sexta-feira, 10 de abril de 2009
AVANÇO DO MAR - PREFEITO DE CAUCAIA ADOTA POSTURA DE "PILATOS"
A tradicional Barraca Peixe Frito
Que tristeza! Neste clima de feriadão santo, o pecado continua morando ao lado de Fortaleza.
Na Praia do Icaraí, em Caucaia, o rastro de destruição feito pelo mar naquela banda do Estado avança sem providências concretas.
O prefeito Washington Goes (PRB), que até agora não disse a que veio, pois chegando aos 100 dias de gestão, adotou a postura de "Pilatos": lavou as mãos com água salgada e se esqueceu de, pelo menos, protestar e cobrar a liberação de recursos federais para a construção de um espigão de proteção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Ah, tá certo.. e a prefeitura tem de arcar com o prejuízo dos barraqueiros que há anos exploram a natureza à beira do mar? Pelo que eu saiba, não há nenhuma casa ameaçada e sim as barracas dos empresarios... caucaia tem coisa mais importantes para resolver...
Esse prefeito é um zero à esquerda. A única obra dele até agora foi fazer a LICITAÇÃO da merenda escolar na segunda-feira de Carnaval.
Essas barracas deveriam é serem demolidas. O avanço do mar é um processo natural. As barracas é que não deveriam estar lá. Onde elas estão atualmente é onde seria hoje a faixa de areia da praia.
Prezado Eliomar, a situação da erosão do litoral oeste da Região Metropolitana de Fortaleza há muito tempo pode ser classificada como desastre ambiental de grandes proporções. As praias de Caucaia e São Gonçalo do Amarante estão em recessão catastrófica há anos, perdendo desde alguns decimétros a vários metros de faixa praial por ano. A prefeitura de Caucaia com certeza tem que intervir nesse processo, porém, caberia ao governo estadual adotar providências necessárias, porque as intervenções para controle da erosão no Icaraí e praias adjacentes, se não for realizado de acordo com um amplo projeto de mitigação do problema, em nada resultará. Se a intervenção for feita apenas no Icaraí, e de forma não integrada, a erosão dessa praia não irá arrefecer e, em adição, as praias a oeste sofrerão mais ainda esse processo devastador. Isso porque as ondas, as correntes e os sedimentos que alimentam as praias deslocam-se de leste em direção a oeste, de maneira inexorável. Se não for feito controle dos processos que produzem a erosão a montante, na área de Fortaleza e a leste de Fortaleza, infelizmente, nada de bom pode resultar de uma intervenção localizada. Mas o fato é: nem o prefeito de Caucaia nem o governo do Estado estão preocupados com isso. O que hoje mobiliza essa turma do poder local não é controlar o problema ambiental que já existe, é criar outros...veja aí o super-aquário, a energia eólica, a carcinicultura, e por aí vaí.... Abraço para você e boa páscoa.
Ops! Aí está o que bem não é: o avanço do mar não é absolutamente um processo natural! Do ponto de vista natural, o avanço é da ordem de 2mm por ano, quase imperceptível! O avanço nas praias do litoral oeste da Região Metropolitana de Fortaleza resulta da forma desastrosa de ocupação da faixa costeira, inciada com o porto do Mucuripe e continuada com várias outras situações, como a construção de edifícios dentro do mar, a instalação de molhes costeiros, e assim vai. Se hoje há apenas barracas (??), certamente, a continuar esse processo, em um futuro bem próximo, não será mais assim..o mar está avançando mesmo, com gosto, e vai chegar mais dentro da zona costeira. Aliás, perder praia é um desastre em qualquer lugar do mundo, e a praia natural é de areia mesmo, não de edifícios.
Segundo consta a Prefeitura de Caucaia irá fazer um imenso muro de contenção de alguns quilometros de comprimento, ao custo de mais e 90 milhões. Desta forma o mar não nas áreas construídas e também ninguém chega na praia. Vão construir um vadadeiro dique holandes em plena Praia do Icaraí. Uma solução que é um verdadeiro "non sense". O negócio é perguntar de quem é tão "brilhante idéia" e de onde virão estes 90 milhões a ser aplicados.
Cara Professora Vanda Claudino. Como sempre vossas postagens são esclarecedoras. O problema Caucaia existe desde as originais ocupações irregulares e indevidas dos loteamentos e condominios do Icaraí, dos anos 70. Mas veja lá o que postei agora há pouco. Criaram um solução factoíde para a questão de destruição da orla municipal de Caucaia. E "esta emenda talvez seja muito pior que o soneto". O "brilhante" projeto está dentro da SEINFRA CAUCAIA guardado a sete chaves e assegura-se que o mesmo vai ser feito por cima de pau e concreto. Que a solução é esta e pronto!
Enquanto isto a revisão do Plano Diretor Municipal que deveria enfocar em destaque a questão ambiental em Caucaia, pois o município faz parte do Litoral Sol Poente, um prioridade requalificação do PRODETUR II/ CE continua em "banho maria". A Administração anterior não gostava de ouvir falar na expressão planejamento e muito menos na expressão complementar: participativo. E o que se escuta agora é que as "diretrizes são outras". Entretanto não se sabe quais são elas? Com a palavra os responsaveis pelo reordenamento e estruturação do território em Caucaia.
Estamos surpresos com a parcialidade do post. E por que os Arrudas, aliados dos barraqueiros (e co-proprietários, segundo a "rádio-garçon") não construíram nenhuma obra de contenção ao longo dos últimos 16 anos? Já ouvi depoimentos elogiosos ao Prefeito em outras áreas, como na Educação.
Olha essa dupla José Sales e Vanda Claudino vai longe. Vão gostar de aparecer assim na......
esse prefeito com nome de Washington é um tremendo demagogo!!Ainda ontem assisti uma equipe da Revista Veja fazendo matéria sobre a perca de praias no Ceará.Algumas pessoas estavam sendo entrevistadas por uma reporter e todas elas mostravam indignação com a falta de bom senso do prefeito de Caucaia.
Prof. José Sales, essa proposta do muro de contenção é um contra-senso! Destrói qualquer possibilidade de regeneração das praias que estão em erosão, e ainda empurram a erosão para oeste, para cada vez mais longe..existem regiões costeiras do mundo com centenas de quilômetros de praias destruídas e transformadas em concreto, e o Ceará vai nesse rumo...quem vier aqui no futuro, terá talvez um super-aquário, mas não haverá praias no entorno. A questão é, um paredão desses interessa bastante às construtoras, que sempre lucraram às custas dos nossos prejuízos socioambientais. O professor tem completa razão!
Meu caro Eliomar, tive a oportunidade de visitar a Barra Nova em viagem de férias a Alagoas, e vi o muro de contenção lá construído. Além de conter o avanço do mar, deixou a paisagem local muito hamoniosa,com total acesso para população,bem melhor que espigões e gabiões que costumam juntar ratos. Se o prefeito escolheu essa solução está de parabéns!
Postar um comentário