciárias caberá ao Juiz de Execução de cada localidade. Como a administração dos presídios é papel dos Estados, Genro teme que haja superlotação. "Se o presídio se tornar superlotado, perderá a sua finalidade", disse. O ministro lembrou que não haverá como dar atendimento específico para os jovens adultos nessas condições.

(Folha Online)

DETALHE - O Ceará deverá contar com um presídio do gênero, segundo informação dada recentemente pelo governador Cid Gomes quando entrevista na Rádio Verdes Mares AM, pelo radialista Paulo Oliveira, na última semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem que valoriza é o professor, construir escolas....pra que nao seja obrigado construir cadeias...mas, o nosso governado é os seus deputados não tão nem ai pra educação

Anônimo disse...

Tem que construir escolas e educar também os adultos ignorantes, educação inclusive no trânsito, que está um pandemônio, a partir da séries de base.

Anônimo disse...

Crimes hediondos sempre existiram e vão existir. O caminho não é por aí. O brasileiro paga por mês uma fábula para manter um preso, seja ele albergado no sistema público quanto nos privados (penitenciárias terceirizadas). Concordo plenamente com os comentários dos anônimos (21:25 e 05:33). Precisamos investir na qualidade da educação, valorização dos professores, políticas públicas de geração de renda. Eu vejo a questão da segurança semelhante ao que acontece na saúde. Se esse país investisse como se deve em saneamento básico não teríamos tantos postos de saúde lotados.
O problema é que governo algum investe no longo prazo. Só tomam medidas paliativas que não resolvem nada.