domingo, 21 de outubro de 2007

JOCA DA ROCINHA, TRAFICANTE CARIOCA, ESTÁ PRESO EM FORTALEZA

Num ação conjunta das policias do Rio de Janeiro e do Ceará, foi preso na madrugada deste domingo, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, João Rafael da Silva (32). Trata-se, segundo policiais cariocas, de um dos traficantes mais procurados naquele Estado. João é conhecido no submundo do crime como "Joca da Rocinha" e apontado como gerente-geral da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA). A prisão dele ocorreu no saguão do aeroporto, quando aguardava a namorada procedente do Rio. De acordo com policiais cariocas, Joca estaria em Fortaleza há cerca de dez dias. João da Rocinha é apontado ainda como autor do furto de mais de R$ 2,5 milhões da apuração mensal da ADA, resultado do apurado com venda de drogas na Rocinha. Poucas informações foram divulgadas, pois há o temor de que, por estar envolvido nesse tipo de ação, ele possa ser executado por grupos.

Segundo a Coordenadoria de Informação e Inteligência da Polícia Civil (Cinpol), Joca estava sendo monitorado há dois meses, desde quando teria deixado a Rocinha com esse dinheiro. Desde então, o traficante teria ido para um outro estado antes de chegar até Fortaleza. Delegacias especializadas investigavam a favela da Rocinha desde o começo do ano. A polícia afirmou ainda que, a partir de uma operação feita na Rocinha, em agosto, prejudicada por vazamento de informações, os agentes conseguiram colher vários dados de moradores da favela através de denúncias. Por causa disso, a ação foi batizada como Operação Cidadão Carioca.

VIAGEM

A Cinpol informou que Joca teria passado pelo estado de Mato Grosso e pelo Distrito Federal, antes de ir para o Ceará. Ele deve ser levado até o Rio de Janeiro ainda na noite deste domingo ou na segunda-feira (22) por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Quando ele desembarcar no estado, serão feitas e concluídas investigações de diversas delegacias, como a 15ª DP (Gávea), e das próprias Cinpol e 19ª DP (Tijuca). Ainda segundo a polícia, além da venda de drogas, o traficante é investigado pela execução, em março, de três menores na Rocinha. Uma das vítimas seria Suellen Moreira, de 15 anos, que namorava o policial Sérgio Luiz de Albuquerque, detido em agosto por suspeita de vazar informações sobre uma operação na favela.

POLÍTICA ASSISTENCIALISTA

De acordo com a Polícia Civil, o traficante costumava adotar uma política assistencialista para conseguir o apoio dos moradores da favela da Rocinha e estaria à frente das negociações com atacadistas de drogas. Joca controlaria o tráfico de drogas na área que ia do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, até o Humaitá, na Zona Sul.

(Este Blog com informações também do Portal G1)

Nenhum comentário: