A Polícia Federal de Brasíla, em conjunto com o Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, desencadeou na manhã de hoje, 8, a Operação “Cia. Do Extermínio”. Na operçaão, a ordem foi desarticular uma quadrilha envolvida com crimes de homicídio com características de pistolagem, que vem agindo como grupo de extermínio no estado do Ceará há cerca de 4 anos. Segundo as investigações o grupo está envolvido em pelo menos 25 homicídios. Até o momento já foram cumpridos 20 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão. Entre os presos 10 são policiais militares e um é servidor do Fórum de Fortaleza, além de empresários e seguranças. A ação conta com 155 policiais federais.
Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 5ª Vara do Júri em Fortaleza. A operação, além de ter o objetivo de prender os integrantes do grupo, busca provas que reforcem a materialidade dos crimes praticados pelo grupo e também a identificação de outras possíveis vítimas.Todo o material apreendido será levado para a sede da Força-Tarefa composta pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual, e da PF. Detalhes sobre a operação serão fornecidos durante entrevista coletiva, às 17h, com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, juntamente com o Superintendente da Polícia Federal no Ceará e o coordenador da operação.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da PF)
DETALHE - Segundo juristas, Grupo de Extermínio é um conjunto de pessoas que estando ou não integradas ao aparelho do Estado, atuam à margem da lei aplicando a pena máxima, ou seja, pena de morte, sem estar investido nessa competência. Só quem tem competência para aplicar a lei na condição de julgador é o Estado. Fora disso é abuso e ilegalidade. A Carta Magna prevê só um único caso para aplicação da pena de morte: em caso de guerra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Cafê os nomes? Cadê os nomes?
Soube que tem um ex-titular de um dos comandos envolvido. É verdade, meu amigo Eliomar?
Grupos de exterminio devem existir sim, mas só para os bandidos que roubam, estrupam e agem achando que sao donos do mundo......
Postar um comentário