sábado, 4 de abril de 2009

UM ARTIGO EM DEFESA DE TASSO JEREISSATI


O jornalista Themístocles de Castro e Silva assina artigo no O POVO deste sábado defendendo o senador tucano Tasso Jereissati, acusado, nesta semana, em matéria da Folha de São Paulo, de ter usado dinheiro do Senado para fretar jatinhos. Confira:

A ACUSAÇÃO A TASSO

O Congresso seria uma das instituições mais sérias deste País se tudo o que lá ocorre fosse parecido com o que fez o senador Tasso Jereissati com a verba mensal a que tem direito para passagens (não confundir com a imoral indenizatória). “Tasso paga avião fretado com dinheiro do Senado” - foi a manchete da Folha de S. Paulo(2/4/09), numa perversidade estilo David Nasser, que chamou seu pai de contrabandista de linho. Pela primeira vez, no mundo, um cidadão que importa uma mercadoria, pagando ao Banco do Brasil todas as taxas e impostos correspondentes, é chamado de contrabandista, como é fácil constatar-se pela própria matéria do jornalista. Mas isso é outra história, que poderei contar depois.
O Senado pagou o avião fretado por Tasso com o dinheiro com que paga as passagens dos 81 senadores, inclusive os do Distrito Federal, que não têm para onde ir. Assim como a Câmara faz o mesmo com seus 513 deputados, cada um com sua cota, conforme o Estado de origem. O que fez o senador? Com a cota acumulada e com a devida autorização por quem de direito, no caso o Primeiro-Secretário do Senado da época, fez meia dúzia de viagens com jatinhos fretados. Só isso, e apenas isso.
Acontece que o tal jornalismo investigativo, na maioria dos casos, ouve o galo cantar sem saber onde. E os repórteres, empolgados com a tarefa, não se preocupam com alguns detalhes que, no caso, são fundamentais. O título de matéria dá a entender que, além das cotas, Tasso anda de jatinhos à custa do Senado. Maldade pura. Os três governos de Tasso mostram que ele não é capaz de fazer o que o jornal lhe atribuiu, sem nenhum respeito à sua honorabilidade pessoal. Daí a solidariedade unânime da Casa.

* Themístocles de Castro e Silva - Jornalista e advogado.

11 comentários:

Anônimo disse...

Dois pesos e duas medidas
Quando a matéria é contra membros da oposição o jornalista filiado ao DEMO chama de “PERVERSIDADE estilo David Nasser” quando é contra o governo tudo é verdadeiro. Em todos os seus artigos o referido jornalista Demo/Pefelista cita a Folha de S. Paulo, como se fosse uma grande fonte da verdade, agora chama de “jornalismo investigativo”. É por este tipo de jornalista tendencioso, que deixei de assinar e comprar jornal, principalmente o dele. Outra coisa como ele tem tanta convicção que tudo aconteceu assim? A história do linho, não precisa ele contar com a versão dele que eu já conheço.

Anônimo disse...

Quem diria......!!!!!!!Nosso Themistocles, o maior defensor de Coronéis, que tinha ódio a Tasso Jereissati por ter derrotado Adauto Bezerra, vem hoje defender o Galego.
Parabens, Themistocles. Você mostrou que é um homem justo.

Anônimo disse...

Falsa indignação !!!
Quando fazem insinuações contra outros políticos e, principalmente o Presidente Lula na melhor das hipóteses, SILÊNCIO TOTAL.
Quando atinge o TODO PODEROSO, indignação.
Porque não fizeram tanto alarde com escâncalo da filha do FHC que recebe dinheiro do Senado sem pisar lá ?
Será que estamos na Índia onde existem castas superiores que tudo podem e inferiores que nada podem ?
Ora, me comprem um bode !!!!!!!

Anônimo disse...

Eliomar,

Sabe qual a diferença entre o jornalismo de Themistocles e o do subjornalismo oficioso,aquele a serviço? É que ele tem independência. E essa liberdade que desfruta permite a ele ser ISENTO.

Ele não faz jogo. Esses que reclamam são uns coitados. Pra eles, só existem dois lados: o dos contra o governo e o dos a favor.
Desconhecem que jornalismo, como a Justiça, não DEVE e não PODE ter ideologia nem compromissos patrimonialistas. Só isso.

Assim, a César o que é de César. E numa era obscura das forças do atraso como essa que atravessamos no poder petista, convém estar alerta. O pessoal já mostrou que a verdade não é o seu forte, que a ética nunca passou de discurso eleitoreiro.

Portanto, PARABÉNS ao jornalista. Tenho certeza absoluta que esses uivos da malta não o intimidam. Sorte nossa.

Cris

Anônimo disse...

Depois da ditadura, à qual serviu com entusiasmo, Themistocles nunca mais se elegeu a nada.
Hoje é apenas um personagem em busca de qualquer polêmica que lhe dê visibilidade. Deixem a vivandeira falar sozinha...

LORENA COSTA disse...

quem acompanhou a explicação do senador TASSO na tribuna do senado federal, so teve a confirmação da sua integridade , todos os senadores de varios partidos falaram o quanto ele é correto , o quanto ja fez pelo Ceará, e ainda relataram algumas lutas que tem a favor do povo. que burrice do jornalista acusar sem provas, pq Tasso saiu ganhando pois o apoio que recebe é unanime, dos politicos e amigos. nada mais justo ja que provou que a verba poderia ser usada.

MAURILIO HOLANDA disse...

GENTE EU NAO ESQUEÇO DOS DOLARES NA CUECA !!! ISSO SIM É ROUBALHEIRA!! O CARA ESCONDER DINHEIRO NA CUECA, E VCS PREOCUPADOS PQ O SENADOR TASSO USOU UMA VERBA QUE É SUA , ME POUPEM. E AINDA TEVE OS MENSALEIROS/ MENSALAO MINHA GENTE !!!! E AINDA TEM AS BOLSAS: FAMILIA E ETC , PRA DEIXAR O POVO TAPADO, ACOSTUMADO COM DINHEIRO FACIL, O QUE ESSE POVO IRA FAZER QUANDO ACABAR , ESSES PETRALHAS TAO ACABANDO COM O BRASIL E VCS PRECOUPADOS COM UMA VERBA QUE DE DIREITO DE TODO SENADOR USAR , OU VCS QUEREM QUE ELE VIAJEM A BRASILIA TODA SEMANA DE JUMENTO! ME POUPEM, OLHA A NOSSA CIDADE O QUE A BELA PREFEITA TA FAZENDO COM SEU IMPOSTO, PQ FORTALEZA TA FEIA, FEIA, QUEM PUDER IR A NATAL QUE É AQUI DO LADO VAI SE SURPREENDER COMO A CIDADE SE DESENVOLVEU , MAS FORTALEZA PAROU NO TEMPO.

Anônimo disse...

Velho Temístocles, não perde a vez. Sempre aplaudindo quem já tem todos os aplausos.Não peço BIS, peço BIC !
João Teles

Ismael Luiz disse...

Gostaria de ver ou ler,um dia,Themístocles deixando de lado as coisas ruins do Governo Lula,e elogiando os fatos positivos do seu Governo.De qualquer maneira,reconheço o valor do bravo jornalista,sem meias palavras,falando,pouco se importando se vai agradar ou não.A sua verdade,é única,imutável,queiram ou não.

Anônimo disse...

Parabéns ao jornalista! Todos nós, cidadãos de bem, agradecemos sua atitude. É preciso mostrar para os poucos políticos sérios que ainda existem no Brasil que vale a pena sim o sacrifício de trabalhar pelo povo. O reconhecimento é o único incentivo que pessoas honras como o Senador Tasso precisam pra continuar com seu desejo genuino de melhorar a vida no nosso povo.

Cris disse...

É mesmo um espanto a cara-de-pau dessa gente petista. Falam como se tivessem moral pra isso.

Cobram o emprego assalariado da filha de FHC, mas calam cinicamente ante o neobilionário Lullinha, que virou sócio da TELEMAR da noite pro dia e ainda foi "contemplado" com a ajudinha do pai-presidente para mudar a lei e favorecer sua empresa na compra da Oi-Telecom. É de um cinismo sem limites.

E ainda se acham com moral pra criticar quem quer que seja, não é uma gracinha?

Querem moral pra isso? Condenem também o enriquecimento ilícito do filho do Lulla, que não passava de monitor de zoológico quando o pai foi eleito.

Querem ter moral pra atacar? Condenem também o roubo do dinheiro público no mensalão, os sanguessugas, o uso da cueca pra carregar dólares ilícitos, o aparelhamento da máquina pública, o jogo sujo dos dossiês fajutos, a balcanização da Polícia Federal, a associação com movimentos bandidos como MST, CUT, ONGs, que mamam descaradamente no dinheiro público pra sustentar suas ilegalidades e delitos contra o estado de direito.

E acima de tudo, reconheçam que mentiram e mentem o tempo inteiro pra nação. Aí sim, será aceitável que condenem quem estiver praticando ilícitos.