O ex-governador Lúcio Alcântara resolveu, por meio do seu Blog, tratar do tema Acquario do Ceará. Com críticas e lembrando que, quando estava na chefia do executivo estadual, esse empreendimento chegou à sua mesa, mas resolveu abandoná-lo por não considerar prioridade nem ter se convencido de que tanto gasto daria o devido retorno. Confira:
"O polêmico projeto do aquário, que o governo do Estado do Ceará pretende implantar em Fortaleza, ainda não saiu do papel, e já fez duas vítimas: a elegância e o vernáculo. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ao defender o projeto, o fez no estilo de sempre, que não está a altura do seu talento. Confunde incisividade com incivilidade, contundência com grosseria, convicção com intolerância. Dá azo que lhe retruquem no mesmo tom, tal o fizeram vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em defesa da prefeita Luizianne Lins.
Os contendores lançam mais farpas uns nos outros que luz na discussão. Na verdade, o que o deputado pretende é interditar o debate, impedí-lo. O clã ora no poder, tem aversão ao contraditório. Não admite a controvérsia. Por isso, urge estancá-la no seu início.É um comportamento que lembra os iluministas, detentores únicos do saber e da verdade. Ou os déspotas esclarecidos, outorgados condutores autocratas da sociedade. Em um caso, como no outro, o modelo está deslocado nos personagens e no tempo.
Tenho visto nos jornais e blogs a palavra aquário grafada com um c (acquário), que antecede ao q. Não encontrei a versão em dicionários que consultei. Só se for o c de confusão que o porta-voz do governo, escalado para explicar a ideia aos deputados, instalou no debate ao mencionar a origem dos recursos para construção da obra.Admito que um oceanário seja fator de atração turística e estimule o interesse das pessoas pela vida marítima, que é tão cara à cultura cearense. A questão que se coloca é sobre a prioridade e oportunidade do empreendimento, face ao custo e às demandas sociais do nosso povo.
Não bastasse a crise econômica que nos atinge, e que recomenda sobriedade e seletividade nos gastos governamentais.Basta ver o funcionamento precário dos grandes hospitais estaduais. Ou o elevado déficit habitacional, refletido no constante crescimento das favelas. Quando o deputado Heitor Férrer (PDT-CE) batizou o aquário, com ironia cirúrgica, de casa de peixes, dramatizou a falta de moradia que aflige milhares de famílias.
O fato dos cofres do Estado estarem abarrotados de dinheiro, como proclamam todos os dias autoridades do governo, não justifica o desatino do líder, deputado Nelson Martins (PT-CE), que admite gastá-lo sem se preocupar com a destinação.
O uso de verbas oriundas de compensações ambientais, devidas por empresas em decorrência da instalação de equipamentos que afetem o meio ambiente, para financiar o aquário, é incompatível com a finalidade do recurso.
A aplicação do recurso no aquário descumpriria requisito legal que restringe sua utilização em ações de defesa do ambiente, o que não é o caso. Além do mais, a destinação da verba deve ter aprovação prévia do Conselho Estadual do Meio Ambiente.Por último, transferir recursos dos municipios onde se deu o dano a ser reparado para investimento ornamental em Fortaleza, é uma injustiça que não resiste a simples exposição da manobra. O abandono dessa solução financeira pelo Estado evidencia a inconsistência e a fragilidade do projeto.
Quando governador, a ideia de fazer um aquário na cidade me foi apresentada. Abandonei-a por não considerá-la prioritária, nem ter me convencido de que o retorno econômico e o social justificassem o gasto."
VAMOS NÓS - O doutor Lúcio só não revelou quem foi que lhe apresentou tal projeto.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Eu respeito muito o Dr. Lúcio mas eu acho que ele deveria seguir com a vida dele. Eu torço muito que o aquário venha, que a copa venha e que o metrô venha. Um pouco de auto-estima ajuda até a saúde do povo. Claro que existem prioridades, mas o estado tem muito dinheiro. O aquário não vai comprometer a verba de outras áreas. O problema não é dinheiro, é vontade de fazer.
DÁ-LHE DOUTOR LUCIO!!GOSTEI.O CLÃ QUE HOJE DOMINA O ESTADO ÉCHEIO DE SOBERBA E IGNORA OS POBRES MORTAIS QUE ESTÃO AO SOPÉ DO OLIMPO SOBRALENSE.BEM FEITO..QUEM MANDOU ELEGER SOBRALENSE PRÁ GOVERNAR O CEARÁ? A ULTIMA EXPERIENCIA QUE TIVEMOS FOI COM O MACACÃO PARSIFAL(assim o chamava o Senador Carlos Jereissati)QUE LEVOU O CEARÁ A UMA PETIÇÃO DE MISÉRIA JAMAIS VISTA ANTES.PENSAVA QUE A LIÇÃO TINHA VALIDO MAS OS CEARENSES MAIS UMA VEZ COLOCARAM UM REPRESENTANTE DA MUI HERALDICA E GENTIL VILA DE SOBRAL OU UNITED STATES OF SOBRAL,NO GOVERNO DO CEARÁ.ESTAMOS A VIVER UM GOVERNO CHEIO DE MIS EN CENE E RAPAPÉS SEM CONTUDO ASSISTIR NADA DE PRODUTIVO A SER FEITO OU JÁ REALIZADO. ATÉ O CANAL QUE FOI OBRA DO DOUTOR LUCIO ROUBARAM PRA SI E VÃO ACABAR DIZENDO QUE O COLONIZADOR DO CEARÁ FOI O SEU EUCLIDES....
Acredito que devam haver outros interesses nesta obra do "aCquário". Se não é um empreendimento com necessidade justificável qual o porquê desta contundência em manter tal decisão em construí-lo? Será que a voz do povo que elegeu este governo não tem peso algum em suas decisões? O mais hilariante para não dizer dantesco é vermos o líder do governo querer justificar o injustificável.
Para um projecto tão mirabolante como este só me resta dizer:
ARREH ÉGHUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Às vezes fico pensando estar tendo um pesadelo. Não posso admitir ser verdadeiro um projeto desse jaez, em uma cidade totalmente dilacerada por crateras, vilipendiada por lixo e mais lixo, alquebrados seus habitantes por falta de alimentação condigna e condições mínimas de saúde, já que não temos hospitais para isso a não ser VIRTUAIS, malgrado termos uma epidemia ou mesmo endemia de dengue, sem que se faça nada para debelá-la, a não ser apelar PARA O BISPO, como fez agora há pouco o Jornalista Eliomar de Lima, que conclamou o Arcebispo de Fortaleza para se engajar em uma campanha para erradicar de vez a dengue de nossa pobre cidade e, mesmo assim, vir o clá ferreira gomes, irresponsavelmente, sob o peneplácito ainda mais irresponsável e radical do líder do governo na assembléia, propor um escandaloso projeto desses, que tem orçado para sua total realização a bagatela de 250 milhões...Creio estar tendo um pesadelo senhores...ou então pirei de vez.
A certeza da impunidade dá nessas coisas...Esse clã mereceria EL PAREDON, estivera em Cuba. E ainda era pouco.
Negrada, RAMU BRINKÁ NO aCUário?????
Ainda me lembro quando assistia à propaganda eleitoral de 2000 o anúncio que uma das obras que pretendia construir durante o seu governo era o Centro de convenções que avançaria em parte sobre o mar.
Mostrado em maquete eletrônica ampliava mais ainda a possibilidade de intervenção naquela região de Fortaleza. Mostrado apenas uma vez, foi pouco debatido naquela campanha, que foi muito mais moral que política.
Não poderia dizer agora que se tratava do mesmo projeto, se foi, já na campanha havia chegado à mesa do candidato favorito.
De resto deve-se só pontuar que o blog do ex-governador o apresenta como estadista, alguém que mira o horizonte do Ceará não apenas a política mundana, pelo mesnos é essa a imagem que tenta construir de si mesmo.
Essa iniciativa nos brinda com pérolas como essa definição do deputado Ciro Gomes, nem de longe lembra a participação histriônica que Nelson Martins , Acrísio Sena e Osmar Baquit tem feito.
Falta senso de urgência, prioridade e oportunidade na discussão do aquario, o proprio Lúcio Alcantara reconhece a importancia dele, mas essa não é a única obra que o estado precisa.
Em tempo:
O arquiteto José Sales já esmiuçou a genealogia da história dessa ideia aqui mesmo no blog do eliomar.
A entrada no Aquario de São Paulo é R$20, que é uma cidade para onde afluem muito mais turistas que Fortaleza. é com esse preço que o dep. nelson Martins afirma que a obra se pagará no primeiro ano.
teria sido a Camargo Correa????
Negrada voces que não são de Sobral estão é com inveja do Homem. O Cid é um cabra sobralense e só tem gente capaz de fazer e tirar esse Ceará do atraso aqui em Sobral mesmo. Fortaleza deveria ser rebaixadaa mera cidadezinha do interior e Sobral, sim ser declarada capital do Ceará. O accquario é necessário sim mas no rio Acaraú.
O DR. LUCIO TEM O DOM DA ORATORIA , OU SEJA, O DOM DOS CHATOS.
Eu não condsigo entender como que um governante de um estado pobre como o Ceará,que tem uma saúde precaríssima,escolas que estão com os tetos caindo,uma educação capenga e com professores temporários com mais de 2 meses de salário atrasados,delegacias superlotadas,estradas esburacadas,um grande déficit de moradias,contingente policiais civis e militares insuficiente,despreza tudo isso para construir uma "CASA DE PEIXE"!É muita falta de seriedade e de sensibilidade política de um governador desse,meu povo!Abaixo essa "Casa de Peixe"!O povo tem que protestar contra um absurdo desses!Estamos diante de um governo perdulário e absolutista!Que vergonha!!!
O que é que a pujante cidade de Sobral tem a ver com isso?
João
Menino, conheço muita coisa sem fundamento, mas como discutir este assunto, acho que nada supera.
Quando o dono do Estado resolve uma coisa, não adianta nada e nem ninguém opinar.
Vocês lembram a historia das camionetas da Ronda do Quarteirão?
Adiantou se mostrar que a escolha de carros tão caros era uma imoralidade?
Nada, ele na sua onipotencia e onisciencia, decidiu e pronto, tá decidido.
Estamos todos preocupados com o custo da obra. Ja pensaram, no custo da manutenção?
Vai ser feito e depois, abandonado.
Escrevam o que estou dizendo
Fiquei curioso e fui no PAI DOS BURROS - Dicionário Aurélio - Século XXI.
Tá lá:
Do lat. aquariu, 'reservatório de água'.]
S. m.
1. Depósito de água para conservar, criar ou observar animais ou plantas aquáticas, e especialmente peixes ornamentais.
2. Viveiro (2).
3. Fig. Bras. Cada um de diversos locais de trabalho, separados por divisórias de vidro, em sala de grandes dimensões, como, p. ex., numa redação (5).
4. P. ext. Astr. A 11ª constelação do zodíaco, situada no hemisfério sul. [Sin. (p. us.), nesta acepç.: Aguadeiro.]
5. Astrol. O 11º signo do zodíaco, relativo aos que nascem entre 20 de janeiro e 19 de fevereiro.
[Com cap., nas acepç. 4 e 5.]
aquário2
[Do lat. aquariu, 'relativo à água'.]
Adj.
1. V. aquático (2).
A grafia acquário deve advir da heráldica cidade de SOBRAL.
Tenho pra mim que essa estória de aquário com C é pura friage sobralense.
Sobral não tem friagem não. Quem tem friagem mesmo é o CID.
Postar um comentário