segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

CONFIRMADO - TERAPIA DA COMUNIDADE QUATRO VARAS VAI VIRAR POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL


O coletivo contra o sofrimento

O Ministério da Saúde vai assinar convênio com a Universidade Federal do Ceará ainda neste mês para estender a experiência da terapia comunitária do Projeto Quatro Varas, da Comunidade do Pirambu, em Fortaleza, para vários pontos do País. A decisão foi tomada a partir da experiência já adotada pela Secretaria Municpal de Saúde, que integrou essa estratégia ao Programa Saúde da Família e à Rede de Saúde Mental do Município.
Em conseqüência, a Prefeitura de Grenoble, na França, resolveu convidar o grupo de Quatro Varas e da Prefeitura para expor o trabalho, que deve ser implementado nessa cidade francesa. Uma comitiva, inclusive, já afivela malas. Nela, o professor Adalberro Barreto (Quatro Varas), o criador do projeto, secretário municipal Odorico Monteiro, terapeutas comunitários do programa, massoterapeutas e até rezadeiras.

TERAPIA COMUNITÁRIA - Trabalha com acolhimento do sofrimento. Essa terapia é uma espécie de escuta coletiva, com troca de experiências e acompanhamento médico. Conta ainda com o projeto Oca de Saúde Comunitária, que conta com a massoterapia (massagem anti-stress, etc).

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU MASSOTERAPEUTA COM CURSO NO QUATRO VARAS, TURMA DE 2006.
SÃO 360 HS (160 TEORIA E VIVÊNCIAS E 200 HS PRÁTICAS.)É SIMPLISMENTE MARAVILHOSO!AMBIENTE, FACILITADORAS, LOGÍSTICA, COORDENÇÃO E O APROVEITAMENTO É DE 100%. FORMAMOS UMA EQUIPE DE 05 MASSOTERAPEUTAS(CADA UM ASSISTE ESPORADICAMENTE UMA COMUNIDADE E TDS AOMPANHAMOS O COLEGA.SOMOS FELIZES POR LEVAR O BEM ESTAR A PESSOAS Q JAMAIS PENSARAM OBTÊ-LO.