quarta-feira, 22 de outubro de 2008

LÍDER DO PSDB CRITICA MP QUE AUTORIZA CEF E BB A COMPRAR AÇÕES DO SETOR PRIVADO


"A publicação, nesta quarta-feira (22), da Medida Provisória 443, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar ações de instituições financeiras em dificuldades, foi mal recebida pela oposição. Em entrevista a ÉPOCA, o deputado José Aníbal (SP), líder do PSDB na Câmara, se disse surpreso e acusou o governo do presidente Lula de esconder os efeitos da crise.
Segundo ele, a MP é o “Proer 2 do governo Lula”, em alusão ao plano do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que ajudou bancos em dificuldade. José Aníbal também fez duras críticas ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que nem sequer citaram a existência da MP na audiência de terça-feira (21) no Congresso."

* Da Revista Época Online, leia aqui.

2 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Esse socorro aos bancos é a mesma coisa que o FHC fez com o Nacional. Na epoca crime para o PT. Nada melhor que um dia depois do outro.

Célio Ferreira Facó disse...

Por aqui, autoridades, enfim, reconhecem a crise. Necessário erigir defesas ante a demonstração cabal de incompetência das autoridades monetária e financeira nos EUA.

O país crescerá menos em 2009, talvez 4%. Anuncia-se redução dos gastos públicos. Dificuldades para o financiamento das exportações. Dificuldades de crédito. Grandes empresas, Sadia, Aracruz, Votorantim, p. ex., já perderam muito. Bancos pequenos solicitam transferência de suas carteiras para os bancos grandes. Sempre confuso, meio inerte, o Banco Central adverte quanto ao risco de inflação. Deveria cortar as ligações entre bancos, empresas e mercado de capitais. Centralizar operações cambiais. Nomear o Banco do Brasil único agente cambial. Absorver títulos podres. Estatizar bancos.

O Brasil não pode conviver com o desequilíbrio do balanço comercial agora. Necessário regular o fluxo de saída de dólares.