quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

STF CRITICA OMISSÃO DO LEGISLATIVO PARA COM CIDADÃOS

"O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota, em seu site, criticando a "omissão" dos parlamentares na elaboração de leis que garantam os direitos dos cidadãos. A Instituição citou ações já votadas pelo Supremo e que ainda não foram regulamentadas pelo Legislativo, entre elas, a lei de greve para o serviço público e o aviso prévio proporcional. Em relação à falta de uma regulamentação específica para a greve do serviço público, o STF argumenta que, por decisão do próprio Tribunal, adota-se, até hoje, o padrão de greve da iniciativa privada, regulado pela Lei 7.783/1989. Diz a nota sobre o tema: "Já foram deferidos três mandados de injunção no sentido de apontar a falha dos legisladores em regulamentar o assunto". O mandado de injunção é um dos instrumentos pelo qual cidadãos e entidades podem pedir que magistrados resolvam problemas decorrentes da falta de norma reguladora e a omissão legislativa também pode ser questionada em ações diretas de inconstitucionalidade."

3 comentários:

carlos disse...

contnua a moda do stf de se meter nos outros poderes da república.
já passou da hora dos poderes legislativo e executivo usarem de suas prerrogativas e dar um basta nessa estória.
sob a luz de qualquer holofote, esses ministros do supremo, principalmente seu presidente, gilmar mendes, desandam a ditar regras aos outros poderes sem a menor discrição, virtude que deveria ser cultuada por esses senhores.
a democracia, sem adjetivos, tem que ser exercida sem o desequilíbrio dos tres poderes. ponto.

Célio Ferreira Facó disse...

Omissão frustrante, irresponsável, de Salmito Filho e de toda a Câmara Municipal de Fortaleza, agora, seria que não tratassem de recobrar a própria hombridade ante a opinião pública.

SÓRDIDAS denúncias envolvem a recente eleição de Presidente da Câmara Municipal. Luizianne ousou intervir até o ponto de ferir a independência daquele Poder Legislativo. Às escâncaras. Segundo a imprensa, FORA da moralidade. Nada disso poderia ocorrer. Jamais.

Antonio Alves de Morais disse...

Nos últimos seis anos, nenhuma autoridade alvo de ação penal no STF foi condenada. Deram entrada 172 inquéritos contra autoridades, 46 foram rejeitados e 9 considerados improcedentes. Existem ações pendentes contra 84 deputados e senadores. Que moral tem o STF.