quinta-feira, 23 de outubro de 2008
FORTALEZA ENTRE AS CAPITAIS DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO PAÍS, DIZ ONU
Vista aérea da cidade com seus espigões.
"As cidades brasileiras são as que apresentam a maior disparidade de distribuição de renda no mundo, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). O documento Estado Mundial das Cidades 2008/2009, apresentado nesta quarta-feira (22), cita o desemprego e o declínio dos salários nas áreas urbanas como algumas das razões para esse desempenho. O relatório utiliza o coeficiente Gini (indicador que mede a concentração de renda de um país e indica desigualdade maior à medida que se aproxima de 1) para medir o nível de igualdade das cidades. "A Colômbia e o Brasil são os dois países na América Latina com o maior coeficiente de Gini", disse à BBC Brasil a diretora do escritório regional para América Latina e Caribe do UN-Habitat, Cecília Martínez Leal. "Várias cidades brasileiras apresentam coeficiente de 0,6, quando a linha de alerta internacional está em 0,4", disse Martínez Leal. Entre as cidades com altos índices de desigualdade, ela cita São Paulo, Brasília e Fortaleza. O fenômeno, no entanto, não é exclusivo da América Latina. De acordo com o documento, grandes cidades americanas, como Atlanta, Washington, Miami e Nova York registram níveis de desigualdade iguais aos de cidades africanas, como Nairóbi, ou latino-americanas, como Buenos Aires."
* Da Folha Online, leia mais aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
BRUTAL concentração de renda nesta Fortaleza. A manifestar-se geograficamente, culturalmente, flagrantemente.
Eis o que por si já merecia infindáveis, elaborados debates entre candidatos a prefeito da cidade. A campanha, como se sabe, foi asséptica, insípida, vazia. Quase só produto de marketing.
Compreensível então tenha administradores tão longe das suas grandes carências, muito aquém dos seus maiores desafios.
Não sei o Célio se lembra,mas Fortaleza já foi a terra dos carros importados. Pois é, continuamos assim. Só que agora somos a cidade das Hilux qeu prometem segurança, enquanto a miserái prospera na periferia gerando mais marginalidade.
Célio Cury
Notícias atuais: Fortaleza a terceira pior cidade do Brasil em termos de condições de moradia, Fortaleza entre as três maiores cidades brasileiras com maior concentração de renda. Há duas semanas atrás, ao ouvir a propaganda eleitoral da prefeita Luizianne, parecia que a gente morava no paraíso.
O coeficiente de Gini calcula a diferença entre os mais ricos e os mais pobres, independentemente da renda deles. Desigualdade é diferente de pobreza.
Senão vejamos um cálculo hipotético:
Cidade A. O mais rico tem uma renda de U$1 milhão enquanto o mais pobre tem uma renda de U$20 mil.
Cidade B. O mais rico tem uma renda de U$1 mil enquanto o mais pobre tem uma renda de U$20.
O índice de Gini será semelhante mas, sem sombra de dúvida, os moradores da cidade A são infinitamente mais ricos que os da cidade B.
Postar um comentário