sábado, 11 de abril de 2009

PSB ALERTA: SE CRISE AMEAÇAR DILMA, CIRO PODE VIRAR PLANO B


Ciro posando ao lado de eleitoras no aeroporto de Fortaleza.

"Com a tese de que é necessário lançar dois candidatos governistas para forçar um segundo turno na eleição presidencial de 2010, o PSB começou a executar um giro nacional para colocar em evidência o presidenciável do partido, Ciro Gomes. A articulação já ganhou até um nome, a chamada "Operação Pernambuco". Trata-se de uma referência às eleições de 2006 naquele Estado, quando a oposição lançou dois candidatos, Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT), contra o candidato do governo, Mendonça Filho (DEM), então favorito e apoiado pelo ex-governador do Estado, Jarbas Vasconcellos (PMDB). A oposição conseguiu forçar o segundo turno e Campos acabou vencendo. "O governo não pode ficar só com a Dilma, é muito arriscado", advertiu o senador Renato Casagrande (ES) na reunião da executiva do PSB, na semana passada, em referência à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Uma economia em queda expõe as mazelas do governo", emendou o senador.O temor da cúpula socialista é de que as dificuldades econômicas arrastem a candidatura da petista Dilma, abrindo espaço para a vitória em primeiro turno do candidato da oposição. O PSB aposta todas as suas fichas na candidatura do governador paulista José Serra (PSDB), e também não tem dúvidas de que grande parte do debate de campanha se dará em torno da gestão pública, área em que o tucano tem mais experiência.Para Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, lançar duas candidaturas é "uma forma de garantir a defesa do governo e de assegurar um segundo turno". "Há espaço para mais de um candidato da base. Temos dois exemplos, um bem-sucedido, que foi Pernambuco, e um malsucedido, que foi São Paulo. É o mesmo raciocínio para 2010", disse o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O parlamentar se refere à eleição de 2008, quando o PT, de Marta Suplicy, foi vencido por Gilberto Kassab (DEM). À época, aliados dos petistas insistiam em ter mais uma candidatura de oposição, mas o PT preferiu se aliar ao PC do B, de Aldo Rebelo, já no primeiro turno. Alguns pessebistas também desconfiam do fôlego de Dilma para vencer Serra, o que dá mais combustível ao lançamento de outra candidatura da base."

(Agência Estado/Foto - Paulo Moska)

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto novamente...pode retir milhões de vezes que o Ciro não decola, ok?

Anônimo disse...

E se o Ciro ameaçar o Ciro, qual é o plano C?

Claudio Sales disse...

Ciro só será candidato se der tudo errado na economia. Agora, quem vai querer que ciro seja candidato? Acredito que nem o próprio ciro, que desde seria um candidato maldito.

Evaristo Diniz disse...

O Ciro disputa com o próprio Ciro. O maior adversário dele é ele mesmo. Coitado, nao tem crédito nos meios mais esclarecidos do país, só aqui no Ceará que tem um turminha que se autodenomina de intelectual que o cerca de encômios, mas falsos. Oh gente falsa. Tenho pena do Ciro. Evaristo Diniz.

Anônimo disse...

Parafraseando escatológicas falas do próprio Ciro poderíamos dizer:

1. Essa base aliada do Lula é um p.t.i.o a céu aberto

2. Plano B, de b.s.a

Marla disse...

Nããããooo...sendo asim: voto na Dilma, trabalho pra Dilma... sou Dilma desde que nasci.

Anônimo disse...

DU-VI-DEODO.