terça-feira, 6 de novembro de 2007

CENTRO DE FEIRAS E EVENTOS SERÁ CONSTRUÍDO NA AVENIDA WASHINGTON SOARES

"Nem Poço da Draga, nem Centro da Cidade ou muito menos Castelão. O governador Cid Gomes decidiu construir o Centro de Feiras e Eventos de Fortaleza em um terreno de 16 hectares, entre o atual Centro de Convenções, na avenida Washington Soares, e o Shopping Salinas. A definição foi comunicada ontem a um grupo de 12 deputados federais e ao senador Inácio Arruda (PCdoB), durante encontro com Cid para discutir a inclusão de emendas em favor do Estado no Orçamento Geral da União. O governador solicitou prioridade para a obra. "A resposta da bancada foi muito positiva", diz o relator-geral do Orçamento, deputado José Pimentel (PT), um dos participantes do encontro. Parte do terreno localiza-se onde hoje funciona a Academia de Polícia Militar Edgar Facó e, portanto, já pertence ao Estado. A Academia deverá ser transferida do local. O restante dos 16 hectares deverá ser desapropriado pelo Estado do Ceará. Segundo o deputado, o governo já começou a realizar a negociação e espera concluí-la ainda este ano. A definição deve encerrar uma polêmica que se arrasta desde o segundo governo Tasso Jereissati, sobre o local mais adequado para a construção deste equipamento. Na época, o Governo do Estado chegou a contratar uma consultoria que indicou como melhor saída a construção de um equipamento dentro de um aterro que entraria no mar, localizado no Poço da Draga. Duas outras possibilidades chegaram a ser discutidas: a da construção do equipamento na região do Castelão ou ainda no Centro da Cidade, próximo à Praça da estação, em área ocupada pela RFFSA. "

(Jornal O POVO)

4 comentários:

José Sales disse...

Muito bem. Ótima decisão. Parabésn ao Governador do Estado pela decisão. Vamos agora à revisão dos projetos realizados por 14 equipes de escritórios de Arquitetura locais, sob coordenação da ASTEF/ Associação Técnico Científica Engenheiro Paulo de Frontin/ UFC. E à feitura de um nova proposta de inserção urbana do equipamento e de solução da acessibilidade, mobilidade e transportes, que incluirá o redesenho da própria estrutura urbana. Pelo que se sabe a Diretoria da ASTEf está a inteira disposição do Governo do Estado, para encarar este novo desafio.

Anônimo disse...

Com todo o respeito ao Governador, esta decisão será uma espécie de remendo, e não uma solução completa e duradoura.

Unknown disse...

Sobre a necessidade da obra, nada a questionar. No entanto, como ficará o já conturbado trânsito da Avenida Washington Soares com esse novo equipamento?

Anônimo disse...

Com certeza é a decisão que mais agrada a especulação imobiliária. Perdemos a oportunidade de construir um equipamento próximo ao centro, para revitalizar aquela região tão degradada. Não me surpreende em nada esta decisão.