quinta-feira, 9 de abril de 2009

TORTURA - ÓRGÃO DA OEA DÁ QUEIXA DO BRASIL SOBRE CRIMES DO ARAGUAIA

"A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), prestou queixa formal contra o Brasil pela prisão, tortura e desaparecimento de 70 pessoas na campanha do Exército contra a guerrilha do Araguaia, durante o regime militar na década de 70, informou o órgão nesta quarta-feira. A demanda foi apresentada dia 26 de março à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
A queixa se refere à "detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de integrantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e camponeses, durante a campanha contra guerrilheiros que atuavam na região do rio Araguaia, na região Norte, entre os anos de 1972 e 1975."

(Globo Online)

9 comentários:

Cris disse...

Eliomar,

Gozado como essa comissão da OEA e o tal "direitozumanos" como um todo são tendenciosos, vigaristas e aparelhados pela esquerda...

Fidel Castro e seu irmão Raul há 50 anos matam, prendem, torturam e tolhem a liberdade de uma população inteira de cubanos e essa tal comissão NÃO DÁ UM PIO sequer. Fazem isso ainda hoje, não é coisa só de passado não. Por que não condenam também?

Quer dizer que prender, torturar matar em nome da CAUSA marxista-trotskysta-leninista pode, é? Essa esquerda me dá asco.

O Brasil não pode aceitar isso. Não é caso de defender quem matou e torturou no regime militar não. É questão de cobrar da tal comissão a mesma condenação ao ditador cubano por crimes contra a humanidade, que na ilha-prisão já chegam a quase 100.000 cadáveres feitos nas mãos do porco assassino Fidel Castro. Matar cubano pode? hein? Por quê? Por acaso cubanos não são também seres detentores de direitos humanos?

É vergonhoso fechar os olhos e não fazer nada contra as atrocidades do presente e depois querer posar de paladinos justiceiros e condenar o Brasil por crimes acontecidos "durante a campanha contra guerrilheiros que atuavam na região do rio Araguaia". Quer dizer, homens mortos em combate, com perdas dos dois lados durante confrontos de guerrilhas, com militares e militantes armados e dispostos a tudo, inclusive com a plena noção do risco de morte. Bem diferente do que fazem em Cuba contra uma população desarmada cujo único crime que comete é sonhar com a liberdade ao querer fugir da ilha-prisão.

Por que não prestam queixa formal contra Cuba também? VERGONHA!

Virgilio Muniz disse...

Esse Cris é um cínico. Além do mais mente. Mente sobre Cuba: Cuba já foi condenada pela OEA com a medida mais drástica: a expulsão, atendendo a interesses americanos. Esse Cris quer o que, que a OEA condene outra vez Cuba se Cuba já nao pertence à OEA? Além de mentiroso, esse Cris é desinformado. Sobre o Araguaia ele mente mais ainda. Os jovens guerrilheiros foram torturados e mortos já estando sob a guarda do Estado, vivinhos nas mãos dos militares. A condenaçao é ao Estado brasileiro com data certa: os crimes de Estado foram praticados na época da ditadura fascista comandada pela direita militar. E mais: enquanto as mortes de opositores em Cuba (ocorrida apenas nos primeiros dois anos da Revoluçao) sao assumidas pelo Estado cubano e conhecidas dos cubanos, no Brasil, até hoje, o Estado nao assumiu a responsabilidade e nao há um só militar torturador que tenha assumido os seus crimes. Ficam tergiversando, mentindo, agindo por debaixo dos panos, todos covardes e cínicos. Virgílio Muniz.

Crus disse...

Caro Virgílio,

Você chamou de cinismo a minha indignação contra um ditador assassino que há 50 anos PRENDE, TORTURA, ESFOLA, MATA e PRENDE uma população inteira de cubanos? Pra você isso é cinismo? Pra mim, falta-lhe espelho.

Você é mesmo desinformado ou age de má-fé? Porque dizer que "as mortes de opositores em Cuba (ocorrida apenas nos primeiros DOIS ANOS da Revoluçao)" é uma MENTIRA vigarista sem limites. Ou você desconhece que em 11 de abril de 2003 desse século XXI houve o fuzilamento de três cidadãos que seqüestraram um barco para fugir da ilha? Também a condenação de mais 75 pessoas a penas que chegam a 28 anos de prisão por delito de opinião, que abalou a fé até mesmo de grandes admiradores do porco maldito Fidel Castro, como o escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998 e velho amigo do regime castrista, que rompeu com ele nesta ocasião?

O nome dos três cubanos executados em abril de 2003 são Lorenzo Enrique Copeyo Castillo, Bárbaro Leodán Sevilla García e Jorge Luis Martínez Isaac.(CMI Brasil).

Pois é, cara, mas como você está desinformado, hein? Sua amada ilha-prisão com seu ditador assassino CONTINUA matando sumariamente no PAREDÃO. E ai de quem tentar fugir de lá, como os dois pugilistas cubanos que tentaram fugir da delegação cubana nas últimas olimpíadas e foram SUMARIAMENTE sequestrados e devolvidos a CUBA pelo governo petista. O argumento falacioso de que queriam voltar pra lá caiu por terra, quando o segundo pugilista também conseguiu fugir da tirania e se asilar esse ano nos EUA.

Quanto à OEA, leia: "Os 35 membros da OEA são: Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, CUBA, Dominica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Kitts & Nevis, St. Lucia, St. Vincent & Grenadines, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Ressalte-se que, apesar de Cuba permanecer como membro, o atual governo foi excluído de participação na OEA em 31 de janeiro de 1962, por 14 votos, por resolução da VIII Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores Americanos, realizada em Punta del Este, Uruguai."

Repetindo: apesar de excluído de participação, CUBA CONTINUA COMO MEMBRO DA OEA.

Portanto, nada impede a OEA de fazer uma condenação também a Cuba. Organismos internacionais toda hora se manifestam contra tiranias, independente de ter ou não ter aquele país como membro.

Cris disse...

Só mais algumas observações:

1- Sou radicalmente contra a tortura, contra a tirania, contra qualquer regime de exceção, quer seja a ditadura fascista de direita no Brasil , quer seja a ditadura fascista de esquerda em Cuba.

2- Entretanto, "Os jovens guerrilheiros [que] foram torturados e mortos" não estavam no Araguaia para pregar a Bíblia. Tinham plena consciência de que quem se lança numa aventura dessas contra UMA DITADURA tem duas opções: matar ou morrer.

3- Quem disse que "no Brasil, até hoje, o Estado nao assumiu a responsabilidade"? É uma mentira deslavada. Quem desconhece as indenizações milionárias e absurdas que nós, contribuintes, temos pago às tais vítimas do regime militar?

4- E por que rasgar a Lei de Anistia só para um lado da História? Se for pra punir crimes, que sejam considerados os dois lados do confronto. Afinal, os terroristas matavam indistintamente a população inocente que não tinha vínculo nenhum com a luta pelo poder que se travava na época.

5- Por fim, ambos os lados queriam instalar uma DITADURA no Brasil. A de direita, ganhou e passou 21 anos com alternância de 5 ditadores, entregando o poder pacificamente.

Mas se a ditadura de esquerda tivesse se instalado no Brasil, com certeza estaríamos até hoje sob o domínio de um ditador populista e sanguinário, como todos os que se instalaram na Rússia, na China, em Cuba, na Coréia do Norte... E o número de cadáveres estaria talvez na conta dos grandes genocídios do século XX.

Virgilio Muniz disse...

Cris, nao vem com disfarces nao, cara. Tu és mesmo defensor de ditaduras desde que sejam de direita. Tu sabes que os jovens mortos no Araguaia o foram depois de estar presos, submetidos a tortura por torcionários pagos pelo Estado. As indenizaçoes nao sao por torturas, mas por causas laborais. Os torturadores devem, mais cedo ou tarde, ser levados às barras dos tribunais. Se o Brasil nao tomar a iniciativa, a OEA e a ONU tomarao. A começar por determinar a prisao desses bandidos em qualeur país caso eles decidam empreender viagens turísticas. Fala sério, Cris, como tu te dizes contra ditaduras de direita e esquerda e vens acobertar crimes cometidos pela ditadura brasileira que tu nao tens a coragem de defender de forma transparente e vens com sofismas pra cima da gente, cara! Cuba nao pertence à OEA, Cuba foi expulsa e nao pode se submeter a condenaçoes desse organismo. Os fuzilamentos cubanos têm nome, autoria e endereço. Foi o Estado que praticou essa barbárie e as famílias dos mortos sabem onde eles estao enterrados. Lá eles assumem esses insanos atos. Aqui é que os militares covardes, que ganharam suas estrelas nas cozinhas do Planalto num lava-pé de puxassaquismo sem tamanho é que se escondem e nao assumem seus crimes. O Brasil ou abre os arquivos e começa a julgar esses bandidos ou vai ter que se submeter aos tribunais internacionais. Cris, tem coragem de assumir tuas sandices , cara! Virgilio Muniz , filho de militar honrado, patriota e esclarecido do Exército brasileiro.

Cris disse...

Ai, ai, Virgílio! Dá um tédio ter que "desenhar" pra você entender...

Cada vez acredito mais que você age mesmo de má-fé, aliás, como todo gramsciano da esquerda radical.

Mas me diz: como é mesmo a história? Você defender o paredão cubano pelo bizarro argumento de que "Os fuzilamentos cubanos têm nome, autoria e endereço"? Com a ridícula justificativa de que "Foi o Estado que praticou essa barbárie e as famílias dos mortos sabem onde eles estao enterrados" e que "Lá eles assumem esses insanos atos"?

Meu Jesus Cristinho. Cara, não dá pra acreditar em tanta desfaçatez orgulhosamente assumida. Quer dizer que basta informar aos parentes o endereço onde enterraram as vítimas das atrocidades e assumir com a coragem dos covardes que "MATEI" e pronto: não há o que reclamar???

Dentro dessa sua lógica, pressupõe-se que no Brasil faltou aos militares agirem como o ditador facínora em Cuba, ou seja, assumir em nome do Estado que praticaram "essa barbárie e as famílias dos mortos sabem onde eles estao enterrados", como você afirma. Então bastaria só eles assumirem "esses insanos atos" que tudo estaria legal, e a eles seria consentido ficar 50 anos no poder com licença para matar cidadãos.

Ora, mas TENHA A SANTA PACIÊNCIA!!!

Não passa pela sua cabeça uma pontinha de suspeita sobre o motivo da não abertura até hoje dos arquivos da época do regime militar não? Há seis anos o governo petista está no poder. Por que não faz isso? Ou melhor, por que até prorrogou o prazo de abertura? Será que a mistificação da esquerda ficaria de pé, caso esses arquivos fossem abertos?

E pra terminar, volto a repetir: Se for para rasgar a Lei da Anistia, que se pratique a JUSTIÇA e se condene TODOS os que cometeram atrocidades dos dois lados: os militares assassinos de direita e os terroristas assassinos de esquerda, muitos destes hoje se refestalando no poder.

Em tempo: Eu não afirmei que a Lei 10.559 prevê indenizaçoes por torturas. Sei que ela indeniza pessoas que foram impedidas de exercer atividades econômicas por motivos políticos. E isso não é uma reparação do Estado??? Será que em Cuba existe isso??? Ou assumir os insanos atos e informar onde os mortos estão enterrados é melhor que isso?

Virgilio Muniz disse...

Olha, Cris, sobre Cuba, pondo um ponto final: lá as famílias sabem onde estao os seus mortos, todos mortos pelo Estado em nome da segurança nacional. Barbárie pura. Nada justifica a morte fria, pelo Estado, de qualquer ser humano, muito menos por razoes políticas e ideológicas. Um dia, que nao está muito longe, as famílias cubanas poderao cobrar do Estado a paga por esses crimes. Vamos ao Brasil. Os que você chama de "terroristas", os que vocês nao mataram, foram todos presos e condenados. Tu queres outra condenaçao, é? Deixa de ser cínico, cara. E os militantes do Partidao que eram contra a luta armada e nao pegaram em armas e foram friamente mortos (David Capistrano foi esquartejado) por militares tporturadores covardes e facínoras? E Rubens Paiva, deputado pacifista, morto friamente? Cadê os corpos dessas pessoas, desses verdadeiros patriotas? Se tu viveste a época, e silenciaste, tu eres no mínimo um coninvente com esses crimes. Os militaers chilenos assumiram o que fizeram. E os argentinos também. Só aqui é que eles nao assumem porque nao querem perder a mamata do Estado. Nenhum deles deveria vestir a farda das FFAAs, sao indígnos. Sao milicos que ganharam estrrelas sem fazer nada, passando o tempo todo nos quartéis coçando o rabo. Virgílio Muniz

Virgilio Muniz disse...

E mais Cris. Informar onde estao os corpos dos mortos é melhor que mil indenizaçoes. O problema é porque tu te guias em funçao de cifroes. Matar jovens indefesos, já presos, submetidos à força do Estado para ti nada siginifica, por isso saber onde estao os mortos pouco diz para o teu coraçao. Aliás, tens mesmo coracao? Fala sério, Cris: tu reconheces que no Araguaia 90% dos mortos o foram já sob a guarda do Estado? Tu reconheces que se praticaram torturas bárbaras contra presos políticos nos quartéis do Brasil? Tu reconehces que essas torturas foram praticadas sob comando de generais? Tu reconheces que os membros do Partidao (que era contra a luta armada e nao a praticou) foram todos mortos sob a ordem desses mesmos generais de fancaria? Vai, Cris, vai Crisinho, fala como homem cara, nao vem com tergiversaçao, nao. Tu nao és contra as atrocidades praticadas em Cuba por razoes humanas. Tu és porque és ideologicamente contra Cuba. Sim, porque aqui no Brasil até agora tu tens acobertado o tapete escuro que paira sob os corpos nao encontrados dos jovens patriotas mortos, verdaeiros patriotas, mais patriotas que generais de 5 estrelas que usaram a farda para matar e torturar e hoje nao têm coragem de assumir os crimes que praticaram , como o fizeram seus congêneres chilenos e argentinos. Virgilio Muniz

Cris disse...

Desisto, cara, assim não dá.

A lógica é essencial ao raciocínio. Senão vira "raciossímio", e não adianta insistir que a pessoa não consegue acompanhar.

Por isso, desisto. Já passando do tempo, porque sinto que você já escreve em tom muito agressivo. Bem característico dos que estão se sentindo derrotados. Aliás, bem comum aos que se sentem sem argumentos: passam a tentar desqualificar o adversário do debate.

Do meu lado, continuo condenando figuras abjetas como Fidel Castro. Acho que o inferno tem adiado a chegada lá desse hóspede maligno, infelizmente. Talvez por medo de concorrência...

Mas, passe bem.