sábado, 4 de abril de 2009

NO STF, HÁ 69 PEDIDOS DE EXTRADIÇÃO

"Levantamento realizado até o dia 2 de abril deste ano indica que atualmente tramitam no Supremo Tribunal Federal 69 pedidos de Extradição formulados por 21 países. Os Estados que mais possuem processos em tramitação na Suprema Corte brasileira são Argentina (10), Portugal (10), Uruguai (8), Alemanha (7), Estados Unidos (6), Itália (6) e Espanha (5). Ao todo, já foram protocolados na Corte 1159 pedidos dessa natureza. Os temas tratados nessas ações são variados. Destacam-se crimes contra o patrimônio (furto, roubo, apropriação indébita, estelionato e outras fraudes); contra a fé pública (falsificação de documento particular); contra a liberdade pessoal (sequestro e cárcere privado); contra a vida (homicídio simples e qualificado); e crimes contra os costumes (atentado violento ao pudor).
Peculato, frustração de direitos trabalhistas, lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes e uso indevido de drogas, quadrilha ou bando, contrabando ou descaminho, também são outros assuntos contidos nessas ações."

* Do Site do STF, leia mais aqui.

DETALHE - O pedido de maior polêmica é o do italiano Cesare Battisti, ainda por ser julgado no STF, e que, inclusive, mobilizou até forças políticas do Ceará. A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luizia, está em Brasília para uma série de manifestações na semana que vem em favor de Battisti. Maria é testemunha de defesa do italiano. Também o defensor público João Ricardo embarcou nas últimas horas para Brasília com objetivo de apelar à Associação Nacional dos Defensores Públicos pró-Battisti.

Nenhum comentário: