"O índice da defasagem da tarifa de ônibus de Fortaleza está hoje em 12%, segundo o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Fortaleza (Sindiônibus), Antônio Azevedo. Ele diz que o congelamento, de quase quatro anos, foi bom para o passageiro, mas deixou o setor em clima de apertos, mesmo com a isenção de ICMS do óleo diesel, esta engolida pela política de petróleo. Azevedo, cauteloso, evita falar sobre possível reajuste, mas não esconde: o empresariado do setor vive a expectativa de que em janeiro o aumento ocorra. A prefeita Luizianne Lins dizia em campanha que não reajustaria tão cedo. Mesmo sabendo que, às vezes, esse tipo de promessa independe da sua vontade."
*Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
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5 comentários:
As perdas acumuldas do setor de tarnsporte segundo dizem estão na ordem dos 300 milhões de reais. Leia-se: os serviços estão perdendo a qualidade em velocidade geomátrica e a frota está sendo sucateada. E o TRANSFOR alardeado como a solução de melhoria do transporte municipal está em estado inercial. Todas as empreiteiras estão pedindo o cumprimento dos respectivos contratos, da parte da Prefeitura. Isto é, pagamento pelos serviços realizados.
Isso signnifica que a primeira medida da prefeita, logo após a sua posse será elevar o preço da passagem de ônibus. Alguém dúvida disso?
Eliomar, quer dizer que a prefeita vai assinar um aumento de passagens de ônibus que "independe" da vontade dela? Ela foi por acaso interditada? Ou foi o colunista que pirou?
Para qualquer pessoa que se disponha a refletir sobre a política tarifária de transporte realizada pela Prefeitura, constatará que de fato a prefeitura, e por último o governo do Estado, têm se dedicado a concessão de subsídios (isenção tributária)às empresas, repassados apenas indiretamente aos usuários. Deste modo que qualquer pessoa pode perceber que tal política não se sustenta no longo prazo ! Cadê a Planilha das empresas ? Quando é a margem de lucro do empresariado do setor ? Nisso a prefeitura (pretensamente popular) nem fala ! A CTC, que deveria servir de paradigma para o estabelecimento da política tarifária, continua fora do sistema, que hoje é composto por 100 % da frota de empresas privadas. Está na cara que os "favores fiscais" da Prefeitura e do Governo às empresas não será capaz de segurar a ânsia de altos lucros do empresariado do setor por muito mais tempo !!!
O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA E PRECÁRIO....
TEMOS SUPER-LOTAÇÕES
EXCESSO DE MICRO-ÔNIBUS(GRANDE BENEFICIO PARA OS EMPRESÁRIOS)=REDUÇÃO UM SALÁRIO.
FALTA ORGANIZAÇÃO NAS FILAS DOS ÔNIBUS NOS TERMINAIS.
NO TERMINAL DE PARANGABA FALTA UMA PLATAFORMA DE DESEMBARQUE(UMA SIMPLES QUESTÃO DE SEGURANÇA);
NO TERMINAL DE PARANGABA EXISTE UM PAINEL INFORMANDO OS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS"DEVIDAMENTE"ATUALIZADO JANEIRO/2008
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