sexta-feira, 16 de novembro de 2007

SÃO TOMÉ - SIDERÚRGICA DO CEARÁ PROMETE CINCO MIL EMPREGOS QUUANDO SAIR DO PAPEL


"Com uma planta maior e elevada a capacidade de produção, o novo projeto da Ceara Steel vai gerar um acréscimo de 122% no número de postos de trabalho durante sua implantação, em relação ao que estava previsto anteriormente. Esse número, passando da siderúrgica a gás natural para a de carvão mineral, passou de 3,6 mil para 8 mil unidades. Já se comparado o número de empregos a serem gerados quando a siderúrgica estiver em funcionamento, o acréscimo sobe para 212%, com o aumento de 1,6 mil para 5 mil postos.O anúncio da mudança da matriz energética da usina -- feito na sexta-feira passada pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Ivan Bezerra, e confirmado na quarta-feira pelo presidente da acionária Vale do Rio Doce, Roger Agnelli -- provocou uma expectativa de um maior impacto do empreendimento na economia cearense e nacional.´Sendo maior a planta, aumentam as exportações, o que vai ocasionar um impacto mais elevado no PIB [Produto Interno Bruto] do Estado´, comenta o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Marcos Costa Holanda, informando que ainda não mensurou de quanto será esse acréscimo. A previsão anterior apontava uma aumento de 37% no volume exportado de placas de aço brasileiras e um crescimento de 11% nas exportações siderúrgicas nacionais."

(Diário do Nordeste)

VAMOS NÓS: Como esse caso da siderúrgica virou mesmo uma novela das mais chatas e arrastadas, preferimos aguardar o início desse sonho. Está enchendo o saco esse ufanismo das nossas autoridades.

4 comentários:

José Sales disse...

Caro Eliomar. No Ceará o Raimundo Viana fez escola e ainda hoje se julgam "avanços imegáveis" estas divulgações de realizações futuras.
Agora trazer um siderúrgica, a base de carvão mineral, para implantação na "beira da praia" é querer transformar o Pecém em uma nova Cubatão. Vamos ter hotéis 5 estrelas e campos de golfe no Lagamar do Caiupe e do lado um "fumace danado"? E como ficam as localizadades e municípios do litoral Oeste neste estória? E o PRODETUR?

José Sales disse...

A expressão correta é PERPLEXIDADE. Cobre um santo de descobre-se outro. A galinha dos ovos de ouro do Turismo de Sol e Mar no Litoral do Sol Poente(Denominação do PRODETUR para o Litoral Oeste do Estado) pode ir para as cucuias. Na Taíba, a exatos 7 quilometros do Pecém, pela praia, estão sendo construídas quase 400 unidades habitacionais, em obras aceleradas, em dois condomínios para noruegueses(Fora os investimentos isolados de portugueses, ucranianos e lituanos) com investimentos de mais de 50 milhões de reais, comercializados unicamente no mercado internacional, em publicações em norueguês e inglês. No Lagamar do Caiupe, a 4 quilometros do Pecém, pela praia, o Grupo Vila Galé, vai iniciar a construção de um megaresort CUMBUCO GOLF RESORT, um empreendimento de 600 milhões,em 480 hectares, com 4 hotéis, pousadas(Hoteis de Charme), centro comercial e campo de golfe. Do lado existe um outro grande empreendimento de norugueses também, om obras. E como é que fica tudo isto?

José Sales disse...

Quando realizamos - Arquitetos José Sales, Fausto Nilo e Airton Ibiapina - o Plano de Estruturação da Área de Influência do CIPP, ainda no Governo Tasso Jeressati, já alertamos para este risco, pois havíamos visitado Cubatão e Sines, em Portugal e agora volta tudo de novo. Como é que ficamos?

Anônimo disse...

São as forças do atraso, José Sales. E eles lá estão preocupados com meio ambiente, poluição, desenvolvimento sustentável? Tão mais preocupados é com a mufunfa pra fazer caixa, pra contingenciar, sabe como é, né?

Ô povim nojento... só querem se dar bem. Eu era mais o Odorico Paraguassu governando. Pelo menos ele era engraçado, não era tão desgraçado.