quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SOCIÓLOGO E DIRIGENTE SINDICAL VÊ ALIANÇA CID, LUIZIANNE E EUNÍCIO COMO CONSERVADORA

Com o título "Coisas da Política", o professor Uriban Xavier, da UFC, assina artigo no jornal O POVO desta quarta-feira. Ele analisa o processo da sucessão da mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, seus traumas e possíveis fissuras. Confira:

"O resultado da disputa pelo comando da Câmara de Vereadores em Fortaleza sinaliza que a aliança de centro direita – montada para eleger Cid Gomes governador (2006), reeleger Luizianne (2008) e Cid (2010) e eleger Eunício Oliveira senador (2010) – passa por abalos, e, se suas fissuras forem alargadas, teremos um cenário político bem mais dinâmico e contraditório nos próximos dois anos, ainda mais se a candidatura de Tasso Jereissati ao governo for posta em disputa.

Fortaleza, depois da gestão de Maria Luiza, voltou a cultivar práticas conservadoras na condução da coisa pública. A atitude de Juraci Magalhães, Cambraia e Luizianne em não enfrentar conflitos de interesses vem consolidando a prática de cooptação e balcanização da coisa pública. Não é a toa que palavras como traição, lealdade e gratidão, resgatadas do vocabulário político conservador e autoritário, estejam sendo postas em uso exprimindo sentimentos e exigindo comportamentos que não fazem parte de uma ação cidadã e democrática.

Numa democracia não fazemos política por lealdade ou gratidão, pois nela a nobreza da política se efetiva pelo exercício da cidadania. O grande espanto de muitos se dá pelo fato de desconsiderar que o primeiro mandato de Luizianne foi alimentador de uma relação conservadora com a Câmara e com as classes econômicas da cidade: clientelismo, fisiologismo, distribuição de cargos para acomodação política e liberação de verbas em troca de favores. Todavia, a estabilidade política, não consolidada em torno de um projeto político, fica mais cara e conflituosa no segundo mandato, quando quem comanda o poder não possui mais o direito à reeleição.

A eleição de Salmito Filho para presidência da Câmara de Vereadores marca a quebra de confiança nas relações entre o Vice-Prefeito e a Prefeita e reflete uma reorganização de parte dos aliados na sua relação com o governo municipal. É obvio que tal reorganização pode ter vários desdobramentos futuros.

Nessas circunstâncias, o vereador Salmito teve a coragem de ser oportunista, já que o cargo fazia parte de suas ambições pessoais, liderando os aliados de direita, o que produziu um grande constrangimento para a prefeita. Por outro lado, a derrota de Luizianne é fruto da falta de coordenação política, da arrogância e da fragilidade orgânica do PT. Trata-se de uma derrota merecida e construída pelo vacilo político. Tudo isso são coisas de certo tipo de política.

Uriban Xavier - Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC e Diretor da AdUFC uribam@ufc.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Nunc ali um artigo tão claro e tão trtansparente sobre a relação da prefeita com esses conservadores feito]s Cid e Eunício. E acho que a prefeita está "dominada" e sem rumo em 2010.

Adolfo Maia disse...

Eliomar,

Gostaria de ficar enviando noticias de icapuí para seu blog, quando acontece algo que possa ser noticia, como eu posso comunicar com vc que não seja por comentario?
Meu email é adolfmaia@gmail.com

bom, aproveito para falar sobre o fato que ocorreu hj no municipio, a policia civil realizou uma operação para desarticular uma quadrilha de ladrões que atuava na cidade.
A equipe da policia passou a noite em tocaia e prendeu 4 elementos, um deles ficou ferido e matou um, conhecido como porquinho.

abraços e espero poder ajudar esse blog com noticias do icapuí.

Anônimo disse...

Sr.Eliomar, o que disseram de ruim do Lula e de seu 1o. governo não dá para escrever em um só livro. Entretanto, o homem se reelejeu, derrubando todos os agourentos que não querem enxergar as coisas boas que acontecem neste País. Com a Luizianne foi a mesma coisa: passaram todo o tempo falando mal da Prefeita e de seu governo, mas mesmo assim ela derrubou todos os tucano/pefelentos logo no 1o. turno, como reconhecimento do povo pelo que ela fez na cidade.

Anônimo disse...

Muito bem escrito esse artigo, concordo plenamente, ei fico muito preocupado quando esse tipo de alinça e feito por nomes nao por siglas partidarias, sabemos que Eunicio nao é o melhor nome do PMDB para em cabeçar uma chapa, sabemos que luiziane tem que cumprir o mandato mais tinha vontade de ser senadora, ela tambem nao é o melhor nome do PT para isso. Vai ficar obrigada pois o Tim Gomes na prefeitura desarticularia qualquer pretençao da Loura.

Anônimo disse...

Este Uriban descobriu a pólvora? kkkkkkkk
Desde quando a Prefeita foi de esquerda? só quando era para o interesse dela. Do mesmo jeito Cid e Eunicio, agora aliados a Lula. Luizianne já foi, quando mais nova, do PFL Jovem.Pode crer!

Anônimo disse...

O artigo sua linha mestre e coerente. A única discordância de minha compreensão sobre os fatos da aliança que elegeu o vereador, Salmito Filho, para presidência da Câmrara (2009-2010), que não é de centro-direita, apenas confluência de interesses com a base governista descontente com processo sucessório da Mesa Diretora, no primeiro momento a candidatura foi construído internamente dentro do PT, num segundo momento forçado aceitar o apóio da bancada de oposição (PSDB-PDT-DEM), por final o apóio do vice-prefeito e os seus aliados, em sua gênese é uma candidatura de centro-esquerda. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

E-mail: analistapolitico@ymail.com