quinta-feira, 9 de abril de 2009

SECRETÁRIO ANUNCIA: ESVAZIAMENTO DAS DELEGACIAS DE FORTALEZA COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 23


A partir do próximo dia 23, todas as delegacias de Fortaleza e da Região Metropolitana serão esvaziadas. Anunciou, nesta quinta-feira, o secretário da Justiça e Cidadania do Ceará, Marcos Cals, adiantando que isso ocorrerá porque o governo estadual vai inaugurar até o fim de maio duas novas casas de privação provisória de liberdade. Esses novos presídios forma construidos no município de Itaitinga, do outro lado da CE na qual se localiza o Instituto Penal Paulo Sarasate, que fica em Aquiraz.
A primeira unidade será entregue no próximo dia 18 pelo governador Cid Gomes (PSB) e terá capacidade para acomodar 950 presos. A outra, conforme o secretário, terá a mesma capacidade: 950 vagas. Essas novas unidades foram resultado de um investimento da ordem de R$ 12,5 milhões, complementou Cals, que seguiu para Teresina (PI), onde passará o feriadão da Semana Santa com familiares.
"Nós vamos esvaziar as delegacias e implantaremos ,ainda neste ano, 2.800 vagas para todo o sistema prisional, sendo 2.400 na Região Metropolitana e 475 no Interior, com pequenas unidades", adiantou Marcos Cals, observando que o Estado vem investindo na melhoria do sistema, pois reconhece dificuldades. Ele considera prioritário o evaziamento das delegacias, explciando que assim a Polícia Civil "poderá sair da condição de carcereira e trabalhar na investigação, que é seu légitimo papel".
A superlotação das delegacias, conforme o secretário, é também consequência do trabalho que o Programa Ronda do Quarteirão vem realiza do no copmbate ao crime na Capital e em Caucaia e Maracanaú. Ele destacou que as novas casas de privação também darão condições para que o Ronda amplie seu raio de ação, o que ocorrerá em toda a Região Metropolitana a partir de junho próximo.

Nenhum comentário: