quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

JOÃO ALFREDO GANHA APOIO DE AMBIENTALISTAS PARA PRESIDIR COMISSÃO DA CÂMARA


E este Blog recebeu, nesta quarta-feira, mais um manifestos. Agora é de ambientalistas que querem ver João Alfredo (PSol), o vereador mais votado em Fortaleaza, presidindo a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Confira:

"Nós, ambientalistas de Fortaleza, desejamos e lutamos pela construção de uma cidade que seja a um só tempo: politicamente democrática, economicamente viável, socialmente justa, ecologicamente sustentável e culturalmente diversa. Pretendemos para nossa cidade um futuro doravante diferente, edificado a partir de um modelo de desenvolvimento guiado por valores humanos capazes de possibilitar uma urbanidade saudável, segura, agradável e democrática. Não queremos mais uma cidade cujos espaços de convivência urbana sejam soerguidos em prol apenas de interesses financeiros que a pouco(a)s beneficiam e que a quase todo(a)s destratam e/ou destroem. Sendo assim, atuamos para construir uma cultura urbana pautada pelo ideal da responsabilidade e da justiça socioambiental, do respeito e da democracia, visando garantir qualidade de vida em todos os níveis e em todos os campos ao conjunto de nossa população.

Nessa perspectiva, a Câmara Municipal de Fortaleza coloca-se como pilar fundamental, por definir posturas e códigos urbanos, por legislar sobre o domínio socioambiental, por indicar, através de leis diversas, os rumos da evolução do tecido urbano e por representar, enquanto instância legal, as comunidades, suas necessidades e desejos, as quais deve prezar. Como instrumentos basilares da estrutura administrativa da Câmara Municipal de Fortaleza, que podem (e devem) ser utilizados para fazer válidas e legítimas suas prerrogativas, destacam-se as Comissões temáticas. E, dentre as várias Comissões temáticas da Câmara Municipal de Fortaleza, existe a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (nomenclatura adotada pelo novo Regimento Interno da CMF).

Entendemos que, para bem cumprir todasas importantes tarefas que esta importante Comissão tem no cotidiano de nossa cidade, sua Presidência necessariamente deve ser ocupada por parlamentar com notório saber sobre os temas que competem a referida comissão, especialmente meio ambiente, além de histórico de militância na área e capacidade de interlocução com os movimentos sociais que atuam em Fortaleza e, inclusive, nas cidades de sua Região Metropolitana.

Nestes termos, o(a)s aqui abaixo-assinado(a)s vêm, mui respeitosamente, indicar e solicitar aos integrantes da Câmara Municipal de Fortaleza, a condução do vereador João Alfredo Telles Melo para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente desta Casa Legislativa. João Alfredo é militante do movimento ambientalista há 23 anos. Durante todo esse período, manteve-se comprometido, atuando com competência e coerência em face de praticamente todas as grandes e pequenas causas ecológicas e socioambientais da cidade de Fortaleza e, até mesmo, do Estado do Ceará. Quer seja como Deputado Federal ou Estadual, onde atuou nas Comissões de Meio Ambiente daquelas casas legislativas, como advogado, atuando como consultor do Greenpeace ou como professor de Direito Ambiental. Tal perfil de militância socioambiental é amplamente conhecido e reconhecido pela sociedade fortalezense, a qual elegeu João Alfredo vereador com a maior votação do pleito eleitoral em 2008.

Desta feita, a condução do vereador João Alfredo para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente representa, inclusive, uma demonstração de respeito da Câmara Municipal aos quase 15 mil eleitores que depositaram nele e na CMF os seus anseios de construção de uma Fortaleza socioambientalmente justa. Eis nossa solicitação e nossa expectativa. Subscrevem este manifesto:

Vanda Claudino Sales - Professora do Departamento de Geografia/UFC e ambientalista;
Soraya Vanini - Engenheira de pesca, ambientalista;
Gigi Castro - Cantora, ambientalista;
Arnaldo Fernandes - Graduado em Direito, ambientalista;
Josael Lima - Economista, ambientalista;
Vólia Barreira - Servidora pública, ambientalista;
Maria Aurélia Silva - Servidora pública, ambientalista;
Antonio Elinaudo Daniel Barbosa - Presidente do Instituto Brasil Verde,ambientalista;
João Figueiredo - Professor da Faculdade de Educação/UFC, ambientalista;
Ademir Costa - Jornalista, ambientalista;
Nayanna Freitas - Advogada, ambientalista;
Jeovah Meireles - Professor do Departamento de Geografia, ambientalista;
Alexandre Costa - Professor do Mestrado em Física Aplicada/UECE;
Misael Martins - Estudante da UFC, ambientalista;
Luzidélia Rebouças Bento - Presidenta do Grupo pró-Ambiental Recriar (GRUPAR);
Francisco José Sampaio - Diretor Acadêmico da Ratio - Faculdade Teológica e Filosófica;
Múriga Rebouças Bento Sampaio - Administradora de empresas e instrutora do GRUPAR;
Maria Amélia Leite - Missionária indigenista, secretária geral da AMIT;

12 comentários:

Anônimo disse...

Faltou um "Coclusão Nossa" assim como no manifesto publicado da vereadora Eliana Gomes. Pois bem, façamos isso: CONCLUSÃO NOSSA - O manifesto deve ser algo ligado ao Psol, que é o partido do vereador. Ou parte de lideranças da sociedade civil? Ou melhor será mesmo de Ambientalistas de Fortaleza? Muito poucos por sinal. A maioria é, inclusive, militantes do Psol.

Anônimo disse...

Faço coro com os ambientalistas, é o melhor nome para presidir a comissão.
Eliane Curvello

Anônimo disse...

Como é que alguém consegue o título de "ambientalista"? Quer dizer que essa turma representa o ambientalismo? João Alfredo é responsável pela postergação de muitos investimentos no Ceará por causa de seu, digamos assim, engajamento ecológico, na verdade, uma bandeira política calculada para angariar votos. Como diz Millôr Fernandes, desconfio que quem obtém vantagens com suas convicções.

Anônimo disse...

Eliomar, perguntinha para os leitores. Que notícias mais aparecem no blog do Eliomar:
- as viagens do Inácio Arruda para Montividéu.
- os pseudos manifestos do PCdoB, PSol e PT e outros Pês.
- os barracos do João Alfredo e sua "tchurma de ambientalistas".

Anônimo disse...

o manifesto começou a circular agora! Veremos ao final quantos apoios o João Alfredo terá....com certeza, a cidade só terá a ganhar...hmmmm....qual é a vantagem mesmo que o João Alfredo leva, por ser ambientalista?????? Pena dos que acham que representação parlamentar é vantagem pessoal. Ou ainda, que todos parlamentares vêm na representação da sociedade uma vantagem pessoal...eta sociedadezinha....

Anônimo disse...

As pessoas listadas no Manifesto são visivelmente encontras nas lutas ambientais da cidade, falta que sinto do senhor Wanderley Filho, ambientalista não é título, mas postura política, que certamente não faz parte dos compromissos do citado comentarista. De forma indireta, como cidadão, assino o anseio tratado no manifesto.

Anônimo disse...

Eliomar, perguntinha para os leitores, esses auto-intitulados ambientalistas, são na verdade o que:
- ambiento-chatos
- ambiento-stalinistas
- ambiento-narcisistas

Anônimo disse...

Para essa Comissão já existe um presidente...e não se trata apenas de uma Comissão de Meio Ambiente, razão pela qual o titulo de ambientalista por si só nao credencia o nobre PSolista ao posto de Presidente...

José Sales disse...

O que tem de "anonimo" postando opinião incoerrente sem assumir o que escreve é impressionante. Os mesmos estão a serviço de quem, mesmo? Ou sáo os "aspones" se manifestando como manda o figurino? Noto que a eleição do Vereador João Alfredo no topo da listagem incomodou bastante muita gente e notadamente os "novos reacionários" que estão encastelados na Prefeitura Municipal. Mas a realização de um mandato de forma coerente e com apoio de setores da sociedade, sem a mesmice que caracteriza o nosso Legislativo Municipal, está a incomodar ainda mais.

José Sales disse...

Enquanto o mundo todo discute e assume posturas de desenvolvimento sustentável, onde a "carapuça ambientalista", no bom sentido do termo, é obrigatória, aqui em nossa taba contemporanea ainda há quem ache que estamos nos primórdios da colonização em nosso país, quando os colonizadores aqui chegaram e em poucos anos dizimaram florestas e mais florestas de pau brasil.Quais foram os investimentos postegardos: usinas termoelétricas na beira mar do Pecém, movidas a carvão mineral, importado da África do Sul? Neo resort para "lavagem de dinheiro" que passam anos e anos e nunca saem do papel?

Anônimo disse...

Conheço João Alfredo desde a década de 80, desde então, o admiro pela sua atitude, sempre disponível, ao lado das lutas gerais dos trabalhadores de nosso País. Tem se destacado, com o mesmo compromisso nos embates em defesa do meio ambiente. Por isto acho muito justo,natural e muito importante para a sociedade, que ele presida a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza.
Fátima Carvalho - Socióloga

Unknown disse...

Meus amigos essa comissão já tem um presidente... E ele apesar de não ser uma estrela política, que quer os holofotes para si, tem sim um grande trabalho, não só na questão ambiental (gde articulador da ultima limpeza da Coco, fiscalizador permanente, defensor do meio ambiente, dentre outros), é um gde defensor de politicas publicas eficientes em prol da juventude, eu estou de Joaquim Rocha, que apesar de ser seu primeiro mandato, tem serviço prestado muito mais do que muitos vereadores com vários mandatos... JOAQUIM ROCHA É DO PV E DA GENTE!!!