sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CRISE DOS EUA: BOLSAS ASIÁTICAS ABREM EM QUEDA NESTA SEXTA-FEIRA

"Nem o fechamento com ganhos da Bolsa de Nova York (Estados Unidos) nesta quinta-feira animou as Bolsas de Valores da Ásia, que abriram e operavam em queda nesta sexta-feira. Segundo analistas, a cautela dos investidores com uma crise global faz com que muitos evitem comprar ações e saiam do mercado. Além disso, continuam a preocupar os maus resultados de balanços corporativos de grandes empresas. O índice Nikkei, que mede os negócios em Tóquio (Japão), abriu em baixa e, no fim da manhã (hora local), caía 5,16%. No país, a grande preocupação é com as exportadoras: "A economia japonesa, que cresceu levada pela demanda externa, a desaceleração na Europa e nos EUA atinge diretamente o mercado", afirmou Takahiko Murai, da Nozomi Securities.
Na Austrália, o mercado recuava 1,57%, enquanto na Coréia do Sul, a queda era de 4,60%. O Hang Seng, de Hong Kong, retraía 3,21% no fim da manhã. Xangai baixava 0,40%.
Nesta sexta, os países do leste da Ásia decidiram criar um fundo comum de US$ 80 bilhões para combater a crise financeira. Segundo um membro do governo da Coréia do Sul, o fundo será usado pelos membros da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
Dirigentes sul-coreanos, chineses, japoneses e outros 10 membros da associação acertaram a criação do fundo em um encontro em Pequim, disse o porta-voz do presidente Lee Myung-Bak. "Lee, os primeiros-ministros chinês, Wen Jiabao, e japonês, Taro Aso; e dirigentes concordaram que é preciso reforçar a cooperação regional diante da crise financeira mundial."

(Folha Online)

Nenhum comentário: