quarta-feira, 30 de abril de 2008

UMA CELEBRAÇÃO PLURAL PELA VIDA DE DEMÓCRITO DUMMAR


Foto - Marcos Campos

Cerca de duas mil pessoas lotaram, nesta noite de quarta-feira, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, para homenagear, através de manifestações populares e cerimônia religiosa, o presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Rocha Dummar, que morreu na última sexta-feira. Em clima de ato ecumênico, mas prevalecendo o ritual da Missa de Sétimo Dia, compareceram para se solidarizar à família vários colabordores do Grupo, empresários, lideres comunitários e políticos como os senadores Tasso Jereissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdob) e Patrícia Saboya (PDT), além do governador Cid Gomes - com seus secretários Ivo Gomes (Chefe de Gabinete) e Arialdo Pinho (Casa Civi) - do representante do Poder Legislativo, Luiz Pontes (PSDB), e Deodato Ramalho, assessor da prefeita Luizianne Lins (PT). Entre empresaríos, dona Yolanda Queiroz e seu filho, Airton Queiroz (Grupo Edson Queiroz) e José Dias de Macedo (Grupo J. Macedo), com os filhos Amarílio Macedo, que preside o grupo, e Roberto Macedo, presidente da Federação das Indústrias do Estado, além de Honório Pinheiro, presidente da CDL Fortaleza. Do Poder Judiciário, marcou presença o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes.
Antes da celebração, membros das tribos dos Tremembé, Pitaguary e Tapeba apresentaram o Ritual da Transcendência. O Grupo Vidança, com seus tambores ancestrais, e o maracatu Nação Baobab também lembraram Demócrito.
A missa foi concelebrada pelos padres Dourado, Fred Solon, Manfredo Ramos e o bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edmilsonda Cruz. No ato, o pastor Munguba Neto, da Igreja Batista, teve direito a fazer pregação.
A cerimônia foi marcada por belos momentos e pelas mensagens dos filhos, irmãos, netos, e a viúva, Wânia Dummar, com palavra final da presidente do O POVO, Luciana Dummar, assegurndo que o jornal preservará e respeitará o legado de Demócrito Dummar, que apostava numa sociedade plural, democrática e justa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, mano, com tanta coisa ruim por aí disponível, quem parte é um homem de bem, ousado, inovador, corajoso.
Que seu exemplo seja uma luz para todos nós.

Anônimo disse...

Eliomar, cadê a Luizianne nesse ato? Ela viajou de novo?

Jorge Braz.