quarta-feira, 22 de outubro de 2008

MANTEGA: NÃO TEM BANCO QUEBRANDO


"Não tem banco quebrando. A idéia é aumentar a liquidez no sistema bancário brasileiro. A afirmação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que acabou de conceder entrevista coletiva para explicar a Medida Provisória 443, publicada hoje do Diário Oficial, que autoriza a compra de instituições financeiras, com dificuldade de liquidez, pelo Banco do Brasil (BB) e pela Caixa Econômica Federal. Na prática, a MP permite aos bancos estatizar as instituições com problemas, entretanto, Mantega ressaltou que não se trata de ajuda a bancos com problemas de gestão. "Até agora não foi dado socorro para institições com problemas, porque o sistema bancário brasileiro é sólido e considera um dos melhores do mundo. Não é este o objetibo, embora haja ferramentas para isso. A idéia é proporcionar mais liquidez ao mercado", disse. Segundo o ministro, a MP visa a criação de um conjunto de medidas preventivas que amenizem a falta de crédito externa.
"Aqui no Brasil, ao contrário de outros países, não precisa de socorro. Não tem banco quebrando", afirmou. A MP 443, que já entrou em vigor hoje, permite que os dois bancos federais comprem, sem qualquer licitação, participação em instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário e de capitalização, entre outras. De acordo com Mantega, as aquisições serão feitas com recurso próprio do BB e da Caixa. "O governo não vai fazer aporte no BB e na Caixa, pois os dois têm condições de atuar nessas operações sem ajuda", disse."

(Gazeta Mercantil)

Um comentário:

Antonio Alves de Morais disse...

Se no Brasil não precisa de socorro, pra que a medida provissoria autorizando fazer? Durma-se com um samba do criola doido desse. Um diz uma coisa num dia, outra no outro dia e assim vão enrolando.