segunda-feira, 16 de junho de 2008

LUIZIANNE TENTA EXPLICAR O PORQUÊ DE GESTÃO PARADA BATENDO ATÉ NO ALIADO PMDB

"A prefeita Luizianne Lins (PT) parece irritada com as cobranças dos opositores, especialmente no campo das realizações administrativas. Sobrou até para o PMDB, antigo partido rival do PT na capital, mas que hoje está na condição de aliado. "O PSDB teve 20 anos no governo estadual. Um governante governou durante 12 nos. O PMDB esteve 16 anos no governo municipal. Só um governante governou 10 anos. Então assim, em três anos eles estão querendo que eu tenha feito a revolução que eu queria. A revolução está em curso dentro da nossa possibilidade concreta e real", avaliou Luizianne ontem, quando participava da convenção municipal do PHS. Uma das críticas mais recorrentes contra a administração petista é com o fato de o ritmo de obras ter crescido substancialmente em 2008, que é um ano eleitoral. Durante a entrevista coletiva, Luizianne explicou as razões e se defendeu dos ataques."Estou em pleno exercício de governo, se eu pudesse ter feito antes, se tivessem deixado dinheiro, eu tinha feito, mas não tinha dinheiro, como eu vou fazer uma coisa sem ter dinheiro?" Luizianne alega que passou os últimos três anos em busca de dinheiro em Brasília, junto ao governo federal e a organismos estrangeiros, para realizar investimentos programados para sua gestão. "Eu não esperava que a gestão passada deixasse dinheiro para eu fazer investimento, mas não esperava que deixasse contas para pagar", criticou a petista, referindo-se ao quadro difícil que considera ter encontrado ao assumir o município no início de 2005."

(Jornal O POVO)

11 comentários:

José Sales disse...

Entretanto, Srª Prefeita Luizianne Lins, a gestão passada da Administração Municipal de Fortaleza deixou "em caixa" um empréstimo do BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento da ordem de 254 milhões de dólares, para melhoria do sistema de transportes da cidade - implantação de corredores exclusivos, melhoria dos terminais, modernização da frota - anteriormente chamado de BIDFOR e rebatizado de TRANSFOR, que até a presente data a srª e sua empreendedora equipe não conseguiram utilizar um centavo de dólar. A única realização palpável foi a troca de nomes do programa. E a nossa pergunta segu: de quem é a culpa disso, Srª? Das gestões anteriores também?

José Sales disse...

Nem consolidar o alargamento da Av. Sargento Hermínio iniciado anteriormente foi sequer realizado. Há poucos dias o programa foi relançado com total pompa e midia e "necas de pitibiriba", de novo. Que competencia é esta, que ninguém percebe?

José Sales disse...

Outro aspecto. O Governo do Estado deixou tendo iniciado a melhoria da orla marítima Oeste de Fortaleza, denominado Projeto Costa Oeste - construção da Av. Beira Mar Oeste, remoção das situações habitacionais de risco, extensão do esgotamento sanitário àquele setor urbano, urbanização da nova beira mar - foi obrigado a intemrromper a obras de requalificação por conta que as mesmas não estavam de acordo com o novo figurino administrativo municipal. Além de colocar em risco, mais de 20 milhões investidos, foram desdenhados pela atual administração algo da ordem de 70 milhões - recursos do Ministério das Cidades, repasses do OGU e empréstimos da Caixa Economica, que foram cancelados. E absolutamente nada foi proposto ou realizado em troca, a não ser promessas mirabolantes. Isto é o que se considera competencia gerencial ou roteiro de realizações,na acepção da Sr Prefeita Municipal?

José Sales disse...

Na recente assinatura do PAC MARANGUAPINHO - antetiormente chamado de Projeto Oscar Araripe/ Bom Jardim - pelo Ministério das Cidades, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, dos 376 milhões de reais alocados, só 6,5 milhões correspondiam ao pleito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, pois segundo consta a capacidade de formular projetos da equipe municipal é reduzida. Aliás reduzidissima, pelo que se ve. Chega a percentuais da ordem de 2%(Dois por cento). Com todo respeito, será que isto também é um "tipo" de realização da Administração Municipal, Srª Prefeita Luizianne Lins?

José Sales disse...

Outra coisinha: como é que uma administração que propala aos quatro ventos, que a arrecadação é crescente, chegando a índices da ordem de 11%, segundo o próprio Secretário de Finanças Municipal Alexandre Cialdini,se diz "eternamente" sem recursos para investir. Como se explica o empréstimo de 254 milhões de dólares "parado" nos cofres do BID? Como se explica o desdém para os recursos do Projeto Costa Oeste? Como se explica a não captação de recursos do PRODETUR, feita através d Governo do Estado, no BID, por absoluta falta de projetos e orçamentos? Como se explica o não cadastramento de pleitos municipais no Programa de Mobilidade Urbana e Transportes do Ministério das Cidades, nos últimos 2 anos? Será que isto também é um tipo de "competencia" tecnica que ninguém entende?

José Sales disse...

Convém dar uma lembradinha à Srª Prefeita Municipal que a data presente é Junho/2008. E que absoluto sua gestão não está se iniciando agora e sim terminando. Por outro lado, absolutament não se entende porque esta insistencia em sempre recolocar os débitos anteriores em discussão, assim como não se entende porque não foram prestados os devidos esclarecimentos sobre contas a pagar da Administração anterior, da ordem de 210 milhões de reais(8% do Orçamento Municipal de 2004), que segundo a equipe anterior eram despesas correntes de Novembro/ Dezembro 2004, que em geral se pagam no primeiro mês do exercício seguinte. 3,5 anos e meio e não existe nenhum resultado apurado. Será que foi feita alguma diligencia sobre esta questão, mesmo, pela atual Administração? Notar que os aliados de hoje, o PMDB e o PHS eram os adversários de ontem e anteontem!!!!!

Marcos_Ce disse...

Dinheiro pra festa não falta né?

Anônimo disse...

Acho que o Jose Sales torce para o fracasso da administração da Luizianne, mas o povo a reconhece como a melhor prefeita que Fortaleza já teve, é só ir lá no orkut e ver a enquete na comunidade Fortaleza, por isso a oposição pode ficar roxa de inveja, porque é Luizianne de novo com a força do povo

José Sales disse...

Sinceramente torço pelo sucesso de nossa cidade, entretanto com a Administração que aí está, pouco se tem avançado nesta direção. Estamos perdendo qualidade de vida, qualificação urbana e paisagem, além de outras coisas. E estamos perdendo no ranking das capitais do Nordeste e número de visitantes e turistas. E todos as vezes que se apontam erros crassos, lá vem um anonimo - em geral sempre um anonimo - a dizer que as coisas não são assim mesmo. E como são?

Anônimo disse...

Ao anônimo bocó que defende o impossivel: não tem ninguém torcendo pelo fracasso, pois não dá pra torcer pelo que já é real, concreto. O fracasso não é mais expectativa de ninguém, ele já é fato consumado.

Como torcer contra ou a favor de um resultado já pronto? Essa administração já acabou...
A nós, só cabe agora lamentar a desgraceira que foi esta prefeita e não perder a esperança de que o povo de Fortaleza vai dar o troco pro descaso dela.

Assino embaixo dos comentários do José Sales. É isso aí mesmo.

Carol

Anônimo disse...

O José Sales não dorme não?