quinta-feira, 15 de novembro de 2007

CRIAÇÃO DE FUNDAÇÕES ESTATAIS PARA GERIR SUS É CRITICADA EM CONFERÊNCIA

"Com os aplausos dos cerca de quatro mil presentes na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, criticou, nesta quinta-feira, a proposta do governo de criação de fundações estatais de direito privado para gerir o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos que fazer esse debate com muita tranqüilidade e com muita responsabilidade. Não podemos permitir que propostas que não se contrapõem aos problemas que existem e que aprofundam as distorções que existem sejam implementadas”, afirmou Francisco Júnior.
O presidente do CNS afirmou que o Estado brasileiro, bem como a saúde, sempre foram “loteados” por grupos e corporações organizados. “E isso também aconteceu na gestão do SUS e na gerência dos serviços, apesar das honrosas exceções que nós sabemos muito bem que existem”, disse. Francisco Júnior defendeu a profissionalização da gestão e da gerência de serviços a partir dos quadros de profissionais que já existem no SUS."

Por aqui, o governo estadual, através do secretário João Ananias (Saúde), sonha com a proposta implantada.

(Agência Brasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliomar,

Para comunistas da velha guarda como o secretário João Ananias, a ESTATIZAÇÃO dos serviços públicos significa também a PRIVATIZAÇÃO particular desses mesmos serviços públicos. Dá pra entender?

A fortuna que os velhos bolcheviques acumularam e que vieram à tona quando a URSS caiu são de fazer corar os Marcolas da vida.