quinta-feira, 23 de outubro de 2008

FORTALEZA ENTRE AS CAPITAIS DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO PAÍS, DIZ ONU


Vista aérea da cidade com seus espigões.
"As cidades brasileiras são as que apresentam a maior disparidade de distribuição de renda no mundo, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). O documento Estado Mundial das Cidades 2008/2009, apresentado nesta quarta-feira (22), cita o desemprego e o declínio dos salários nas áreas urbanas como algumas das razões para esse desempenho. O relatório utiliza o coeficiente Gini (indicador que mede a concentração de renda de um país e indica desigualdade maior à medida que se aproxima de 1) para medir o nível de igualdade das cidades. "A Colômbia e o Brasil são os dois países na América Latina com o maior coeficiente de Gini", disse à BBC Brasil a diretora do escritório regional para América Latina e Caribe do UN-Habitat, Cecília Martínez Leal. "Várias cidades brasileiras apresentam coeficiente de 0,6, quando a linha de alerta internacional está em 0,4", disse Martínez Leal. Entre as cidades com altos índices de desigualdade, ela cita São Paulo, Brasília e Fortaleza. O fenômeno, no entanto, não é exclusivo da América Latina. De acordo com o documento, grandes cidades americanas, como Atlanta, Washington, Miami e Nova York registram níveis de desigualdade iguais aos de cidades africanas, como Nairóbi, ou latino-americanas, como Buenos Aires."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

4 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

BRUTAL concentração de renda nesta Fortaleza. A manifestar-se geograficamente, culturalmente, flagrantemente.

Eis o que por si já merecia infindáveis, elaborados debates entre candidatos a prefeito da cidade. A campanha, como se sabe, foi asséptica, insípida, vazia. Quase só produto de marketing.

Compreensível então tenha administradores tão longe das suas grandes carências, muito aquém dos seus maiores desafios.

Anônimo disse...

Não sei o Célio se lembra,mas Fortaleza já foi a terra dos carros importados. Pois é, continuamos assim. Só que agora somos a cidade das Hilux qeu prometem segurança, enquanto a miserái prospera na periferia gerando mais marginalidade.

Célio Cury

Anônimo disse...

Notícias atuais: Fortaleza a terceira pior cidade do Brasil em termos de condições de moradia, Fortaleza entre as três maiores cidades brasileiras com maior concentração de renda. Há duas semanas atrás, ao ouvir a propaganda eleitoral da prefeita Luizianne, parecia que a gente morava no paraíso.

Peppe Lobo disse...

O coeficiente de Gini calcula a diferença entre os mais ricos e os mais pobres, independentemente da renda deles. Desigualdade é diferente de pobreza.

Senão vejamos um cálculo hipotético:

Cidade A. O mais rico tem uma renda de U$1 milhão enquanto o mais pobre tem uma renda de U$20 mil.

Cidade B. O mais rico tem uma renda de U$1 mil enquanto o mais pobre tem uma renda de U$20.

O índice de Gini será semelhante mas, sem sombra de dúvida, os moradores da cidade A são infinitamente mais ricos que os da cidade B.