sexta-feira, 3 de abril de 2009

IGREJA DA PIEDADE REALIZARÁ O OFÍCIO DAS TREVAS

"Um dos momentos mais emocionantes que marcam a Semana Santa , o Ofício de Trevas (Tenebrae em latim), será realizado, pela primeira vez, quarta-feira próxima, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Bairro de Joaquim Távora), em Fortaleza. A cerimônia começará às 19 horas, vai durar uma hora e terá como oficiante o pároco da igreja, padre Orsini Nuvens Linard. Durante a cerimônia, contemplam-se a Paixão de Jesus, sua crucificação e a esperança da Ressurreição, com sete leituras de sete salmos, interrompidas pelos responsórios . O Ofício de Trevas constitui a oração oficial da Igreja e é baseado nos 150 salmos da Bíblia rezados pelos sacerdotes diariamente. Durante o ofício de trevas, cantam-se as lamentações do profeta Jeremias sobre Jerusalém.
Como na Igreja da Idade Média, durante o Ofício, todas as luzes da igreja são apagadas. À medida em que os salmos vão sendo proclamados , as velas vão sendo apagadas, ficando acesa apenas uma, que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição. As luzes apagadas simbolizam o luto da Igreja e a escuridão que envolveu Jesus quando ele pressentia a traição de Judas e a própria morte.
"Resgatar a tradição do Ofício das Trevas, dentro da programação da Semana Santa é reviver os símbolos de nossa herança cultural", destaca o padre Orsini. Ele também convoca

(Colaboração Joselita Feitosa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ofício das Trevas! É um outro nome pra Igreja Católica?

Anônimo disse...

Muito bacana essa notícia sobre evento católico.A Igreja está precisando mesmo de divulgação de suas ações , que são na sua maioria, praticadas em favor do povo e da melhoria de vida da gente. Vou mesmo atender esse convite da Piedade, pois moro bem pertinho.