quarta-feira, 7 de maio de 2008

GREVE DE ÔNIBUS - POLÍCIA PRENDE GRUPO DE MOTORISTAS

A Polícia já prendeu motorista que estava furando pneus ou bloqueando a saída dos ônibus em terminais como o do Papicu, zona leste de Fortaleza. O 34º Distrito Policial vem recebendo presos de uma greve que deixa a cidade um caos principalmente no trânsito. Topics circulam superlotadas e muitos resolveram tirar o carro da garagem.
Os motoristas questionamo reajuste salarial de 5% fechado entre o sindicato da categoria e o Sindiônibus.
O que chama a atenção é que ninguém do PT, nem a prefeita Luizianne Lins, apareceu, até agora, para falar com os manifestantes.
Até parece que o partido administra outra cidade. Atéa gora, só falou sobre a greve o presidente da Etufor, Ademar Gondim, que disse que o movimento causa conturbação.
Na Assembléia Legisaltiva, a bancada do PSDB cobra providências da prefeita Luizianne Lins. Com direito, claro,a fazer seus ensaios políticos.

7 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

CAOS dos transportes públicos em Fortaleza. Ônibus insuficientes, serviço precário. Motoristas e cobradores, maltratados, nunca ouvidos, não vêem senão a greve como recurso que tentar. A população padece, vítima da ambição desmedida de patrões e da omissão do Poder Público – prefeitura municipal, sobretudo – que não logra intervir, agir a tempo de evitar o pior. Deixados sozinhos, sem claras metas sociais, trabalhistas que cumprir, nunca os empresários da iniciativa privada hão de preocupar-se com o bem estar de seus funcionários. Eis onde não podia omitir-se o Poder Público, a Prefeitura, e agir como árbitro, mediador. Agora mesmo uma PROPAGANDINHA do PT e de Luizianne alardeia este sistema de transporte público de Fortaleza como grande realização sua. Por aí se vê o logro. CAPAS faz o jornal O Povo cada vez menos parecidas com capa de jornal; parece preferir o ambiente das histórias em quadrinhos. Mesmo se descabido, inapropriado. Veja-se a de hoje, sobre a greve dos operadores de ônibus. Caos urbano que a fotografia exagerada de O Povo não consegue traduzir: pôs ali tanto amarelo vibrante, tantas luzes acesas, um azulão tão pacífico, que só a lupa resistente do leitor consegue achar ao fundo, com boa vontade, os carros parados e o congestionamento. Fotografia e manchete dissidentes entre si.

Anônimo disse...

Lula foi preso fazendo greve.

Anônimo disse...

Sou contra Greve em serviço essencial, mas, o Governo não disse que a polícia não interferiria em lutas de classe? Porque não agiu de maneira semelhante na invasão da UFC? Acho que esse governo tá mais perdido que cego em tiroreio!!!!

Anônimo disse...

ABSURDO!!! É isso que essa greve de mentira! Todos têm o direito de protestar SIM! Mas não AVACALHAR como esses motoristas pilantras estão fazendo! Tumultuam o transito, impedem a gente de andar nas ruas da cidade, impedem de subir nos onibus, AGRIDEM as pessoas, FURAM OS PNEUS A NOITE QNDO AS CAMERAS DE TV NÃO ESTÃO LÁ...PILANTRAGEM! Isso não é maneira de se protestar!
Ontem fui impedida de ter acesso a minha casa, nas ruas, isso me causou indignação e revolta! Vi VÁRIOS MOTORISTAS furando pneus no meio da rua, pois eles escolheram locais estrategicos para dificultar o transito! SÃO UNS PILANTRAS SAFADOS! SACANAS!

ISSO NÃO É JUSTO COM A POPULAÇÃO!

REVOLTA POR ESSA GREVE ABSURDA!

Hellen

Anônimo disse...

Meu caro Eliomar,
Cai por terra a demagogia da reduçao do valor da passagem de ônibus. Na época dirigi perguntas que não foramfeitas pela mídia, ao jornal.Pedia que se perguntasse se a reduçao desse valor, com a concomitante reduçao dos impostos, traria a melhoria das condiçoes da frota de ônibus, tanto em quantidade ofertada quanto em qualidade, se traria melhoria nos terminais. Essas perguntas nunca foram feitas nem à Prefeita nem ao Governador. Tratou-se de um pacto para beneficiar o empresariado do transporte coletivo. Isso deveria redundar numa CPI da Câmara de Vereadores para se averiguar que cor tinha mesmo esse pacto formado e se nele se previa o congelamento dos salários dos trabalhadores, motoristas e cobradores. De que lado está CUT nesse momento? De que lado estao os partidos de esquerda? Observem a linguagem truculenta usada na Coluna Política do O Povo e o malabarismo que é feito para se isentar de culpa pela crise dos transportes a Prefeita Luiziane Lins. Aliás, diga-se de passagem, que isso contrasta com a matéria principal do O Povo, "Cidade vive caos com ônibus parados", na qual uma linguagem jornalística adequada foi usada. Sem delongas, CPI do transporte coletivo, já! E providências no sentido de se estabelecer uma interlocuçao junto ao comando de greve da categoria quer da parte da PMF, quer da Câmara de Vereadores. Se esssas duas instâncias se omitirem, como têm se omitido até aqui, que entrem na interlocuçao os vereadores e deputados de oposiçao, a OAB, o MP. Nao pode é se está retrocendo à República Velha quando o social era caso de polícia. É claro que a PM deve intervir sobretudo para prevenir excessos, mas jamais para impedir o exercício do direito de greve. E que nao se venha alegar que há corpo estranho ao movimento tal como se alegava na ditadura com a pecha de "subversivos infiltrados". Hoje se usam outros artifícios de linguagem que têm a mesma conotaçao: "membros de uma tal de Conlutas, ligada ao PSTU". Ora, o PSTU é partido legal e tem o direito de encaminhar suas lutas. Em todo movimento social há a presença de partidos políticos.Na verdade, o que essa greve põe em cheque é o descaso da PMF que nao aparece com nenhuma política municipal de transporte séria e conhecida, mas apenas com o factóide da reduçao do preço das passagens que, até hoje, pode ter enganado a populaçao, mas depois desse movimento grevista fica o factóide desmascarado. Observem que eu estou vendo issso daqui de longe, de Ottawa, no Canadá. Imaginem a populaçao usuária do transporte coletivo da capital. Esta não apenas vê, como sente. PEDRO ALBUQUERQUE, OAB-CE 16.224, doutorando de criminologia na Universidade de Ottawa.

Anônimo disse...

O doutorando de criminologia na Universidade de Otawwa atribui a responsabilidade do movimento dos motoristas ao descaso da PMF.
Ora, responsabilizar a PMF pelo movimento? E é para proibir? Dizer que não existe política séria para o setor, apenas redução do preço das passagens?

Ora só, os empresários ganharam um defensor que se encontra em Otawwa. Criticar a redução da tarifa de ônibus é o mesmo que pedir para reajustá-la.

É tudo que os empresários queriam ouvir.

Já já eles vão engrossar esse discurso: estamos a quase quatro anos sem reajuste do preço das passagens e por isso não temos como atender a reivindicação, a menos...

Duvido que se ele estive aqui utilizando o transporte coletivo taria falando isso. Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Anônimo disse...

Meu caro anônimo, sem cara, sem nome. De mim para você , que dou a cara e o nome. Vamos lá. Seus argumentos são frágeis. Dizer que minha posiçao beneficia empresários de ônibus nao pode ser confirmado pelo que escrevi. Releia, e vc notar'a que eu digo que esses empresários já foram beneficiados pelo pacto firmado entre eles, a PMF e o Governo do Estado com a reduçao da tarifa aos domingos e feriados (dias de pouca movimentacao, agora numa movimentacao maior induziada pela reducao do valor da tarifa; 'e a recompensa que t^em, al'em de outras). A redu'cao nao foi uma medida imposta a eles pela PMF. Foi um acordao: eles tiveram reducao no pagamento de impostos (entra o acordo com Cid Gomes, visando a eleicao pr'oxima). E se eu fosse vereador ou jornalista, eu investigaria se houve participacao,por baixo dos panos, do Sindicato Oficial dos Motoristas que aceitou, sem assembl'eia geral, os 5% oferecidos pelos patroes e que est'a contra a greve. Ora, em que issso se assemmelha `a defesa dos empres'arios? Estes j'a foram defendidos pelo " acordao" , meu caro. A reducao foi uma simples jogada de marketing, t'ipica das personalidades imagèticas. O grande problema foi deixado de lado: a oferta maior de onibus e a melhoria das miser'aveis condicoes dos terminais. Agora, se o prezado an^onimo me mostrar que existe uma pol'itica de transporte p'ublico que esteja sendo posta em pr'atica pelo Munic'ipio, eu volto atr'as e reformulo minhas opinioes. Vamos continuar o debate. Mas vem de l'a com argumentos, com id'eias, sem ficar enxergando chifre em cabe'ca de jumento. Abra'co, PEDRO ALBUQUERQUE, com frio e saudoso de seu velho Porangabussu e do seu Cear'a Sporting.