"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu as três últimas licenças prévias para que a segunda parte da Ferrovia Transnordestina comece a sair do papel. As autorizações permitirão que o consórcio formado para implantar a estrada possa conseguir a liberação do financiamento previsto para a obra nos trechos que totalizam 1.525 km entre as cidades de Trindade, em Pernambuco, e Elizeu Martins, no Piauí, a parte pernambucana entre Salgueiro e o porto de Suape, em Recife, e entre a cidade cearense de Missão Velha e o porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, ao lado de Fortaleza. O custo total do empreendimento é de R$ 5,4 bilhões para que a obra seja concluída em dezembro de 2010. Desse total, R$ 1,3 bilhão serão desembolsados pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), outros R$ 2,6 bilhões vão ser alocados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste(Sudene), R$ 225 milhões sairão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES), outros R$ 180 milhões do Banco do Nordeste (BNB). Os R$ 164,6 milhões restantes serão liberados pelo Tesouro Nacional, com verbas do orçamento da União. A licença emitida ontem pelo Ibama ainda não autoriza o início do segundo trecho das obras. Após a definição do cronograma para a liberação dos recursos, o instituto deverá emitir a Licença de Instalação do empreendimento que permitirá a execução da estrada. Esta autorização já foi concedida pelo órgão ambiental do governo federal para trechos entre as cidades pernambucanas de Salgueiro e Trindade, e entre Trindade (PE) e Missão Velha, no Ceará.
A Nova Transnordestina integrará sete estados do Nordeste e terá trens com capacidade para transportar 11 vezes mais do que as máquinas atuais. A estrada elevará a capacidade de escoamento agrícola para os portos de Pecém e Suape."
(Correio Braziliense da última semana)
segunda-feira, 30 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário