terça-feira, 29 de abril de 2008

DILMA: ALTA DOS ALIMENTOS É CULPA DO PETRÓLEO

"A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira (28), em Washington, que a inflação mundial de alimentos se deve à alta do petróleo e que o etanol não tem influenciado o processo. ''Esse é o maior impacto que tem havido recentemente, a alta do petróleo. Não me consta que os biocombustíveis participem de forma expressiva na matriz de combustíveis internacional", disse a ministra.
"(Os biocombustíveis) têm uma paritipação residual. Então, o efeito dos combustíveis sobre os alimentos se deve ao aumento do preço do petróleo. Isso é um fato.''
Os comentários da ministra foram feitos pouco após a sua participação no 2º Fórum de CEOs, que contou com a presença do presidente George W. Bush e de dez altos executivos do Brasil e outros dez dos Estados Unidos.
A ministra disse que acha ''muito estranho algumas afirmações'' que relacionam a inflação alimentar vivida mundialmente com os biocombustíveis e que estabelecer essa relação é uma leitura ''completamente tendenciosa'', que a deixa ''bastante preocupada''.

(Portal G1)

Nenhum comentário: