quinta-feira, 2 de abril de 2009

CIRO ACHA VIÁVEL UMA SEGUNDA CANDIDATURA GOVERNISTA AO PLANALTO EM 2010

"O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), cotado para a sucessão presidencial, afirmou que a oposição é a favorita para a eleição de 2010 e uma segunda candidatura da base aliada poderia neutralizar essa liderança. Parlamentar e ex-ministro da Integração Nacional do Governo Lula, Ciro argumentou que um outro nome da coalizão, além da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria mais chances de provocar um segundo turno. Ciro ora diz ser candidato, ora afirma que só a conjuntura pré-eleitoral determinará seu movimento. Mas quando fala em candidatura alternativa, inclui-se nesse provável escopo. Não só ele como outros aliados explicam que, embora concorrentes num primeiro momento, as duas candidaturas poderiam convergir em torno de um adversário comum, no caso o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), hoje com mais de 40% das intenções de voto, segundo pesquisas recentes. "A oposição tende a um certo favoritismo, o que não quer dizer vitória de véspera", afirmou o deputado. De acordo com a última pesquisa CNT/Sensus, Serra conta com 45,7% das intenções de voto, contra 16,3% de Dilma. Contra Ciro, que obteve 14,9% da preferência do eleitorado, o tucano aparece com 43,1%. O levantamento não apurou um cenário em que os três disputem o primeiro turno.
Segundo Ciro Gomes, apesar da popularidade, Lula terá limites na transferência de votos para Dilma. Além disso, ele afirma que a crise econômica global poderá facilitar o discurso de partidos adversários contra a manutenção de um governo do PT, dependendo da eficácia das medidas tomadas para conter seus efeitos. "Uma alternativa aliada é o principal elemento tático para impedir esse favoritismo. Isso garante o segundo turno e anuncia uma convergência com o candidato do Lula em segundo ou terceiro lugar", completou. Para ele, o próprio Lula já teria se antecipado a essa análise. Fontes do meio político consideram a hipótese do presidente não contrariar, ao menos no discurso, a ideia de uma outra candidatura amiga."

(Portal Terra)

2 comentários:

Rodrigo disse...

Ciro acha isso, desde que essa 2ª candidatura seja ele,né? Mar mininiiiino!!!

Anônimo disse...

Esse ciro tá atirando pra todo lado. Agora o cara té desesperado pois não terá mais moral de se candidatar a cargo no legislativo pois ELEZINHO disse que detestou. O que fazer meu Deus? Será que vai ter que voltar a fazer nada no Beach Park ou vai ser o ACQUARICULTOR DO ACCUARIUS?????