quarta-feira, 6 de maio de 2009

TVS A CABO CONTINUAM COBRANDO POR PONTO EXTRA. MINISTÉRIO PÚBLICO PROMETE REAÇÃO

"Apesar de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter proibido o pagamento pelo ponto extra de TV por assinatura, as operadoras nacionais continuam cobrando pelo serviço que fornece sinal para diferentes televisores de uma mesma casa baseadas em uma liminar anterior à publicação da decisão há duas semanas, no dia 22 de abril. Depois de quase um ano de polêmica, a Anatel publicou a Resolução 508/2009 que proíbe a cobrança pela manutenção do ponto extra. Em junho de 2008, um regulamento da Agência já havia determinado o direito ao uso do ponto extra sem precisar pagar nada a mais. Entretanto, na época, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) entrou com uma ação cautelar na Justiça que permitia a cobrança já que as empresas cobravam por um serviço de manutenção. Net e Sky, por exemplo, continuam cobrando pelo ponto adicional. Mas a Net não está instalando novos pontos, somente aqueles incluídos em pacotes combo — a instalação de um ponto extra já não era cobrada pela operadora, apenas a manutenção mensal é taxada e continua sendo cobrada dos clientes que já possuíam o ponto extra.Para "impedir que a liminar seja indevidamente utilizada pelas empresas de TV por assinatura para justificar o descumprimento da Resolução", o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) entrou com pedido de revogação da liminar concedida em junho de 2008 à ABTA. Segundo o Ministério Público, o uso da liminar não tem respaldo legal e a Resolução tem vigência imediata e as empresas devem agir automaticamente de acordo com ela. Além disso, de acordo com o órgão, a decisão concedida à ABTA refere-se à outra resolução da Anatel (Resolução 488/2007) e "uma vez que o objeto da ação deixou de existir, a liminar perde sua validade". Fátima Lemos, assistente de direção do Procon SP, acredita que o fim da cobrança do ponto extra ainda deve ter novos capítulos na Justiça."

(Folha Online)

4 comentários:

Ernesto Castro disse...

Eliomar meu caro: é mais fácil acreditar em Coelinho da Páscoa, Papai Noel ou Et de Varginha, do que em uma decisão a favor do consumidor. Só lembrando: Quem é o dono da NET, o todo poderoso. Que tal ao invés de ficarmos blogueando lançarmos uma campanha para que todos os usuários cancelem seus contratos de uma vez. Seria algo assm como o "dia pela democracia na tv". aposto que os magnatas tupiniquins e medievais de nosso estado tremeriam na base, pois estes só conhecem a linguagem do money. Isso também vale para outros serviços chinfrins como os planos de saúde os consumomeds da vida, e por aí vai. é só deixar de consumir que aí esses parasitas vão ver o que acontece.

Anônimo disse...

CARO ERNESTO VC FALOU TUDO, AKI NO CEARA A MAFIA DO COMBUSTIVEL ATUA NA CARA DO MP E ELES NAO FAZEM NADA...TIREM POR EXEMPLO O JOGO DO BICHO!!!!

DENISE LOAN disse...

COMO DIZ O NENO CAVALCANTE:"MAS MENINA" MINISTERIO PUBLICO NÃO TEM E NÃO TERÁ FORÇA PARA TAL DERRUBADA,HISTORIA PARA BOI DORMIR

Anônimo disse...

E o estacionamento do Iguatemi???? Como anda a questão???? Alguém sabe??? Menino, é por isso que acontece aqui no meu "cearazim" tanta homenagem pra juiz.... E tome festa...