domingo, 29 de março de 2009

FORTALEZA NADA BELA: CHEIO DE LIXO E DE BURACO

O Editorial do Jornal O POVO aborda o absurdo em que se transformou Fortaleza: numa cidade onde reinam o lixo e o buraco. O fato não é novo, mas, na prática, expõe uma grave contradição. A prefeita Luizianne Lins (PT), reeleita para o cargo, prometeu uma "Fortaleza Bela" que, na prática, continua no mesmo discurso do primeiro mandato. Confira:

"Os meios de comunicação da Capital têm mostrado nos últimos meses, de forma recorrente, dois problemas com os quais, de tempos em tempos, o fortalezense tem sido obrigado a conviver: o lixo espalhado pelas vias públicas e a enorme quantidade de buracos nas ruas. Entre a população, a sensação é de que Fortaleza atualmente enfrenta um período muito difícil em relação à limpeza urbana e à recuperação de ruas esburacadas. Até mesmo as autoridades públicas admitem, de uma forma ou de outra, a situação calamitosa em que a cidade se encontra. Um agravante no caso da buraqueira diz respeito as obras do Transfor, que se encontram em andamento a cargo da Prefeitura. Há ainda muitos buracos que resultantes de obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o que deixa transparecer também certa falta de sintonia com o poder público municipal.
Não há dúvida de que o período chuvoso agrava a existência dos problemas, principalmente o relacionado aos buracos nas vias. Além disso, impede uma solução imediata em virtude das chuvas que não vêm dando trégua para que as operações tapa-buracos sejam efetuadas. Nada disso, porém, serve de justificativa para o que a população de Fortaleza está a enfrentar. Como foi retratado em recente série de matérias publicada pelo O POVO ao percorrer as seis regionais da Capital, o problema é generalizado. Não se aceitando, portanto, que o período chuvoso seja utilizado como desculpa para o descalabro. Principalmente, tendo em vista que muitos dos buracos surgiram antes mesmo da quadra invernosa.
Infelizmente, o que se tem notado, e aí é que a população mostra-se revoltada, e com razão, é que a malha viária da cidade é precária e não resiste ao menor sinal de chuva. Quanto ao lixo, faz-se necessário ponderar que a população também é responsável pelo problema. Seja quando deposita resíduos em locais inadequados, não acondiciona corretamente seu material descartável, ou simplesmente joga esse lixo em via pública. É fato, no entanto, que o poder público municipal também é o maior responsável pelo quadro em que a cidade se encontra.
A população paga impostos caros para que a resolutibilidade desses problemas seja eficiente. E isso não vem acontecendo. O pior é que o quadro verificado agora não se trata de um fato novo. Ano após ano o fortalezense tem que lidar com essas situações. Até parece ser preciso que os gestores públicos sejam alvo das mais variadas pilhérias, seja por meio da imprensa ou nas esquinas da cidade, para que venham a tomar alguma providência.
É uma pena que assim seja. O cidadão, que já sofre tanto diante as dificuldades da vida privada, bem que poderia ser poupado pelos gestores públicos de ainda ter que conviver com uma cidade suja e esburacada."

13 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, OPOVO foi um dos órgãos de nossa imprensa que mais levantou a bola da Prefeita durante o período eleitoral.
Calou-se diante dos desmandos e falcatruas da administração municipal que eram de conhecimento público.
Não tem do que se queixar agora que a Inês é morta e o fortalezense terá de aturar mais 4 anos de desgoverno, incompetência e mentiras.

Anônimo disse...

É e agora não pode colocar a culpa no ex-prefeito Juracy, lembro a prefeita que ela está sucedendo a ela mesma então não pode colocar a culpa no anterior.

Anônimo disse...

O Jardim Fluminense tá pedindo socooorro ! Amanhã estará no 190.

Zé do Povo

Anônimo disse...

Já viram o novo riacho da Avenida Oliveira Paiva, que também virou táboa de pirulito ?

Anônimo disse...

Aldeota vivendo no lixo.Nas ruas próximas ao Carrefour da Aldeota só o que se ver é lixo pelas calçadas,e no meio fio da Avenida Barão de Studart em frente a Churrascaria Picanharia é cheia de lixo da própria churrascaria,que apesar de ter uma lixeira na sua calçada usa o meio da Avenida para colocar o seu lixo.

Anônimo disse...

Onde está a fiscalização sanitária? E existe um hospital próximo,no Centro de Prevenção do Câncer.E depois das cinco horas da tarde muitas crianças nas dentro e fora do Carrefour Aldeota vendendo bombons,quando não é vendendo é pedindo esmolas.Muitas tem pai e mãe,e saem de casa naquela hora pra pedir esmolas,até estudam.

Anônimo disse...

A Rua SILVA PAULET tá cheia de buracos. Como os telefones das Ouvidorias não atendem, apelamos para o Ouvidor-Mor Eliomar. Entre a Rua Padre Valdevino e João Brígido, há umas arapucas na sarjeta que já causaram grandes prejuízos. S.O.S. SER2, USINA, SEINF, ARFOR ou quem ouvir nosso apelo.

Anônimo disse...

Eu tenho moto, e os dois aros da mesma já estão empenados de tanto eu cair dentro dos buracos. O problema é que além de esburacadas, algumas vias de Fortaleza, dentre as quais eu trafego muito, possuem uma péssima iluminação e quando você meno espera já está dentro do buraco, e que buraco!!! Quem duvidar, pode circular do motel 3000 até a av. dos expedicionários, no José Walter. Outro lugar que possui um enorme buraco, é na esquina da famosas ruas centrais 24 de maio e Pedro pereira, que por sinal é muito grande, quase 40cm de profundidade. rapaz, se uma pessoa passar de moto a 40km por hora, ela levará uma tremenda de uma queda. A br 116 de Fortaleza está também lotada de buracos, numa via que o limite é de 80, você não pode passar dos 60, já que acima dessa velocidade ficaria muito complicado desviar dos buracos, que são grandes.

No começo do mes, o pneu traseiro da minha moto papocou em frente ao motel 3000, lá na Messejana. Quem circula de carro diariamente, sabe muito bem do que estou falando.

ACORDA PREFEITA OU VICE. SEI LÁ!

Renato Nogueira.

Ah, até no carro zeradinho da minha mãe, eu não consigo escapar de alguns buracões.

Anônimo disse...

"Já viram o novo riacho da Avenida Oliveira Paiva, que também virou táboa de pirulito ?"

Alguém lá atrás disse isso aí, e eu concordo COMPLETAMENTE!

Porra, como é que pode, até numa área nobre de Fortaleza, como está ficando a AV. Oliveira Paiva, existem buracos e muita lamba. A parte da avenida que a pessoa citou, eu já até sei qual foi, foi uma que fica um pouco depois daquela sorveteria SORVETÃO e antes do sinal da R. Chico Lemos.

Além de muitos buracos e lama nessa parte da av., ainda temos que aturar o fedor. PQP!!!

Renato Nogueira.

Anônimo disse...

Elegeram a lora, não foi? Agora não reclamem!

Anônimo disse...

Só a coluna do jonalista Fábio Campos que não enxerga isso, até o editorialista já viu.

Anônimo disse...

Se essa Câmara Municipal que está aí tivesse respeito pela população pediria o impeachment dessa prefeitinha de araque.
Nossa cidade está literalmente abandonada.
Mas o povão que a elegeu está feliz, afinal, a passagem de ônibus está baratinha, baratinha...

Anônimo disse...

Essa buraqueira na Av.Oliveira Paiva em frente ao sorvetão é uma vergonha!Já foi consertado dezenas de vezes e volta a ficar esburacado e cheio de lama do mesmo jeito.Eu mesma estou com meu carro todo frouxo de tanto cair em buraco pois a gente desvia de um cai em dois.Um descalabro total!