sexta-feira, 2 de maio de 2008

JOSÉ DIRCEU, SIMPÁTICO A TERCEIRO MANDATO, DIZ QUE HIPÓTESE ESTARIA DESCARTADA


Esse artigo é do ex-ministro José Dirceu e foi publicado no Jornal do Brasil neste 1º de Maio.

"A agenda de Lula

Dois fatos políticos importantes marcaram a última semana: a pesquisa CNT/Sensus e a entrevista do presidente Lula ao Correio Braziliense, publicada na íntegra na edição de 27 de abril. A pesquisa caiu como uma bomba na oposição e em certa mídia, já que coloca Lula como o presidente mais bem avaliado da história do Brasil. Já na entrevista, o presidente dá as diretrizes para 2010: conclama o PT e os partidos aliados a ocuparem espaço na disputa, se possível em torno de um único candidato, que terá seu total apoio. Lula quer fazer o sucessor.
A pesquisa, que dá a Lula quase 70% de aprovação e a seu governo, 57,5%, mostra que metade da população (50,4%) aprovaria um terceiro mandato e o elegeria de novo no primeiro turno, em 2010. A hipótese está descartada, uma vez que Lula e o PT têm rechaçado a proposta de um terceiro mandato.

Mas a proposta, só para registrar, é legal e constitucional, como a emenda constitucional que, em 1998, deu direito à reeleição a Fernando Henrique Cardoso, ainda que possamos ser contra, por razões políticas e do momento histórico. A verdade é que a pesquisa deixa a oposição sem discurso e agrava a falta de rumo e de propostas que vem marcando sua atuação.
Mesmo a indústria das CPIs e o jornalismo de campanha praticado pela oposição, com apoio da mídia, têm se mostrado inúteis. Basta ver o que pensa a população. A mesma pesquisa CNT/Sensus revela que os entrevistados, quando perguntados sobre o vazamento de informações dos cartões corporativos do ex-presidente FH, atribuem a responsabilidade à CPI.
Se somarmos, aos resultados da pesquisa, a situação eleitoral da oposição nas principais capitais e cidades de mais de 200 mil habitantes, veremos que, seguramente, ela sofrerá uma derrota eleitoral nas eleições municipais de outubro. E, de quebra, vai enfrentar um crescimento extraordinário do PT e do PMDB. "
* Leia artigo na íntegra no JB aqui.

Nenhum comentário: